Pergunta 1

3,5 em 3,5 pontos

Correta

O processo de escrita e reescrita é essencial para a formação universitária dos estudantes, pois permite que eles desenvolvam habilidades importantes e necessárias para ter sucesso em suas carreiras acadêmicas e profissionais. Diante disso, considere a importância do processo de escrita e reescrita para a formação universitária e a importância de serem desenvolvidas estratégias para a produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Com relação ao exposto, observe as afirmativas a seguir.

O processo de orientação de TCC é uma etapa crucial na formação acadêmica dos estudantes universitários.

É responsabilidade única dos orientadores auxiliar os estudantes em todas as fases do processo de pesquisa e escrita, até a revisão final do trabalho.

Ao ensinar a escrever de maneira efetiva, as universidades estão preparando seus alunos para serem comunicadores eficazes e pensadores críticos. 

Está correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:
Correta e.I e III, apenas.
Respostas:
a.II e III, apenas.

b.III, apenas.

c.II, apenas.

d.I, II e III.

Correta e.I e III, apenas.
Comentário da resposta:

JUSTIFICATIVA

A afirmativa I está correta, pois a escrita dos TCCs é muito importante, uma vez que os prepara para elaborar e apresentar pesquisas de maneira clara e coerente. É fundamental que as universidades assumam a responsabilidade de ensinar a escrever para seus alunos, especialmente na etapa de orientação de TCC.

A afirmativa II está incorreta, porque não se pode afirmar que a pesquisa e a revisão dos TCCs sejam responsabilidade única dos orientadores. Trata-se de um processo de condução e auxílio, mas a maior responsabilidade é dos alunos. No processo de aprendizagem da escrita, a orientação de TCC é uma oportunidade valiosa para desenvolver habilidades de escrita acadêmica e preparar os estudantes para a vida após a universidade.

A afirmativa III está correta, pois à medida que a universidade proporciona a aprendizagem da escrita, ela desenvolve habilidades fundamentais para o sucesso em qualquer área profissional, além de ajudar os alunos a se tornarem cidadãos mais informados e engajados.
Pergunta 2

2 em 2 pontos

Correta

Tão importante quanto a elaboração de um texto é a revisão dele. Nessa etapa, o revisor deve verificar se o texto está bem estruturado, se está dentro das normas gramaticais e formais exigidas pela situação comunicativa e se mantém uma unidade temática, compondo um todo coerente e coeso.

Sendo assim, assinale a alternativa correta, que apresenta a forma mais adequada de lidar com um texto a ser revisado.
Resposta Selecionada:
Correta a.Ao mesmo tempo em que deve dar conta de ajustes formais, o revisor deve atentar-se ao conteúdo, de modo a garantir que o texto revisado esteja coerente.
Respostas:
Correta a.Ao mesmo tempo em que deve dar conta de ajustes formais, o revisor deve atentar-se ao conteúdo, de modo a garantir que o texto revisado esteja coerente.

b.O trabalho do revisor envolve mais a formatação dos textos; portanto, é importante que o profissional da área saiba utilizar adequadamente ferramentas de edição.

c.Para uma revisão satisfatória, basta corrigir todos os desvios da norma culta, pois um texto que não apresenta qualquer erro é considerado um bom texto.

d.O revisor deve atentar-se apenas a questões de forma, pois o conteúdo de um texto é de responsabilidade exclusiva do autor.

e.O revisor deve cuidar apenas de aspectos relacionados ao conteúdo, para corrigir as inconsistências que o autor deixou passar.
Comentário da resposta:

JUSTIFICATIVA

As revisões do conteúdo e da forma estão separadas apenas por comodidade de exposição; na realidade, os dois tipos de revisão são realizados ao mesmo tempo. Portanto, o revisor deve atentar-se ao conteúdo e à forma simultaneamente, de modo a garantir que o texto revisado esteja coerente, coeso e apresente progressão temática.
Porém não há uma separação na análise da forma e do conteúdo, sob o risco de prejuízo para o serviço de revisão. E, também, a revisão não se limita ao nível sintático-morfológico, mas a todos os aspectos textuais. Por isso, a correção se dá no plano da coesão e da coerência textual. Observando por esse viés, é correta a compreensão de que a revisão é um trabalho mais amplo, que caminha para a avaliação do sentido de um texto.
Pergunta 3

4,5 em 4,5 pontos

Correta

Renato, professor de uma turma do 9º ano, convidou os estudantes para participarem de uma coletânea literária, com publicação de textos em prosa e em poesia. A atividade fazia parte de uma série de propostas presentes na BNCC, como forma de ampliar as habilidades de leitura e de escrita.

Levando-se em conta as estratégias de incentivo à leitura e à escrita, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.

Trata-se de uma atividade de criação na qual o estudante coloca em prática uma série de saberes, mas organizados em forma de narrativa.

PORQUE

Há um incentivo visando ao protagonismo dos estudantes e a capacidade de utilizarem o espaço da literatura como forma de manifestação discursiva. Isso é feito por meio de um gênero textual que eles estão aprendendo a dominar.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada:
Correta a.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Respostas:
Correta a.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b.As asserções I e II são falsas.

c.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

d.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

e.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Comentário da resposta:

JUSTIFICATIVA

A asserção I é verdadeira, pois escrever narrativas é um ato de criação no qual o estudante produz com base nos próprios saberes. Ainda, a narrativa permite que isso seja elencado de forma a criar uma percepção do próprio mundo, por meio de universos ficcionais.

A asserção II é verdadeira, porque o texto literário é um espaço excepcional para a criação de mundos significativos e representativos da visão de mundo do indivíduo. Ao fazer proveito de uma estrutura que ele está aprendendo, o professor amplia a aprendizagem, trazendo uma forma de metodologia ativa de aprendizagem para a sala de aula.

A asserção II justifica a I, afinal, o professor promove uma atividade na qual o estudante tem a oportunidade de representar textualmente as próprias percepções de mundo. Há uma desierarquização dos saberes, em que o estudante tem a chance de escrever a própria história, não ficando limitado às narrativas mais tradicionais utilizadas em sala de aula.

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