A lei garante a gestão democrática nas escolas públicas. Porém, na prática, muitos são os desafios para construção dela. Há um longo caminho para que escola consiga envolver toda a comunidade promovendo uma atuação efetiva, articulando as ações e decisões necessárias, de acordo com a realidade, em um processo de envolvimento de todos os atores desse cenário.
a.
As alterações do PPP (Projeto Político-Pedagógico) devem ser realizadas somente pela gestão.
b.
A equipe pedagógica tem autonomia para escolher os equipamentos necessários para a escola.
c.
As relações de poder devem ser descentralizadas e democratizadas.
d.
Os(as) diretores(as) devem ser indicados(as) pela mantenedora.
e.
A APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) e o Conselho Escolar devem ser escolhidos pelo(a) diretor(a), de acordo com a dedicação dos membros.
Pergunta 2
A gestão democrática aparece sob a forma de lei a partir da Constituição Federal de 1988. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional reafirma e detalha de que maneira essa gestão será desenvolvida, garantindo a qualidade em todos os níveis, com o objetivo de preparar pessoas críticas e participativas. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta uma informação correta referente à gestão democrática.
a.
O conselho de classe pode ser dispensado devido às atribuições do conselho escolar.
b.
Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto político-pedagógico.
c.
Composição do conselho escolar por indicação da mantenedora da instituição.
d.
Alunos, pais e professores deverão participar do conselho de classe para as tomadas de decisões.
e.
Centralização do poder com a direção escolar, facilitando as ações do dia a dia.
Pergunta 3
O Plano de Ações Articuladas (PAR) tem como objetivo principal levar aos municípios programas de assistência técnica e financeira voluntários, por meio da realização de diagnóstico da situação educacional do município. Essa política apresenta dimensões educacionais para a execução e, dentre elas, destaca-se a gestão educacional. Sobre a dimensão da gestão educacional abordada pelo PAR, assinale a alternativa correta.
a.
Os sistemas de ensino têm como princípio o exercício da autonomia estadual.
b.
Se relaciona à gestão democrática, para a articulação e o desenvolvimento dos sistemas de ensino.
c.
Ocorre o desenvolvimento dos sistemas de ensino no âmbito estadual.
d.
A gestão educacional do PAR não tem finalidade democrática na sua execução.
e.
Nessa dimensão, encontra-se a gestão centralizada na equipe diretiva e pedagógica.
Pergunta 4
“É a escola pública que constrói e sustenta a democracia” (ANÍSIO…, 2019, on-line). Com essa clássica frase, o grande educador Anísio Teixeira defendia uma educação em que todos fossem atores do processo de construção e criação de uma escola de qualidade e da democracia na sociedade. ANÍSIO Teixeira: é a escola pública que constrói e sustenta a democracia. Jornal GGN, 2019. Disponível em: https://jornalggn.com.br/artigos/anisio-teixeira-e-a-escola-publica-que-constroi-e-sustenta-a-democracia/. Acesso em: 9 out. 2022. Devido à grande contribuição deste grande intelectual à educação, um importante órgão assessor do Ministério da Educação lhe prestou uma homenagem. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a instituição que leva o nome de Anísio Teixeira como forma de homenageá-lo.
a.
Instituto de Estudos da Educação Básica Anísio Teixeira.
b.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
c.
Instituto Federal de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
d.
Instituto de Pedagogia e Estudos da Educação Brasileira Anísio Teixeira.
e.
Instituto Nacional de Pesquisa Pedagógica Anísio Teixeira.
O Conselho Municipal de Educação (CME) é composto por diferentes segmentos da sociedade civil e da sociedade política, a fim de que haja forças suficientes no que diz respeito à necessidade das reflexões e decisões acerca da educação, buscando um equilíbrio entre os ideais de seus membros e a visão de mundo, com o objetivo de manter ou transformar a realidade vivida.
a.
contribuem para uma educação democrática, com o objetivo de atingir a todos.
b.
propiciam diferentes posicionamentos e decisões individuais.
c.
constituem um órgão fiscalizador, consultivo e não deliberativo.
d.
realizam a avaliação dos avanços pedagógicos dos(as) alunos(as).
e.
são compostos por representação social e política indicada pelos órgãos educacionais.
Pergunta 2
A Constituição Federal (CF) de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, estabeleceu os princípios da educação nacional. Nela, a gestão democrática aparece como um princípio do ensino público no país. Este princípio vincula-se à perspectiva de construção da democratização do sociedade, iniciado após o fim da ditadura militar. A gestão democrática se baseia em quatro princípios fundamentais. Assinale a alternativa que indica corretamente estes princípios.
a.
Cooperação; colaboração; exclusão; centralização do poder.
b.
Cooperação; abnegação; alienação; descentralização do poder.
c.
Cooperação; colaboração; participação; descentralização do poder.
d.
Competição; indiferença; participação; descentralização do poder.
e.
Competição; colaboração; participação; centralização do poder.
Pergunta 3
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um instrumento que foi criado em 2007, com o objetivo de avaliar a qualidade da educação por meio de indicadores. Concernente ao IDEB, podemos afirmar que:
a.
considera somente o desempenho dos estudantes do último ano do ensino fundamental (9 ano).
b.
as avaliações que compõe o índice são realizadas desde a educação infantil.
c.
considera somente as notas obtidas na prova de língua portuguesa e matemática.
d.
é realizado anualmente nos anos finais dos níveis de ensino (educação básica e educação superior)
e.
envolve o número de aprovados e o desempenho dos estudantes nas provas de português e matemática
Pergunta 4
A Constituição Federal de 1988 trouxe o termo gestão no lugar de administração. Esta foi uma substituição importante, quando se considera o momento histórico de elaboração desta Carta Magna conhecida como Constituição Cidadã. Assinale a alternativa que melhor representa o contexto histórico de elaboração da Constituição Federal de 1988.
a.
A tramitação e discussão da Carta Magna de 1988 se dá no momento de aceleração de substituição de importações e da implantação do sistema S.
b.
A elaboração da Constituição Cidadã se dá no período de substituição de importações e da abertura das escolas técnicas profissionalizantes.
c.
A elaboração da Constituição de 1988 acontece no período Varguista, de redemocratização do país.
d.
A elaboração da Constituição de 1988 se dá no período de redemocratização do país, pós-ditadura militar, e abre espaço para a elaboração de uma nova Lei de Diretrizes e Bases.
e.
A tramitação da Constituição Cidadã e sua promulgação se materializa em conjunto com a elaboração da Lei de Primeiro e Segundo Graus n. 5.692 sancionada em 1971.
O Plano de Ações Articuladas (PAR) tem como objetivo principal levar aos municípios programas de assistência técnica e financeira voluntários, por meio da realização de diagnóstico da situação educacional do município. Essa política apresenta dimensões educacionais para a execução e, dentre elas, destaca-se a gestão educacional.
a.
Nessa dimensão, encontra-se a gestão centralizada na equipe diretiva e pedagógica.
b.
Ocorre o desenvolvimento dos sistemas de ensino no âmbito estadual.
c.
Os sistemas de ensino têm como princípio o exercício da autonomia estadual.
d.
Se relaciona à gestão democrática, para a articulação e o desenvolvimento dos sistemas de ensino.
e.
A gestão educacional do PAR não tem finalidade democrática na sua execução.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394 sancionada em 1996 estabelece os princípios básicos do ensino. Estes princípios foram elencados para que os sistemas de ensino definam as normas da gestão democrática do ensino público da educação básica, como por exemplo, a participação da comunidade escolar local nos conselhos escolares.
a.
Centralização dos recursos; participação direta de todos os agentes sociais; planejamento participativo; avaliação institucional privada.
b.
Descentralização dos recursos; participação direta de todos os agentes sociais; planejamento participativo; avaliação institucional participativa.
c.
Descentralização dos recursos; participação indireta de todos os agentes sociais; planejamento restrito; avaliação institucional privada.
d.
Centralização dos recursos; participação indireta de todos os agentes sociais; planejamento restrito aos gestores; avaliação institucional restrita aos professores.
e.
Descentralização dos recursos; exclusão das famílias dos conselhos escolares; planejamento indireto; avaliação institucional privada.
A gestão democrática, que é um princípio do ensino público no país, deve envolver toda a comunidade do entorno e seus agentes sociais, permitindo que estes participem dos processos de decisão sobre os rumos da educação através do conselho escolar e outras instâncias. A gestão democrática da educação compreende 4 dimensões muito importantes. São elas:
a.
dimensão pedagógica, dimensão administrativa, dimensão financeira e dimensão relacional.
b.
dimensão política, dimensão econômica, dimensão financeira e a dimensão relacional.
c.
dimensão pedagógica, dimensão hierárquica, dimensão financeira e a dimensão relacional.
d.
dimensão produtivista, dimensão administrativa, dimensão financeira e a dimensão relacional.
e.
dimensão pedagógica, dimensão hierárquica, dimensão financeira e a dimensão empresarial.