Pergunta 1
- O âmbito escolar é um espaço também de sociabilidade entre as pessoas. Nesse sentido, os adolescentes têm, nesse espaço, um tempo também para relações sociais e trocas de experiências. O professor, enquanto profissional de educação, deve estar atento a essa realidade e ter consciência sobre o que significa lecionar para adolescentes.
Considerada a introdução acima, considere as afirmativas feitas sobre a relação professor e adolescência.
a. | O professor que leciona para adolescente deve ter a habilidade de saber escutar desenvolvida, pois é extremamente necessário compreender os sentimentos e as expressões que os adolescentes transmitem | |
b. | O professor que leciona para adolescente deve ter consciência a respeito da projeção, ou seja, o adolescente buscará sempre rivalizar com o professor, pois o considerando uma figura paterna | |
c. | O professor que leciona para adolescente deve ter a compreensão de que eles se encontram, ainda, no estágio de operações concretas, portanto com dificuldades de abstração | |
d. | O professor que leciona para adolescente deve ter consciência de que ele já constitui as funções cognitivas de flexibilidade de pensamento, que estão plenamente desenvolvidas, não existindo, portanto, ruídos em termos de comunicação | |
e. | O professor que leciona para adolescente deve ter consciência de que a adolescência é uma fase comum em relação às demais, portanto não há necessidade de ajustes em termos de ensino |
Pergunta 2
- Os saberes docentes são fundamentais para a construção de uma prática pedagógica eficaz, especialmente quando se trata da integração de processos pedagógicos com as dinâmicas da sala de aula. Esses saberes, que envolvem tanto conhecimentos teóricos quanto práticos, demandam uma constante articulação para que possam ser aplicados de maneira coerente e adaptativa no contexto educativo.
Com relação a esse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A articulação entre os processos pedagógicos e as práticas pedagógicas requer que o docente compreenda profundamente os conteúdos que ensina, bem como as metodologias mais adequadas para transmitir esses conteúdos, adaptando-se às necessidades e particularidades dos alunos.
PORQUE
II. A eficácia do trabalho docente na sala de aula é resultado da capacidade do professor de integrar saberes teóricos com a prática cotidiana, criando um ambiente de aprendizagem que seja ao mesmo tempo estimulante e acessível aos estudantes, independentemente de suas diferentes realidades.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a. | As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. | |
b. | A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. | |
c. | As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. | |
d. | A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. | |
e. | As asserções I e II são falsas. |
Pergunta 1
- Piaget preocupou-se em explicar em sua teoria que a inteligência e, consequentemente, a aprendizagem, é um processo que ocorre por meio do contato do ser humano com o meio ambiente e que essa relação é a responsável pelo desenvolvimento de novas estruturas cognitivas ou etapas cognitivas. O desenvolvimento é ação mútua entre indivíduo e meio. De acordo com a teoria epistemologia genética desenvolvida por Piaget, o conhecimento é construído pelo sujeito por meio de estruturas cognitivas/etapas cognitivas. Por essa razão, é tratada como abordagem cognitivista e com o enfoque no construtivismo. Com base no enfoque do construtivismo, descreva elementos que devemos levar em consideração a respeito da construção do conhecimento pelos indivíduos:
- O conhecimento não é uma cópia mental da realidade, o indivíduo precisa compreender como está construído.
- O indivíduo precisa atuar sobre o objeto ou evento a ser conhecido para modificá-lo e transformá-lo.
- Os indivíduos respondem a estímulos externos para atingir o comportamento desejado.
- As experiências permitem construir o conhecimento pelos indivíduos, para que eles possam se adaptar para viver (sobreviver).
II, apenas. | ||
I, II, III e IV. | ||
I, II e IV, apenas. | ||
I, apenas. | ||
III, apenas. |
Pergunta 2
- É inegável que as tecnologias digitais avançaram, rapidamente, nos últimos anos, nos mais diversos campos, dentre eles, a educação. De igual modo, é entendido que elas trouxeram ganhos em termos de ensino e aprendizagem, mas também desafios a serem enfrentados, principalmente, por profissionais de educação.
PEREIRA, J. S. Processos educativos na adolescência: possibilidades interventivas na clínica psicopedagógica por meio das tecnologias digitais. Rev. psicopedag., v. .34, n.105, p. 332-341, 2017.
Considerada a introdução acima, considere as afirmativas feitas sobre processos educativos na adolescência e intervenções em processos educativos com auxílio das tecnologias digitais e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. ( ) O avanço das tecnologias digitais e o uso delas têm elevado a distância entre docentes e discentes, considerando que os primeiros têm mais acesso às tecnologias.
II. ( ) O avanço das tecnologias digitais trata-se de uma realidade que configura ou demanda novas formas de se pensar o ensino e a aprendizagem.
III. ( ) O avanço das tecnologias digitais possibilitou um ganho em termos de geração do conhecimento e de informações; no entanto é preciso saber interpretá-las e utilizá-las de acordo com seu próprio processo de desenvolvimento.
IV. ( ) O avanço das tecnologias digitais deve ser pensado, exclusivamente, na configuração das instituições de ensino, pois é o espaço clássico e tradicional para o ensino e aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
a. | F — F — F — F | |
b. | F — V — V — F | |
c. | F — V — F — V | |
d. | V — V — V — V | |
e. | V — V — F — V |
Pergunta 1
- Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) desempenham um papel central na orientação da educação básica no Brasil, oferecendo diretrizes que buscam harmonizar a diversidade educacional e promover a cidadania. Eles integram adaptações regionais, considerando as variações culturais e socioeconômicas, e visam formar cidadãos conscientes e ativos. A flexibilidade dos PCN permite que as escolas adaptem suas práticas educativas às necessidades específicas de seus contextos, assegurando uma educação inclusiva e de qualidade.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Com base nas informações apresentadas, observe as afirmativas a seguir:
I. Os PCN oferecem uma estrutura comum que busca unificar a base curricular em todo o país, enquanto permitem a incorporação de adaptações regionais para atender às especificidades culturais, sociais e econômicas de diferentes áreas.
II. A flexibilidade dos PCN é fundamental para permitir que escolas em diferentes contextos socioeconômicos adaptem suas abordagens pedagógicas, assegurando que a educação seja relevante e adequada às realidades locais.
III. A promoção da cidadania é um dos pilares dos PCN, que visam não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também a formação de indivíduos capazes de atuar como cidadãos conscientes e responsáveis em uma sociedade plural e democrática.
Está correto o que se afirma em:
a. | I, II e III. |
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