POLITICAS EDUCACIONAIS SEMANA 7

Pergunta 1

  1. A análise das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, permite-nos perceber que estamos chegando ao final de sua vigência e grande parte delas não foi contemplada. O plano não atingiu as metas apresentadas devido a diversos fatores, entre eles está o financiamento da educação. A meta 20 previa a ampliação do investimento público em educação. Há poucos dados disponíveis para avaliar o cumprimento dessa meta, existem apenas dados parciais fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) indicando uma queda nos investimentos em educação.

Assinale a alternativa correta que explicita o que pode ocorrer com o PNE, caso não haja recursos suficientes.

a.Sem recursos suficientes, o plano pode se tornar ineficaz e operacional.
b.Sem recursos suficientes, o plano pode se tornar ineficaz e inoperante.
c.Com recursos suficientes, o plano pode se tornar eficaz e inoperante.
d.Sem recursos suficientes, o plano pode se vantajoso e produtivo.
e.Sem recursos suficientes, o plano pode se tornar eficaz e operacional.

6 pontos   

Pergunta 2

  1. A democratização do acesso à Educação Superior é uma demanda histórica. Os governos, através da implementação das políticas públicas, buscam garantir o que a Constituição Federal contempla: uma educação para todos, incluindo aqui a Educação Superior. A meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE) trata das matrículas nas instituições superiores de ensino públicas.


BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2014. 

Assinale a alternativa que expressa o conteúdo da meta 12.

a.Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior e a taxa líquida da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, desconsiderando a qualidade da oferta.
b.Diminuir a taxa bruta de matrícula na educação superior  e a taxa líquida da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, desconsiderando a qualidade da oferta.
c.Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior e a taxa líquida da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurando a qualidade da oferta.
d.Diminuir a taxa bruta de matrícula na educação superior  e elevar a taxa líquida da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, assegurando a qualidade da oferta.
e.Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior  e ignorar a taxa líquida da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, desconsiderando a qualidade da oferta.

Pergunta 1

  1. A análise das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, permite-nos perceber que estamos chegando ao final de sua vigência e grande parte delas não foi contemplada. O plano não atingiu as metas apresentadas devido a diversos fatores, entre eles está o financiamento da educação. A meta 20 previa a ampliação do investimento público em educação. Há poucos dados disponíveis para avaliar o cumprimento dessa meta, existem apenas dados parciais fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) indicando uma queda nos investimentos em educação.

Assinale a alternativa correta que explicita o que pode ocorrer com o PNE, caso não haja recursos suficientes.

a.Sem recursos suficientes, o plano pode se tornar ineficaz e inoperante.
b.Com recursos suficientes, o plano pode se tornar eficaz e inoperante.
c.Sem recursos suficientes, o plano pode se vantajoso e produtivo.
d.Sem recursos suficientes, o plano pode se tornar ineficaz e operacional.
e.Sem recursos suficientes, o plano pode se tornar eficaz e operacional.

6 pontos   

Pergunta 2

  1. A Educação Superior, por meio da Constituição Federal, apresenta um formato que contempla os conceitos de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com a referida lei, esses termos apresentam indissociabilidade, ou seja, caminham juntos na mesma direção, mas com finalidades diferentes. O ensino proporciona a aprendizagem dos estudantes em suas áreas específicas, formando profissionais que contribuirão no desenvolvimento da sociedade. Já a pesquisa está relacionada à ação de desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, [2020]. 

Assinale a alternativa que se refere ao princípio da extensão nas universidades.

a.Visa despertar a vontade constante de aperfeiçoamento cultural e profissional dos envolvidos.
b.Busca incentivar e divulgar a cultura e a ciência, que constituem o patrimônio da humanidade para os participantes.
c.Busca promover a abertura  à participação da população, difundindo as conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da produção gerada na instituição.
d.Visa estimular o conhecimento do mundo em uma perspectiva nacional, prestando serviços específicos.
e.Visa entregar diplomados para a sociedade em diferentes áreas do conhecimento, para sua inserção no mercado de trabalho.
  1. As metas propostas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 são uma forma de estabelecer os objetivos necessários para que as melhorias, nos diferentes aspectos que envolvem a educação nacional, sejam alcançadas. Parte destas metas se relacionam à valorização dos profissionais da educação. Tais metas buscam estimular a formação, a ampliação do salário e o estabelecimento de planos de carreira.

Considerando as metas relacionadas à valorização dos profissionais da educação, podemos afirmar que:

a.a meta 20 previa ampliação dos recursos correspondentes a 7% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro ano de vigência do plano.
b.a meta 16 previa que todos os professores em exercício deveriam ter, obrigatoriamente, cursos de licenciatura, garantindo a formação continuada na área de atuação.
c.a meta 18 previa o aumento do piso salarial nacional em até duas vezes mais do que o piso já estabelecido.
d.a meta 17 propôs a equiparação do rendimento médio dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica ao rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.
e.a meta 16 previu formar, em nível de graduação, 40% dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE.

6 pontos   

Pergunta 2

  1. A meta 13, do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, está relacionada à Educação Superior. Ela pressupõe a elevação da sua qualidade de ensino, ampliando a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício nas Instituições de Educação Superior (IESs) para 75%, alcançando um total de, no mínimo, 35% de doutores. Se cumprida, esta meta pode potencializar os padrões de qualidade nas instituições através da qualificação da formação dos professores. 

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2014. 

Sobre a proposta da meta 13 do PNE, é correto afirmar que:

a.a democratização do acesso à Educação Superior está contemplada na meta, sugerindo a ampliação do número de matrículas.
b.para melhoria da qualidade da Educação Superior, são necessárias reformas universitárias que garantam sua autonomia.
c.a meta contempla as exigências para as universidades estaduais, que têm obrigatoriedade desse percentual.
d.esse aumento de mestres e doutores melhora a qualidade dos conhecimentos, mas a instituição não recebe reconhecimento legal.
e.o aumento do número de mestres e doutores amplia a participação na produção de pesquisas e da ciência nacional e internacional.

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