PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO SEMANA 6

Pergunta 1

  1. Freud, ao longo de seu trabalho, desenvolveu sua teoria de desenvolvimento psicossexual em torno de cinco fases, a saber: oral, anal, fálica, latência e genital. Tal forma de compreensão da sexualidade trouxe um olhar diferenciado a respeito do próprio desenvolvimento da criança.

Nesse sentido, considere as afirmações a seguir acerca das três principais fases.

1 – Fase oral.

2 – Fase anal.

3 – Fase fálica.

I — Trata-se da fase de desenvolvimento psicossexual em que a criança começa a sentir ciúmes; por exemplo, no caso da menina, do pai e da relação dele com a mãe.

II — Trata-se da fase de desenvolvimento psicossexual em que a interação do bebê, seja em termos de alimentação e/ou de estímulos, ocorra por meio da boca.

III — Trata-se da fase de desenvolvimento psicossexual em que a criança deve compreender suas necessidades corporais, dentre elas, o processo de excreção.

Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação

a.1 — I; 2 — III; 3 — II
b.1 — II; 2 — III; 3 — I
c.1 —III; 2 — II; 3 — I
d.1 — II; 2 — I; 3 — III
e.1 — I; 2 — II; 3 — III
  1. A transição para a era digital na educação tem provocado uma mudança significativa na forma como o conhecimento é adquirido e compartilhado. Enquanto os alunos da geração digital estão acostumados a um ritmo acelerado de acesso à informação, os professores formados em métodos tradicionais enfrentam o desafio de adaptar suas práticas pedagógicas a essa nova realidade.

    Com relação aos desafios enfrentados do ensino no contexto da era digital, analise as seguintes afirmativas:

    I. A capacidade dos alunos de acessar e processar informações de maneira rápida desafia os professores a desenvolverem novas metodologias que vão além da simples transmissão de conhecimento, promovendo a análise crítica e o pensamento reflexivo.
    II. A superficialidade na leitura digital, caracterizada por uma varredura rápida do conteúdo, demanda dos professores estratégias que incentivem uma leitura mais profunda e compreensiva, alinhando o ensino às práticas digitais.
    III. A pressão para integrar tecnologias na educação, sem um entendimento claro de seu impacto a longo prazo, pode levar a um ensino superficial, onde o uso de ferramentas digitais substitui a construção de conhecimento sólido e significativo.

    Está correto o que se afirma em:

a.I e II, apenas.
b.I, apenas.
c.II e III, apenas.
d.I e III, apenas.
e.I, II e III.

Pergunta 3

  1. Leia o trecho a seguir:

    A capacidade do ser humano de se diferenciar dos demais animais está intrinsecamente ligada ao seu uso da [preencher 1] e das tecnologias associadas a ela. É através dessas ferramentas que os humanos desenvolvem sua criatividade e se destacam pela [preencher 2], manifestando um potencial único para inovação e transformação do mundo ao seu redor.

    Os termos [preencher 1] e [preencher 2] são corretamente substituídos por:


a.1 – linguagem; 2 – inventividade
b.1 – aprendizagem; 2 – criatividade
c.1 – cognição; 2 – racionalidade
d.1 – comunicação; 2 – adaptabilidade
e.1 – cultura; 2 – intelectualidade

Pergunta 4

  1. Freud, ao desenvolver seus estudos, elaborou a denominada primeira tópica freudiana, uma forma de explicar como se opera o aparelho psíquico. Nesse sentido, dividiu o aparelho psíquico em três instâncias: consciente, pré-consciente e inconsciente.

Com base nas informações apresentadas, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I. ( ) O inconsciente é a instância em que os conteúdos não estão disponíveis, mas que podem ser trazidos de forma fácil à consciência.

II. ( ) O inconsciente é constituído por conteúdos que foram reprimidos e que, por alguma razão, se encontram recusados no acesso à consciência.

III. ( ) O inconsciente é, para a psicanálise, o espaço em que se encontra a verdade do próprio sujeito.

IV. ( ) inconsciente guarda conteúdos da época da infância, que, inclusive, de forma consciente, não se consegue lembrar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta

a.V — V — F — V
b.F — F — F — F
c.F — V — F — V
d.F — V — V — V
e.V — V — V — V

Pergunta 1

  1. Segundo o psicanalista Leandro de Lajonquière, no que se refere à educação, a psicanálise diz: 
a.o que deve ser feito.
b.o que não deve ser feito.
c.que os pais têm de fazer terapia.
d.que os professores têm de fazer terapia.
e.que a escola tem que focar somente no processo de aprendizagem.

Pergunta 1

  1. Freud trouxe importantes contribuições psicanalíticas ao campo da educação. A principal contribuição se refere à transmissão do conhecimento por meio do ______________. O ______________ é o principal elemento na teoria freudiana. Por meio dele, pode-se reconhecer como sujeitos do _______________. Assim, haverá sempre algo que escapa à ___________ , em termos de subjetividade e também de aprendizagem.

MACIEL, R. Sobre a relação entre educação e psicanálise no contexto das novas formas de subjetivação. Interface – Comunic., Saúde, Educ. v.9, n.17, p. 333-42, mar./ago. 2005.

Preencha as lacunas escolhendo a alternativa correta.

a.inconsciente, inconsciente, conhecimento, consciência
b.pré-consciente, inconsciente, desconhecimento, consciência
c.pré-consciente, pré-consciente, desconhecimento, consciência
d.inconsciente, inconsciente, desconhecimento, consciência
e.pré-consciente, pré-consciente, desconhecimento, inconsciência

Pergunta 2

  1. Leia a citação abaixo.

‘’Outra referência de Freud à educação diz respeito à importância da relação professor—aluno, o que nos leva a pensar na questão da transferência sob o aspecto de um fenômeno que não se passa apenas entre paciente e terapeuta, mas que perpassa todas as relações humanas.’’

MACIEL, M. R. Sobre a relação entre Educação e Psicanálise no contexto das novas formas de subjetivação. Interface — Comunicação, Saúde e Educação, v. 9, n. 17, p. 333-342, mar./ago., 2005. p. 334.

Com base nas informações apresentadas, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I. ( ) O processo de transferência apenas se dá no âmbito terapêutico, e não em outros âmbitos, como o escolar.

II. ( ) O processo de transferência se trata de uma contribuição importante para se pensar na relação entre discente e docente.

III. ( ) O processo de transferência pode ser de forma positiva ou negativa na relação entre professor e aluno.

IV. ( ) O processo de transferência pode se dá no âmbito escolar, principalmente, tendo em vista a relação entre professor e aluno.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta

a.F — F — F — F
b.F — V — F — V
c.V — V — F — V
d.V — V — V — V
e.F — V — V — V

Pergunta 3

  1. Coll (2010), Mauri (2010), Onrubia (2010) analisam o impacto das Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação nas escolas de diferentes países, bem como a incorporação de computadores, dispositivos e redes digitais e seus efeitos sobre as práticas no processo ensino e aprendizagem. Além de encontrarem apoio limitado à inclusão de internet no currículo escolar, dificuldade do aluno em acessar a internet de sua casa e ausência de um desenvolvimento profissional adequado aos professores. Os resultados mostram o seguinte em relação ao processo ensino e aprendizagem no âmbito escolar:
    1. Professores e aluno não são apenas consumidores, são também produtores de metodologias inovadoras e de conhecimento.
    1. As tecnologias são utilizadas tanto por professores quanto por alunos em suas funções de informação e comunicação.
    1. Professores e alunos se limitam a serem consumidores, ou seja, não são produtores de metodologias inovadoras e de conhecimento.
    1. As tecnologias são utilizadas, tanto por professores quanto por alunos, como informação de dados, e não são usadas como comunicação.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
 I, II e III.
I e II, apenas.

2,5 pontos   

Pergunta 4

  1. “É de grande relevância deixarmos claro que Freud estudou a sexualidade infantil, e não a respeito do ato sexual que a criança praticaria, não é isso, e, sim, como meninos e meninas crescem conhecendo seu próprio corpo e desenvolvendo a consciência a respeito das pulsões, vontades e desejos” (SILVA, 2019, p. 10).

MACIEL, M. R. Sobre a relação entre Educação e Psicanálise no contexto das novas formas de subjetivação. Interface — Comunicação, Saúde e Educação, v. 9, n. 17, p. 333-342, mar./ago., 2005. p. 334.

SILVA, D. Entendendo Freud: a importância da compreensão do educador acerca das fases psicossexuais da sexualidade infantil. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2019. p. 1-11.

A sexualidade e seu estudo e debate, no âmbito escolar, trata-se de um assunto que levanta curiosidades e polêmicas. Não obstante a tal realidade, esse debate deve ser enfrentado, considerando a importância da temática em termos educacionais e de formação humana.

Feita a consideração acima, assinale a alternativa correta a respeito da sexualidade no âmbito escolar.

a.A sexualidade não deve ser um tema debatido no âmbito escolar, mas, sim, deve ser trabalhado no âmbito da família
b.A sexualidade não deve ser um tema debatido no âmbito escolar, mas deve ser trabalhado no âmbito da igreja, local para ser trabalhado os valores
c.A sexualidade deve ser um tema debatido no âmbito escolar, mas para apenas um grupo seletivo de alunos e com direcionamento de especialistas sobre o assunto
d.A sexualidade deve ser um tema debatido no âmbito escolar, mas apenas a partir da adolescência
e.A sexualidade deve ser um tema a ser debatido no âmbito escolar, pois tem questões, preconceitos e dúvidas a serem debatidas junto aos alunos

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