Pergunta 1
- Freud, ao longo de seu trabalho, desenvolveu sua teoria de desenvolvimento psicossexual em torno de cinco fases, a saber: oral, anal, fálica, latência e genital. Tal forma de compreensão da sexualidade trouxe um olhar diferenciado a respeito do próprio desenvolvimento da criança.
Nesse sentido, considere as afirmações a seguir acerca das três principais fases.
1 – Fase oral.
2 – Fase anal.
3 – Fase fálica.
I — Trata-se da fase de desenvolvimento psicossexual em que a criança começa a sentir ciúmes; por exemplo, no caso da menina, do pai e da relação dele com a mãe.
II — Trata-se da fase de desenvolvimento psicossexual em que a interação do bebê, seja em termos de alimentação e/ou de estímulos, ocorra por meio da boca.
III — Trata-se da fase de desenvolvimento psicossexual em que a criança deve compreender suas necessidades corporais, dentre elas, o processo de excreção.
Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação
a. | 1 — I; 2 — III; 3 — II | |
b. | 1 — II; 2 — III; 3 — I | |
c. | 1 —III; 2 — II; 3 — I | |
d. | 1 — II; 2 — I; 3 — III | |
e. | 1 — I; 2 — II; 3 — III |
- A transição para a era digital na educação tem provocado uma mudança significativa na forma como o conhecimento é adquirido e compartilhado. Enquanto os alunos da geração digital estão acostumados a um ritmo acelerado de acesso à informação, os professores formados em métodos tradicionais enfrentam o desafio de adaptar suas práticas pedagógicas a essa nova realidade.
Com relação aos desafios enfrentados do ensino no contexto da era digital, analise as seguintes afirmativas:
I. A capacidade dos alunos de acessar e processar informações de maneira rápida desafia os professores a desenvolverem novas metodologias que vão além da simples transmissão de conhecimento, promovendo a análise crítica e o pensamento reflexivo.
II. A superficialidade na leitura digital, caracterizada por uma varredura rápida do conteúdo, demanda dos professores estratégias que incentivem uma leitura mais profunda e compreensiva, alinhando o ensino às práticas digitais.
III. A pressão para integrar tecnologias na educação, sem um entendimento claro de seu impacto a longo prazo, pode levar a um ensino superficial, onde o uso de ferramentas digitais substitui a construção de conhecimento sólido e significativo.
Está correto o que se afirma em:
a. | I e II, apenas. | |
b. | I, apenas. | |
c. | II e III, apenas. | |
d. | I e III, apenas. | |
e. | I, II e III. |
Pergunta 3
- Leia o trecho a seguir:
A capacidade do ser humano de se diferenciar dos demais animais está intrinsecamente ligada ao seu uso da [preencher 1] e das tecnologias associadas a ela. É através dessas ferramentas que os humanos desenvolvem sua criatividade e se destacam pela [preencher 2], manifestando um potencial único para inovação e transformação do mundo ao seu redor.
Os termos [preencher 1] e [preencher 2] são corretamente substituídos por:
a. | 1 – linguagem; 2 – inventividade | |
b. | 1 – aprendizagem; 2 – criatividade | |
c. | 1 – cognição; 2 – racionalidade | |
d. | 1 – comunicação; 2 – adaptabilidade | |
e. | 1 – cultura; 2 – intelectualidade |
Pergunta 4
- Freud, ao desenvolver seus estudos, elaborou a denominada primeira tópica freudiana, uma forma de explicar como se opera o aparelho psíquico. Nesse sentido, dividiu o aparelho psíquico em três instâncias: consciente, pré-consciente e inconsciente.
Com base nas informações apresentadas, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I. ( ) O inconsciente é a instância em que os conteúdos não estão disponíveis, mas que podem ser trazidos de forma fácil à consciência.
II. ( ) O inconsciente é constituído por conteúdos que foram reprimidos e que, por alguma razão, se encontram recusados no acesso à consciência.
III. ( ) O inconsciente é, para a psicanálise, o espaço em que se encontra a verdade do próprio sujeito.
IV. ( ) inconsciente guarda conteúdos da época da infância, que, inclusive, de forma consciente, não se consegue lembrar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
a. | V — V — F — V | |
b. | F — F — F — F | |
c. | F — V — F — V | |
d. | F — V — V — V | |
e. | V — V — V — V |
Pergunta 1
- Segundo o psicanalista Leandro de Lajonquière, no que se refere à educação, a psicanálise diz:
a. | o que deve ser feito. | |
b. | o que não deve ser feito. | |
c. | que os pais têm de fazer terapia. | |
d. | que os professores têm de fazer terapia. | |
e. | que a escola tem que focar somente no processo de aprendizagem. |
Pergunta 1
- Freud trouxe importantes contribuições psicanalíticas ao campo da educação. A principal contribuição se refere à transmissão do conhecimento por meio do ______________. O ______________ é o principal elemento na teoria freudiana. Por meio dele, pode-se reconhecer como sujeitos do _______________. Assim, haverá sempre algo que escapa à ___________ , em termos de subjetividade e também de aprendizagem.
MACIEL, R. Sobre a relação entre educação e psicanálise no contexto das novas formas de subjetivação. Interface – Comunic., Saúde, Educ. v.9, n.17, p. 333-42, mar./ago. 2005.
Preencha as lacunas escolhendo a alternativa correta.
a. | inconsciente, inconsciente, conhecimento, consciência | |
b. | pré-consciente, inconsciente, desconhecimento, consciência | |
c. | pré-consciente, pré-consciente, desconhecimento, consciência | |
d. | inconsciente, inconsciente, desconhecimento, consciência | |
e. | pré-consciente, pré-consciente, desconhecimento, inconsciência |
Pergunta 2
- Leia a citação abaixo.
‘’Outra referência de Freud à educação diz respeito à importância da relação professor—aluno, o que nos leva a pensar na questão da transferência sob o aspecto de um fenômeno que não se passa apenas entre paciente e terapeuta, mas que perpassa todas as relações humanas.’’
MACIEL, M. R. Sobre a relação entre Educação e Psicanálise no contexto das novas formas de subjetivação. Interface — Comunicação, Saúde e Educação, v. 9, n. 17, p. 333-342, mar./ago., 2005. p. 334.
Com base nas informações apresentadas, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I. ( ) O processo de transferência apenas se dá no âmbito terapêutico, e não em outros âmbitos, como o escolar.
II. ( ) O processo de transferência se trata de uma contribuição importante para se pensar na relação entre discente e docente.
III. ( ) O processo de transferência pode ser de forma positiva ou negativa na relação entre professor e aluno.
IV. ( ) O processo de transferência pode se dá no âmbito escolar, principalmente, tendo em vista a relação entre professor e aluno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
a. | F — F — F — F | |
b. | F — V — F — V | |
c. | V — V — F — V | |
d. | V — V — V — V | |
e. | F — V — V — V |
Pergunta 3
- Coll (2010), Mauri (2010), Onrubia (2010) analisam o impacto das Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação nas escolas de diferentes países, bem como a incorporação de computadores, dispositivos e redes digitais e seus efeitos sobre as práticas no processo ensino e aprendizagem. Além de encontrarem apoio limitado à inclusão de internet no currículo escolar, dificuldade do aluno em acessar a internet de sua casa e ausência de um desenvolvimento profissional adequado aos professores. Os resultados mostram o seguinte em relação ao processo ensino e aprendizagem no âmbito escolar:
- Professores e aluno não são apenas consumidores, são também produtores de metodologias inovadoras e de conhecimento.
- As tecnologias são utilizadas tanto por professores quanto por alunos em suas funções de informação e comunicação.
- Professores e alunos se limitam a serem consumidores, ou seja, não são produtores de metodologias inovadoras e de conhecimento.
- As tecnologias são utilizadas, tanto por professores quanto por alunos, como informação de dados, e não são usadas como comunicação.
I e III, apenas. | ||
I e IV, apenas. | ||
III e IV, apenas. | ||
I, II e III. | ||
I e II, apenas. |
2,5 pontos
Pergunta 4
- “É de grande relevância deixarmos claro que Freud estudou a sexualidade infantil, e não a respeito do ato sexual que a criança praticaria, não é isso, e, sim, como meninos e meninas crescem conhecendo seu próprio corpo e desenvolvendo a consciência a respeito das pulsões, vontades e desejos” (SILVA, 2019, p. 10).
MACIEL, M. R. Sobre a relação entre Educação e Psicanálise no contexto das novas formas de subjetivação. Interface — Comunicação, Saúde e Educação, v. 9, n. 17, p. 333-342, mar./ago., 2005. p. 334.
SILVA, D. Entendendo Freud: a importância da compreensão do educador acerca das fases psicossexuais da sexualidade infantil. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2019. p. 1-11.
A sexualidade e seu estudo e debate, no âmbito escolar, trata-se de um assunto que levanta curiosidades e polêmicas. Não obstante a tal realidade, esse debate deve ser enfrentado, considerando a importância da temática em termos educacionais e de formação humana.
Feita a consideração acima, assinale a alternativa correta a respeito da sexualidade no âmbito escolar.
a. | A sexualidade não deve ser um tema debatido no âmbito escolar, mas, sim, deve ser trabalhado no âmbito da família | |
b. | A sexualidade não deve ser um tema debatido no âmbito escolar, mas deve ser trabalhado no âmbito da igreja, local para ser trabalhado os valores | |
c. | A sexualidade deve ser um tema debatido no âmbito escolar, mas para apenas um grupo seletivo de alunos e com direcionamento de especialistas sobre o assunto | |
d. | A sexualidade deve ser um tema debatido no âmbito escolar, mas apenas a partir da adolescência | |
e. | A sexualidade deve ser um tema a ser debatido no âmbito escolar, pois tem questões, preconceitos e dúvidas a serem debatidas junto aos alunos |
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