POLITICAS EDUCACIONAIS SEMANA 6

Pergunta 1

  1. A modalidade de ensino Educação a Distância (EaD) é uma forma de oportunizar educação para aqueles que, por algum motivo, não conseguem frequentar a instituição. A EaD é uma modalidade prevista e regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.394/1996) e possui parâmetros e exigências bem definidos.

Sobre a EaD, podemos afirmar que:

a.é organizada apenas em regimes especiais, oferecida por instituições credenciadas em seus municípios e Estados.
b.a EaD é um nível de ensino que pode ser adotado somente pelas Instituições de Ensino Superior (IES).
c.é uma modalidade que exige a presença física de professores e alunos no mesmo espaçco, porém, em tempos diferenciados
d.pressupõe que professores e alunos utilizem a tecnologia a seu favor, buscando a aprendizagem em tempo e espaços diferentes.
e.o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) incentiva a EaD como forma prioritária de ensino em todas as etapas da educação básica, com exceção da Educação Infantil.

2,55 pontos   

Pergunta 2

  1. As modalidades de ensino, na estrutura educacional no Brasil, têm como objetivo cumprir os princípios democráticos de acesso e permanência na Educação Básica. Dessa forma, todas são garantidas na Constituição Federal, orientadas pelos princípios da igualdade de condições e a equidade de todos os cidadãos. As modalidades de ensino, buscam atender necessidades específicas, como por exemplo, a Educação Especial.

Sobre essa modalidade de ensino, assinale a alternativa correta.

a.O Plano Nacional de Educação (PNE) propõe a universalização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças a partir de seis anos de idade, no período de escolarização.
b.O Plano Nacional de Educação (PNE) contempla o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na meta 13, os transtornos globais na meta 14 e as altas habilidades/superdotação na meta 15.
c.Parte do princípio da equidade tratar os desiguais de forma igualitária aos outros, ofertando as mesmas condições de estudos  para toda a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação
d.O público-alvo equivale às pessoas que apresentam deficiências com impedimentos a curto prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
e.A meta 4 do PNE  (Lei 13005/2014)  prevê o acesso à Educação Básica e ao atendimento educacional especializado para toda a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação

2,55 pontos   

Pergunta 3

  1. As modalidades de ensino são formas diferenciadas de implementar a educação básica e cumprir o princípio da igualdade de condições na perspectiva da equidade. A Educação a Distância (EaD) é uma dessas modalidades.

Assinale a alternativa que define as características da Educação a Distância:  

a.Trata-se de uma modalidade de ensino prevista e regulamentada pela LDB 4024/61, com parâmetros e exigências que requerem a presença física obrigatória de  alunos e professores.
b.Trata-se de uma modalidade de ensino que não está regulamentada com base em documentos legais, apesar de ter reconhecimento social.
c.É uma modalidade de ensino prevista e regulamentada pela LDB Lei 9.394/1996, com parâmetros e exigências definidos. Pressupõe a separação no espaço e no tempo entre alunos e professores, sendo mediada pela tecnologia. 
d.Trata-se de uma modalidade de ensino prevista e regulamentada pela Constituição, com parâmetros e exigências não definidos, que reconhece o acompanhamento pessoal de professores e alunos. 
e.É uma modalidade de ensino não prevista e não regulamentada pela LDB Lei 9.394/1996, geralmente pressupõe que alunos e professores estejam distantes em relação ao espaço e tempo, sendo mediada pela tecnologia. 

2 pontos   

Pergunta 4

  1. Para que uma política pública seja realmente efetiva, para que seja colocada em prática, alguns critérios e determinadas etapas são avaliados e ponderados, na perspectiva de formular um roteiro no qual se coloque a importância de uma política bem estruturada e capaz de atender à demanda proposta.


Sobre esse ciclo de políticas de públicas, podemos afirmar que:

a.A identificação do problema é uma definição realizada pelo governo quanto a quais são as questões mais urgentes que precisam ser tratadas.
b.A avaliação ocorre como uma maneira de verificar aquilo que apresentou sucesso e os pontos que precisam de melhorias.
c.O processo de construção do ciclo das políticas públicas se inicia no Estado, não possui relação com os governos.
d.A formação da agenda é o momento de reconhecimento de situações que precisam de uma solução.
e.A formação de agenda é o momento em que ocorre a seleção de formas úteis e pertinentes na resolução dos possíveis problemas.

SEGUNDA TENTATIVA

Pergunta 1

  1. O Art. 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) apresenta o seguinte texto: “[…] deverá ser destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria” (BRASIL, 1996).


BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [2009].

Considerando as modalidades de ensino contemplados na estrutura do sistema educacional brasileiro, assinale a alternativa que corresponde ao texto acima.

a.Educação Especial.
b.Educação Tecnológica.
c.Educação de Jovens e Adultos (EJA).
d.Ensino Médio.
e.Educação Profissional.

2 pontos   

Pergunta 2

  1. As modalidades de ensino, na estrutura educacional no Brasil, têm como objetivo cumprir os princípios democráticos de acesso e permanência na Educação Básica. Dessa forma, todas são garantidas na Constituição Federal, orientadas pelos princípios da igualdade de condições e a equidade de todos os cidadãos. As modalidades de ensino, buscam atender necessidades específicas, como por exemplo, a Educação Especial.

Sobre essa modalidade de ensino, assinale a alternativa correta.

a.Parte do princípio da equidade tratar os desiguais de forma igualitária aos outros, ofertando as mesmas condições de estudos  para toda a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação
b.O Plano Nacional de Educação (PNE) contempla o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na meta 13, os transtornos globais na meta 14 e as altas habilidades/superdotação na meta 15.
c.A meta 4 do PNE  (Lei 13005/2014)  prevê o acesso à Educação Básica e ao atendimento educacional especializado para toda a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação
d.O público-alvo equivale às pessoas que apresentam deficiências com impedimentos a curto prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
e.O Plano Nacional de Educação (PNE) propõe a universalização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças a partir de seis anos de idade, no período de escolarização.

2,55 pontos   

Pergunta 3

  1. “Para pensar a inserção da política educacional no campo das políticas públicas, é fundamental, primeiramente, atentar para o fato de que as políticas públicas são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática os direitos previstos na Constituição Federal e em outras legislações” (NUNES, 2018, p.14).

NUNES, A. R. O Campo da Política Educacional. LIMA, C. C. N; NUNES, A. R.; BES, P. Política Educacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

A proposição de  políticas públicas busca responder às demandas populares. Sobre as políticas públicas, é correto afirmar que:

a.dependem do Congresso e do Senado Federal para serem aprovadas.
b.todas as necessidades da população se tornam políticas públicas.
c.garantem apenas direitos constitucionais e legais.
d.o direito à educação, em nível fundamental, deve ser garantida pelo Estado a todos os cidadãos.
e.são de responsabilidade do Estado e, por isso, não podem ser modificadas.

2,55 pontos   

Pergunta 4

  1. “De acordo com Leão (2005), a política educacional contribui com a educação no quesito em que se direciona à melhoria da vida humana, considerando que esta é uma conquista gradual da cultura, do desenvolvimento crítico e do aproveitamento das potencialidades do ser humano” (apud NUNES, 2018, p.21). Nunes (2018) propõe uma abordagem de políticas educacionais para a formação de professores baseada nesta perspectiva.

NUNES, A. R. O campo da política educacional. LIMA, C. C N; NUNES, A. R; BES, P. Política Educacional [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

Considerando as potencialidades e os desafios dessa proposta, assinale a alternativa correta.

a.A eficácia de políticas intersetoriais, que não olham para o problema, é um desafio.
b.O atual contexto político brasileiro de crédito na política e participação nos espaços públicos é uma potencialidade.
c.A participação dos docentes em fóruns e conselhos é um grande desafio.
d.A importância da participação das organizações da sociedade civil na proposição de agendas para políticas educacionais é uma potencialidade.
e.A importância da participação coletiva dos educadores nos espaços de construção ou fiscalização das políticas é um desafio.

TERCEIRA TENTATIVA

Pergunta 1

  1. Para que uma política pública seja realmente efetiva, para que seja colocada em prática, alguns critérios e determinadas etapas são avaliados e ponderados, na perspectiva de formular um roteiro no qual se coloque a importância de uma política bem estruturada e capaz de atender à demanda proposta.


Sobre esse ciclo de políticas de públicas, podemos afirmar que:

a.A avaliação ocorre como uma maneira de verificar aquilo que apresentou sucesso e os pontos que precisam de melhorias.
b.A formação de agenda é o momento em que ocorre a seleção de formas úteis e pertinentes na resolução dos possíveis problemas.
c.A identificação do problema é uma definição realizada pelo governo quanto a quais são as questões mais urgentes que precisam ser tratadas.
d.A formação da agenda é o momento de reconhecimento de situações que precisam de uma solução.
e.O processo de construção do ciclo das políticas públicas se inicia no Estado, não possui relação com os governos.

2,9 pontos   

Pergunta 2

  1. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é destinada aos alunos que não conseguiram realizar, por diferentes motivos e circunstâncias, os seus estudos em idade própria. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) contempla essa modalidade de ensino, possibilitando a todos que retomem os seus estudos.


Sobre a EJA, é correto afirmar que:

a.nesse caso, a União não tem corresponsabilidade de assistência.
b.o Estado é responsável pela oferta da EJA no Ensino Fundamental.
c.qualquer cidadão pode procurar uma escola e se inscrever na EJA.
d.o Estado é responsável pela oferta da EJA no Ensino Médio.
e.para cursar, os alunos devem ser maiores de 18 anos de idade.

2,55 pontos   

Pergunta 3

  1. “Para pensar a inserção da política educacional no campo das políticas públicas, é fundamental, primeiramente, atentar para o fato de que as políticas públicas são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática os direitos previstos na Constituição Federal e em outras legislações” (NUNES, 2018, p.14).

NUNES, A. R. O Campo da Política Educacional. LIMA, C. C. N; NUNES, A. R.; BES, P. Política Educacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

A proposição de  políticas públicas busca responder às demandas populares. Sobre as políticas públicas, é correto afirmar que:

a.garantem apenas direitos constitucionais e legais.
b.todas as necessidades da população se tornam políticas públicas.
c.o direito à educação, em nível fundamental, deve ser garantida pelo Estado a todos os cidadãos.
d.são de responsabilidade do Estado e, por isso, não podem ser modificadas.
e.dependem do Congresso e do Senado Federal para serem aprovadas.

2,55 pontos   

Pergunta 4

  1. A estrutura educacional no Brasil foi organizada de modo democrático a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei 9.394/1996. A estrutura do sistema escolar brasileiro está dividida em níveis e modalidades de ensino.

Assinale a alternativa que lista os níveis de ensino no Brasil:  

a.Educação Básica e Ensino Médio. 
b.Educação Básica e Ensino Superior.
c.Educação Infantil e Ensino Médio.
d.Educação básica e Pós-graduação. 
e.Graduação, Pós-graduação e Educação Infantil.

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