Pergunta 1
- A modalidade de ensino Educação a Distância (EaD) é uma forma de oportunizar educação para aqueles que, por algum motivo, não conseguem frequentar a instituição. A EaD é uma modalidade prevista e regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.394/1996) e possui parâmetros e exigências bem definidos.
Sobre a EaD, podemos afirmar que:
a. | é organizada apenas em regimes especiais, oferecida por instituições credenciadas em seus municípios e Estados. | |
b. | a EaD é um nível de ensino que pode ser adotado somente pelas Instituições de Ensino Superior (IES). | |
c. | é uma modalidade que exige a presença física de professores e alunos no mesmo espaçco, porém, em tempos diferenciados | |
d. | pressupõe que professores e alunos utilizem a tecnologia a seu favor, buscando a aprendizagem em tempo e espaços diferentes. | |
e. | o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) incentiva a EaD como forma prioritária de ensino em todas as etapas da educação básica, com exceção da Educação Infantil. |
2,55 pontos
Pergunta 2
- As modalidades de ensino, na estrutura educacional no Brasil, têm como objetivo cumprir os princípios democráticos de acesso e permanência na Educação Básica. Dessa forma, todas são garantidas na Constituição Federal, orientadas pelos princípios da igualdade de condições e a equidade de todos os cidadãos. As modalidades de ensino, buscam atender necessidades específicas, como por exemplo, a Educação Especial.
Sobre essa modalidade de ensino, assinale a alternativa correta.
a. | O Plano Nacional de Educação (PNE) propõe a universalização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças a partir de seis anos de idade, no período de escolarização. | |
b. | O Plano Nacional de Educação (PNE) contempla o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na meta 13, os transtornos globais na meta 14 e as altas habilidades/superdotação na meta 15. | |
c. | Parte do princípio da equidade tratar os desiguais de forma igualitária aos outros, ofertando as mesmas condições de estudos para toda a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação | |
d. | O público-alvo equivale às pessoas que apresentam deficiências com impedimentos a curto prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. | |
e. | A meta 4 do PNE (Lei 13005/2014) prevê o acesso à Educação Básica e ao atendimento educacional especializado para toda a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação |
2,55 pontos
Pergunta 3
- As modalidades de ensino são formas diferenciadas de implementar a educação básica e cumprir o princípio da igualdade de condições na perspectiva da equidade. A Educação a Distância (EaD) é uma dessas modalidades.
Assinale a alternativa que define as características da Educação a Distância:
a. | Trata-se de uma modalidade de ensino prevista e regulamentada pela LDB 4024/61, com parâmetros e exigências que requerem a presença física obrigatória de alunos e professores. | |
b. | Trata-se de uma modalidade de ensino que não está regulamentada com base em documentos legais, apesar de ter reconhecimento social. | |
c. | É uma modalidade de ensino prevista e regulamentada pela LDB Lei 9.394/1996, com parâmetros e exigências definidos. Pressupõe a separação no espaço e no tempo entre alunos e professores, sendo mediada pela tecnologia. | |
d. | Trata-se de uma modalidade de ensino prevista e regulamentada pela Constituição, com parâmetros e exigências não definidos, que reconhece o acompanhamento pessoal de professores e alunos. | |
e. | É uma modalidade de ensino não prevista e não regulamentada pela LDB Lei 9.394/1996, geralmente pressupõe que alunos e professores estejam distantes em relação ao espaço e tempo, sendo mediada pela tecnologia. |
2 pontos
Pergunta 4
- Para que uma política pública seja realmente efetiva, para que seja colocada em prática, alguns critérios e determinadas etapas são avaliados e ponderados, na perspectiva de formular um roteiro no qual se coloque a importância de uma política bem estruturada e capaz de atender à demanda proposta.
Sobre esse ciclo de políticas de públicas, podemos afirmar que:
a. | A identificação do problema é uma definição realizada pelo governo quanto a quais são as questões mais urgentes que precisam ser tratadas. | |
b. | A avaliação ocorre como uma maneira de verificar aquilo que apresentou sucesso e os pontos que precisam de melhorias. | |
c. | O processo de construção do ciclo das políticas públicas se inicia no Estado, não possui relação com os governos. | |
d. | A formação da agenda é o momento de reconhecimento de situações que precisam de uma solução. | |
e. | A formação de agenda é o momento em que ocorre a seleção de formas úteis e pertinentes na resolução dos possíveis problemas. |
SEGUNDA TENTATIVA
Pergunta 1
- O Art. 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) apresenta o seguinte texto: “[…] deverá ser destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria” (BRASIL, 1996).
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [2009].
Considerando as modalidades de ensino contemplados na estrutura do sistema educacional brasileiro, assinale a alternativa que corresponde ao texto acima.
a. | Educação Especial. | |
b. | Educação Tecnológica. | |
c. | Educação de Jovens e Adultos (EJA). | |
d. | Ensino Médio. | |
e. | Educação Profissional. |
2 pontos
Pergunta 2
- As modalidades de ensino, na estrutura educacional no Brasil, têm como objetivo cumprir os princípios democráticos de acesso e permanência na Educação Básica. Dessa forma, todas são garantidas na Constituição Federal, orientadas pelos princípios da igualdade de condições e a equidade de todos os cidadãos. As modalidades de ensino, buscam atender necessidades específicas, como por exemplo, a Educação Especial.
Sobre essa modalidade de ensino, assinale a alternativa correta.
a. | Parte do princípio da equidade tratar os desiguais de forma igualitária aos outros, ofertando as mesmas condições de estudos para toda a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação | |
b. | O Plano Nacional de Educação (PNE) contempla o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na meta 13, os transtornos globais na meta 14 e as altas habilidades/superdotação na meta 15. | |
c. | A meta 4 do PNE (Lei 13005/2014) prevê o acesso à Educação Básica e ao atendimento educacional especializado para toda a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação | |
d. | O público-alvo equivale às pessoas que apresentam deficiências com impedimentos a curto prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. | |
e. | O Plano Nacional de Educação (PNE) propõe a universalização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças a partir de seis anos de idade, no período de escolarização. |
2,55 pontos
Pergunta 3
- “Para pensar a inserção da política educacional no campo das políticas públicas, é fundamental, primeiramente, atentar para o fato de que as políticas públicas são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática os direitos previstos na Constituição Federal e em outras legislações” (NUNES, 2018, p.14).
NUNES, A. R. O Campo da Política Educacional. LIMA, C. C. N; NUNES, A. R.; BES, P. Política Educacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
A proposição de políticas públicas busca responder às demandas populares. Sobre as políticas públicas, é correto afirmar que:
a. | dependem do Congresso e do Senado Federal para serem aprovadas. | |
b. | todas as necessidades da população se tornam políticas públicas. | |
c. | garantem apenas direitos constitucionais e legais. | |
d. | o direito à educação, em nível fundamental, deve ser garantida pelo Estado a todos os cidadãos. | |
e. | são de responsabilidade do Estado e, por isso, não podem ser modificadas. |
2,55 pontos
Pergunta 4
- “De acordo com Leão (2005), a política educacional contribui com a educação no quesito em que se direciona à melhoria da vida humana, considerando que esta é uma conquista gradual da cultura, do desenvolvimento crítico e do aproveitamento das potencialidades do ser humano” (apud NUNES, 2018, p.21). Nunes (2018) propõe uma abordagem de políticas educacionais para a formação de professores baseada nesta perspectiva.
NUNES, A. R. O campo da política educacional. LIMA, C. C N; NUNES, A. R; BES, P. Política Educacional [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
Considerando as potencialidades e os desafios dessa proposta, assinale a alternativa correta.
a. | A eficácia de políticas intersetoriais, que não olham para o problema, é um desafio. | |
b. | O atual contexto político brasileiro de crédito na política e participação nos espaços públicos é uma potencialidade. | |
c. | A participação dos docentes em fóruns e conselhos é um grande desafio. | |
d. | A importância da participação das organizações da sociedade civil na proposição de agendas para políticas educacionais é uma potencialidade. | |
e. | A importância da participação coletiva dos educadores nos espaços de construção ou fiscalização das políticas é um desafio. |
TERCEIRA TENTATIVA
Pergunta 1
- Para que uma política pública seja realmente efetiva, para que seja colocada em prática, alguns critérios e determinadas etapas são avaliados e ponderados, na perspectiva de formular um roteiro no qual se coloque a importância de uma política bem estruturada e capaz de atender à demanda proposta.
Sobre esse ciclo de políticas de públicas, podemos afirmar que:
a. | A avaliação ocorre como uma maneira de verificar aquilo que apresentou sucesso e os pontos que precisam de melhorias. | |
b. | A formação de agenda é o momento em que ocorre a seleção de formas úteis e pertinentes na resolução dos possíveis problemas. | |
c. | A identificação do problema é uma definição realizada pelo governo quanto a quais são as questões mais urgentes que precisam ser tratadas. | |
d. | A formação da agenda é o momento de reconhecimento de situações que precisam de uma solução. | |
e. | O processo de construção do ciclo das políticas públicas se inicia no Estado, não possui relação com os governos. |
2,9 pontos
Pergunta 2
- A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é destinada aos alunos que não conseguiram realizar, por diferentes motivos e circunstâncias, os seus estudos em idade própria. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) contempla essa modalidade de ensino, possibilitando a todos que retomem os seus estudos.
Sobre a EJA, é correto afirmar que:
a. | nesse caso, a União não tem corresponsabilidade de assistência. | |
b. | o Estado é responsável pela oferta da EJA no Ensino Fundamental. | |
c. | qualquer cidadão pode procurar uma escola e se inscrever na EJA. | |
d. | o Estado é responsável pela oferta da EJA no Ensino Médio. | |
e. | para cursar, os alunos devem ser maiores de 18 anos de idade. |
2,55 pontos
Pergunta 3
- “Para pensar a inserção da política educacional no campo das políticas públicas, é fundamental, primeiramente, atentar para o fato de que as políticas públicas são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática os direitos previstos na Constituição Federal e em outras legislações” (NUNES, 2018, p.14).
NUNES, A. R. O Campo da Política Educacional. LIMA, C. C. N; NUNES, A. R.; BES, P. Política Educacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
A proposição de políticas públicas busca responder às demandas populares. Sobre as políticas públicas, é correto afirmar que:
a. | garantem apenas direitos constitucionais e legais. | |
b. | todas as necessidades da população se tornam políticas públicas. | |
c. | o direito à educação, em nível fundamental, deve ser garantida pelo Estado a todos os cidadãos. | |
d. | são de responsabilidade do Estado e, por isso, não podem ser modificadas. | |
e. | dependem do Congresso e do Senado Federal para serem aprovadas. |
2,55 pontos
Pergunta 4
- A estrutura educacional no Brasil foi organizada de modo democrático a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei 9.394/1996. A estrutura do sistema escolar brasileiro está dividida em níveis e modalidades de ensino.
Assinale a alternativa que lista os níveis de ensino no Brasil:
a. | Educação Básica e Ensino Médio. | |
b. | Educação Básica e Ensino Superior. | |
c. | Educação Infantil e Ensino Médio. | |
d. | Educação básica e Pós-graduação. | |
e. | Graduação, Pós-graduação e Educação Infantil. |
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