O currículo a ser ensinado constitui-se de uma organizada seleção dos conteúdos a serem transmitidos e aprendidos pelos alunos. Tais conteúdos irão regular o fazer do docente em sala de aula, em sua prática diária. Desde os primórdios, tem-se a visão de currículo atrelada à escolha de conteúdos e à ordem quanto à classificação dos conhecimentos que nele são representados, ou seja, daquilo que será transmitido pela ação do professor ao ensinar. Ao ser empregada essa invenção unificadora, é possível deixar de lado o caráter arbitrário da escolha sobre o que será ensinado em cada situação escolar, de modo a orientar e limitar a autonomia de cada educador.SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, J. G. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre:Penso, 2013. p. 16-35.

Sobre o currículo ao longo dos tempos, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I. ( ) As alterações obtidas nos currículos dos sistemas educacionais atendem, de modo pretensioso, à ideia de que
contribuem para uma adequação melhorada entre os currículos e os objetivos da instituição educacional.
II. ( ) O currículo é um elemento referencial para que se analise a ação da escola voltada ao projeto político pedagógico, de
modo que a aprendizagem do aluno se construa mediante as propostas da instituição educacional.
III. ( ) O currículo pode ser compreendido à margem do contexto em que é configurado e independentemente das
condições e situações nas quais é desenvolvido; não configurado como um objeto social e histórico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a. F, V, V.
b. V, V, F.
c. V, F, V.
d. V, V, V.
e. F, F, F.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *