A escola primária, em Roma, tinha como função oferecer alfabetização primária (ler, escrever e calcular) e funcionava em locais alugados ou na casa dos ricos. As crianças chegavam ao local acompanhadas do paedagogus, escreviam em tabuletas de cera com o estilete, aprendiam as letras do alfabeto e sua combinação, calculavam e passavam boa parte do dia na escola (COSTA; SANTA BÁRBARA, 2008)

COSTA, L. P. da; SANTA BÁRBARA, R. B. A educação da criança na idade antiga e média. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 7.; CICLO DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS DO PR E SC, 6., 23 a 25 out. 2008, Maringá. Anais […]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2008. 15 p.


Considerando essa temática, a seguir, relacione adequadamente as categorias de aprendizagem de escrita aos termos ou ferramentas a que se referem.

1. Abecedarii.

2. Nomirarri.

3. Syllabarii.

I. Formação de nomes isolados.

II. Estudo das letras em pares e, depois, misturando a ordem.

III. Aprender o alfabeto e o nome das letras.

Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação:

a.1, I; 2, II; 3, III.
b.1, I; 2, III; 3, II.
c.1, III; 2, I; 3, II.
d.1, II; 2, I; 3, III.
e.1, III; 2, II; 3, I.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *