a. Pensamento Científico, Crítico e Criativo – A capacidade de questionar, investigar e explorar diferentes perspectivas e soluções inovadoras para problemas. b. Comunicação – A habilidade de expressar e compartilhar informações, ideias e sentimentos de forma eficaz. c. Cultura Digital – A competência de utilizar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética. d. Competência Física e Autocuidado – O desenvolvimento de habilidades relacionadas à saúde física e ao bem-estar. e. Empatia e Cooperação – A capacidade de se colocar no lugar do outro, agir com solidariedade e fazer escolhas baseadas no respeito mútuo.
a. Correta:
O uso do mapa mental como ferramenta pedagógica promove o pensamento científico, crítico e criativo ao facilitar a compreensão de como diferentes conceitos estão interligados. Ele permite que os alunos explorem visualmente as relações entre ideias, incentivando a investigação e a formulação de perguntas críticas sobre o tema em estudo, mesmo sem a criação direta do mapa por eles.
b. Correta:
Ao analisar um mapa mental fornecido, os alunos praticam a habilidade de comunicação ao interpretarem e discutirem as informações apresentadas. Essa atividade ajuda a desenvolver a capacidade de compreender e transmitir ideias complexas de forma eficaz, evidenciando a importância da organização lógica e visual das informações para a comunicação clara.
c. Correta:
A interação com mapas mentais digitais ajuda os alunos a aprimorarem suas competências em cultura digital. Mesmo que não estejam criando o mapa, o processo de navegação, interpretação e análise de um mapa mental digital envolve habilidades tecnológicas fundamentais, como a utilização eficaz de softwares e a compreensão de como as ferramentas digitais podem ser aplicadas para facilitar o aprendizado.
Was this helpful?
0 / 0