ESCOLA E CULTURA UNIVESP SEMANA 3 AVALIATIVA

  1. No “Curso de linguística geral” de Ferdinand de Saussure (2006, p. 14), encontramos que: “é evidente que as questões linguísticas interessam a todos — historiadores, filólogos etc. — que tenham de manejar textos. Mais evidente ainda é sua importância para a cultura geral: na vida dos indivíduos e das sociedades, a linguagem constitui fator mais importante que qualquer outro”. 

Fonte: SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. Tradução: Antônio Chelini; José Paulo Paes; Izidoro Blikstein. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

Em relação às definições e relações propostas por Ferdinand de Saussure acerca dos conceitos de língua, linguagem e fala, avalie as afirmativas a seguir.

I. A linguagem, para ser compreendida, deve ter seu lado individual estudado separadamente de seu lado social.

II. A capacidade de articular palavras é impossível de ocorrer sem a ajuda de instrumento criado e fornecido pela coletividade.

III. A língua e a fala, embora sejam complementares e ligadas à linguagem, são particularmente diferentes entre si.

Está correto o que se afirma em:

a.I e III, apenas.
b.II e III, apenas.
c.I e II, apenas.
d.II, apenas.
e.I, II e III.
  1. O discurso saussuriano, segundo Fiorin (2014), contrapõe-se a uma concepção naturalista da linguagem, a qual, no século XIX, a partir de Franz Bopp, ganha o estatuto de verdade científica, com tudo o que isso implicava nessa época.

FIORIN, J. L. Língua e história em Saussure. Matraga, Rio de Janeiro, v. 21, n. 34, p. 54-72, jan/jun. 2014. 

Considerando a concepção naturalista da linguagem, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.

I. (  ) A tese central dessa linguística naturalista diz que as línguas são organismos naturais diretamente influenciados pela vontade humana.

II. (  ) A ciência da linguagem é uma ciência natural, e, sendo assim, de maneira geral, seu método é o mesmo das outras ciências naturais.

III. (  ) Saussure afirma que a língua deve ser analisada fora do fato social, uma vez que essa é um fenômeno semiológico.

IV. (  ) Uma importante característica do signo linguístico é sua arbitrariedade, que se refere à conexão entre o significado e o significante.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a.F; V; F; V.
b.V; F; V; F.
c.F; V; V; V.
d.V; V; V; V.
e.V; V; F; F.
  1. O fator histórico da língua está em que, ao estudar o léxico, depara-se com a história de um povo. Em sua gramática, também está contida a tradição de certas comunidades e os vestígios de regras e normas que foram esquecidas.

Com base no trecho anterior, assinale a alternativa que melhor explica o estudo da língua e dos signos.

a.É muito comum ao linguista apreender essa historicidade interna ao sistema linguístico. 
b.A atribuição de valor aos signos é uma posição que Saussure combatia veementemente.
c.Um componente é importante para compreender a obra de Saussure: arbitrariedade. 
d.Ainda não se sabe se a língua tem papel ativo no conhecimento e no comportamento humano. 
e.A nomenclatura da língua exige uma pré-categorização da realidade antes de ela emergir.
  1.  “O que Saussure faz na sua teoria do signo é separar radicalmente a linguagem da realidade. Com isso, o que ele propõe é que a ordem do mundo é diferente da ordem da língua, pois esta não é um reflexo da realidade, mas uma criação do homem.”

Fonte: FIORIN, J. L. Língua e história em Saussure. Matraga, Rio de Janeiro, v. 21, n. 34, p. 54-72, jan/jun. 2014. p. 54. 

Sobre isso, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.

I. Uma das críticas mais frequentes a Saussure é a de que sua teoria é demasiadamente histórica.

PORQUE 

II. A História encontra-se integrada à teoria através do conceito de valor, isto é, sob o primado da forma.

Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:

a.as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
b.as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
c.a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
d.a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
e.as duas asserções são falsas.

Segunda tentativa

  1. Ferdinand de Saussure, em sua teoria do signo, começa mostrando que o “signo linguístico une não uma coisa e uma palavra, mas um conceito e uma imagem acústica” (SAUSSURE, 1969, p. 80). Ele termina o “Curso de linguística geral” com a seguinte afirmação: “A Linguística tem por único e verdadeiro objeto a língua considerada em si mesma e por si mesma” (SAUSSURE, 1969, p. 271).

Fonte: SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix; Edusp, 1969.


Considerando a teoria do signo de Saussure, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.

I. (  ) O signo é uma entidade de duas faces, as quais podem ser separadas e isoladas uma da outra.

II. (  ) Para Saussure, o conceito é denominado significado, e a imagem acústica é chamada de significante.

III. (  ) A língua é somente uma nomenclatura que se aplica a uma realidade categorizada independentemente dela.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a.F; F; F.
b.V; V; V.
c.V; V; F.
d.V; F; V.
e.F; V; F.
  1. Saussure compara a língua com as peças do jogo de xadrez, pois, para a realização do jogo, os participantes não precisam pensar em como tais peças foram feitas, nem de que material são ou como elas foram modificadas com o tempo. Para jogar xadrez, basta conhecer as regras de como mover as peças. Com a língua, não é preciso conhecer cada mudança histórica, desde que os falantes conheçam seu uso e suas práticas.

Com relação à língua e à linguagem, observe as afirmativas a seguir. 

I. Na língua, não há entidades concretas, mas valores atribuídos provindos da diferença com outros signos.

II. Existem elementos positivos e negativos na língua, conforme haja maior ou menor aproximação semântica entre as palavras.

III. Cada língua tem um sistema próprio de valores, que lhe são atribuídos historicamente, o que reflete as particularidades de cada povo.

Está correto o que se afirma em:

a.I, apenas.
b.I, II e III.

c. I e II, apenas. 
d.II e III, apenas. 
e.I e III, apenas. 
    Terceira tentativa     Para Francis Vanoye, existem níveis de linguagem, assinale a alternativa que cita e exemplifica esses níveis. a. Linguagem Oratória: comunicação, aula.
Linguagem Cuidada: sermão, discurso.
Linguagem Comum: diálogo profissional.
Linguagem Familiar: diálogo domiciliar. b. Linguagem Oratória: diálogo profissional.
Linguagem Cuidada: sermão, discurso.
Linguagem Comum: comunicação, aula.
Linguagem Familiar: diálogo domiciliar. c. Linguagem oratória: diálogo domiciliar.
Linguagem Cuidada: comunicação, aula.
Linguagem Comum: diálogo profissional.
Linguagem Familiar: sermão, discurso. d. Linguagem oratória: sermão, discurso.
Linguagem Cuidada: comunicação, aula.
Linguagem Profissional: diálogo profissional.
Linguagem Familiar: diálogo domiciliar. e. Linguagem Oratória: sermão, discurso.
Linguagem Cuidada: comunicação, aula.
Linguagem Comum: diálogo profissional.
Linguagem Familiar: diálogo domiciliar.             Diferentemente de outras ciências, que tem como finalidade servir ou embasar outras áreas de conhecimento, a linguagem não é um meio de conhecer e se aprofundar em outras realidades. A linguística tem como meta conhecer a língua em si.   Com relação à língua e à linguagem para Saussure, observe as afirmativas a seguir.    I – Saussure considera a linguística como parte da psicologia social, dada a grande relevância que atribui à experiência coletiva. II – A aproximação saussuriana com a psicologia social aparece na afirmação de que a linguagem é fruto do fato social. III – Um aspecto que demonstra o lado cultural do signo é sua imensa arbitrariedade, ou seja, a forma da palavra não se relaciona com o objeto.    Está correto o que se afirma em: a. I, II e III.  b. I e II, apenas. c. II, apenas. d.  I, apenas. e. I e III, apenas. 2,5 pontos    Pergunta 3 Para que os falantes se comuniquem eficaz e eficientemente, é necessário que partilhem de um mesmo código, tendo em vista que a linguagem muda segundo “influências linguísticas, climáticas e ambientais” (VANOYE, 2002, p. 23), que resultam em diferenças de vocabulário, sintaxe e pronúncia.    Fonte: VANOYE, F. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. Coordenação de tradução: Haquira Osakabe. São Paulo: Martins Fontes, 2002.    Considerando os níveis de linguagens propostos por Vanoye, relacione-os adequadamente aos termos ou ferramentas a que se referem.   1. Linguagem oratória. 2. Linguagem cuidada. 3. Linguagem comum. 4. Linguagem familiar.   I. Diálogo profissional. II. Sermão e discurso. III. Diálogo domiciliar. IV. Comunicação e aula.   Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação: a. 1, IV; 2, III; 3, II; 4, I. b. 1, III; 2, I; 3, IV; 4, II. c. 1, I; 2, II; 3, III; 4, IV. d. 1, II; 2, IV; 3, I; 4, III. e. 1, III; 2, IV; 3, II; 4, I. 2,5 pontos    Pergunta 4 A linguística se ocupa do sistema linguístico em um determinado momento histórico. Os fatos sociais que levaram ao aparecimento e às atuais configurações de um estado da língua não são o foco de análise dessa ciência, embora ela não ignore sua relevância histórica.   Com relação à língua e à linguagem para Saussure, analise as afirmativas a seguir.    I – Para Saussure, nomear é categorizar a realidade, com a possibilidade de assim organizar o mundo.  II – O significado não é a realidade, mas a sua representação, pois o significado em si traz elementos da representação. III – A língua é uma nomenclatura que se aplica a uma realidade categorizada, independentemente dela e anteriormente a ela.   Está correto o que se afirma em: a. I e II, apenas. b. I e III, apenas. c.  II, apenas. d.  I, II e III.  e.  I, apenas.    

1.            “Filósofos e linguistas sempre concordaram em reconhecer que, sem o recurso dos signos, seríamos incapazes de distinguir duas ideias de modo claro e constante. Tomado em si, o pensamento é como uma nebulosa onde nada está necessariamente delimitado. Não existem ideias preestabelecidas, e nada é distinto antes do aparecimento da língua.”

Fonte: SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix; Edusp, 1969. p. 130.

Sobre isso, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.

 I. Na teoria do signo, Saussure separa de maneira radical a linguagem da realidade.

PORQUE

II. Ele pressupõe que a ordem do mundo e a ordem da língua sejam iguais.

 Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:

 a.           as duas asserções são falsas.

 b.           as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

 c.           a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.

 d.           a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.  e.           as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

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