GABARITO UNIVESP TEORIAS DO CURRICULO SEMANA 3

“A cultura inserida nos conteúdos do currículo é uma construção cultural especial, ‘curricularizada’, pois é selecionada, ordenada, empacotada, lecionada e comprovada de acordo com moldes sui generis […]. Na ação de ensinar, não se transmite literatura, conhecimento social ou ciência de modo abstrato, mas um pouco de tudo isso modelado especialmente pelos usos e contextos escolares” (SACRISTÁN, 2013, p. 20).
SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, J. G. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
Considerando a estrutura cultural que ordena os conteúdos do currículo, correlacione corretamente os termos e conceitos a seguir.
1 – Conhecimento escolar.
2 – Intermediação didática.
3 – Dimensões estruturantes.
I – Ditam as regras organizadoras das instituições de educação.
II – Projeto de cultura para a escolaridade.
III – Está relacionada aos saberes escolares com certa elaboração didática.
Assinale a alternativa que correlaciona corretamente os dois grupos de informações:
Resposta Selecionada: b.
1-II; 2-I ; 3-III.
Respostas: a.
1-III; 2-I; 3-II.
b.1-II; 2-I ; 3-III.
c.1-I; 2-III; 3-II.
d.1-III; 2-II; 3-I.
e.1-II; 2-III; 3-I.
Comentário da resposta: JUSTIFICATIVA
O conceito 1 se enquadra no termo II, pois o conhecimento escolar está relacionado aos saberes que são elaborados para o ensino constituindo uma cultura escolar. O conceito 2 se enquadra no termo III, pois é por meio da intermediação didática que se acessa os saberes escolares trabalhados pelo professor. O conceito 3 se enquadra no termo I, uma vez que são as dimensões estruturantes do currículo que organizam as instituições educativas, ou seja, o conteúdo que será trabalhado, sua intencionalidade etc.

Pergunta 2
5 em 5 pontos

 Em sua origem, o termo “currículo” expressava e determinava o território regrado do conhecimento, que corresponde aos conteúdos que professores e centros de educação deveriam cobrir; ou seja, o __________ proposto e imposto pela escola aos professores e aos __________. De tudo o que sabemos e que, em tese, pode ser ensinado ou aprendido, ___________ é uma seleção organizada dos conteúdos a aprender, os quais, por sua vez, regulam a prática didática que se desenvolve durante a escolaridade.

Preencha as lacunas escolhendo a alternativa CORRETA:
Resposta Selecionada: c.
plano de estudos — estudantes — o currículo a ensinar

Respostas:

a.cronograma — funcionários — a estratégia
b.estudo orientado — coordenadores — a ficha catalográfica
c.plano de estudos — estudantes — o currículo a ensinar

d.objetivo geral — coordenadores — o conteúdo
e.método avaliativo — estudantes — o livro

Comentário da resposta: JUSTIFICATIVA
Originalmente, o currículo significava o território demarcado e regrado do conhecimento, que correspondia aos conteúdos que professores e centros de educação deveriam cobrir. Também chamados de “plano de estudos”, eles eram propostos e impostos pela escola, para que os professores os ensinassem e para que os estudantes os aprendessem. De tudo o que sabemos e que, a princípio, pode ser ensinado ou aprendido, o currículo a ensinar é uma seleção organizada dos conteúdos a aprender, os quais regulam a prática didática que se desenvolve durante a escolaridade. O objetivo geral, o método avaliativo e o cronograma são itens que compõem um plano de ensino. O estudo orientado é um dos métodos de ensino que dispõem de atividades complementares do material didático. Nesse modelo, o aluno escolhe o material que deseja estudar, a disciplina e a ordem em que irá resolver as questões.

• Pergunta 1
5 em 5 pontos

 O currículo escolar é de extrema importância para a escolaridade do indivíduo, pois possibilita a transmissão de projetos culturais e educacionais inerentes às instituições de ensino. As instituições afirmam que desenvolverão esses projetos juntamente com os alunos, por meio de atividades voltadas para eles, abordando conteúdos considerados adequados para as características do alunado. “Esse projeto institucional exprime as forças, os interesses ou os valores e as preferências da sociedade, de determinados setores sociais, das famílias, dos grupos políticos, etc.”.Cabe destacar que o currículo é um espaço onde se travam lutas do tipo: “corporativas, políticas, econômicas, religiosas, de identidade, culturais etc.” 

SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, J. G. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 24.

Com base no conceito de currículo e suas especificidades, observe as afirmativas a seguir.
I. O currículo relacionado ao sistema educativo pressupõe um olhar que negligencia o interesse nas práticas, tanto políticas quanto administrativas, e nos aspectos estruturais e organizacionais, assim como na contribuição de ideias provenientes de sujeitos com diferentes perspectivas.
II. O currículo é visto não só como elemento de articulação entre a cultura e a sociedade em sua exterioridade, mas como um elo entre a cultura dos sujeitos sociais e as chances de conhecer, comunicar-se e expressar-se, opostamente ao isolamento da ignorância.
III. O currículo é considerado como o conjunto de eventos e ações realizados na escola, bem como o conteúdo cultural difundido por ela. É elaborado com base nos resultados que tais conhecimentos podem oferecer aos educandos.
Está correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada: d.
II e III, apenas.
Respostas:

a.I, apenas.
b.I e II, apenas.
c.II, apenas.
d.II e III, apenas.
e.III, apenas.
Comentário da resposta: JUSTIFICATIVA

A afirmativa I está incorreta, pois o conceito de currículo vinculado ao sistema educativo, na visão do autor, está atrelado a um olhar que demonstre interesse e desejo de conhecer mais profundamente as distintas práticas político-administrativas que circundam o sistema educacional nos mais variados aspectos: estruturais, organizacionais, importando a contribuição de ideias diversificadas obtidas de sujeitos com posicionamentos singulares.
A afirmativa II está correta, porque o currículo representa e reflete a sociedade, vinculando-se à cultura existente. Ele contribui para a transformação do ser humano, por meio do direito de expressão e de posicionamento crítico, ou para a permanência das relações de poder, mantendo as desigualdades sociais.
A afirmativa III está correta, pois o currículo é ação, é prática, logo, resume-se a tudo o que ocorre no espaço escolar. Abrange, ainda, o conteúdo cultural transmitido na escola e suas implicações, já que reflete as ideologias e as relações de poder mais diversificadas no público-alvo: o alunado.

• Pergunta 2
5 em 5 pontos

 Por conta do cruzamento de dimensões, conflitos e realidades que se manifestam no estudo do currículo, ele é considerado um importante campo de pesquisa. Nesse debate, encontramos diversas linhas de trabalho fundamentais. 

Considerando essas linhas de trabalho, avalie as descrições a seguir e correlacione-as adequadamente aos termos ou ferramentas às quais se referem.

1 — Sociologia do currículo
2 — História do currículo
3 — Críticas à racionalidade moderna

I — Acompanha o curso da configuração do que entendemos como matérias de estudo.
II — Evidencia suas carências e a ocultação de culturas, públicos e relatos ignorados.
III — Discute os valores implícitos nos currículos dominantes.

Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação:
Resposta Selecionada: b.1-III; 2-I; 3-II.

Respostas:

a.1-I; 2-II; 3-III.
b.1-III; 2-I; 3-II.

c.1-III; 2-II; 3-I.
d.1-I; 2-III; 3-II.
e.1-II; 2-I; 3-III.
Comentário da resposta: JUSTIFICATIVA
Devido ao cruzamento de dimensões, conflitos e realidades que se manifestam no estudo do currículo, ele é um importante campo de pesquisa. Nesse sentido, encontramos diversas linhas de trabalho fundamentais. O termo 1 (sociologia do currículo) corresponde à sentença III, pois ela discute os valores implícitos nos currículos dominantes. Já o termo 2 (história do currículo) está relacionado à sentença I, porque ela começa a acompanhar o curso da configuração do que entendemos como matérias de estudo. Por fim, o termo 3 (críticas à racionalidade moderna) corresponde à sentença II, que tem evidenciado suas carências e a ocultação de culturas, públicos e relatos ignorados.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *