Semana 4 – Exercício de apoio UNIVESP TEORIAS DO CURRICULO

Pergunta 1

Paulo Freire defende uma pedagogia libertadora com o intuito de contribuir:

a. na formação de uma sociedade preparada para a reprodução de tarefas.

b. na formação de cidadãos preparados para o mundo do trabalho.

c. para a aceitação da organização social.

d. para a compreensão do mundo, o que implica na sua análise crítica.

Pergunta 2

Assinale a alternativa que não apresenta uma crítica ao currículo tradicional:

a. É um instrumento para perpetuar e reforçar as lógicas existentes de raça, gênero e classe.

b. É um instrumento que equipara os conhecimentos das culturas dominante e dominada.

c. É uma proposta segregacionista.

d. É um dispositivo que veicula saberes instrumentais.

Pergunta 3

Com relação às ideias de Saviani, é correto afirmar que a pedagogia histórico-crítica:

a. Defende a apropriação crítica dos conhecimentos sistematizados.

b. Apregoa as vantagens do senso comum sobre os conhecimentos sistematizados.

c. Compreende a escola como espaço de disseminação da cultura popular.

d. Visa à formação voltada para a execução de tarefas de alto nível.

Pergunta 4

O movimento de reconceptualização que influenciou a teoria curricular deveu-se, principalmente, à emergência:

a. Das teorias críticas.

b. Do pragmatismo.

c. Do neoliberalismo.

d. Do construtivismo.

Pergunta 5

Uma teoria curricular exerce o seu papel crítico no momento em que é:

a. Utilizada para descontruir a lógica curricular.

b. Utilizada para avaliar a eficácia de um currículo.

c. Empregada para substituir um currículo por outro mais adequado.

d. Mobilizada para analisar os pontos fortes e fracos de um currículo.

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