Pergunta 1
Paulo Freire defende uma pedagogia libertadora com o intuito de contribuir:
a. na formação de uma sociedade preparada para a reprodução de tarefas.
b. na formação de cidadãos preparados para o mundo do trabalho.
c. para a aceitação da organização social.
d. para a compreensão do mundo, o que implica na sua análise crítica.
Pergunta 2
Assinale a alternativa que não apresenta uma crítica ao currículo tradicional:
a. É um instrumento para perpetuar e reforçar as lógicas existentes de raça, gênero e classe.
b. É um instrumento que equipara os conhecimentos das culturas dominante e dominada.
c. É uma proposta segregacionista.
d. É um dispositivo que veicula saberes instrumentais.
Pergunta 3
Com relação às ideias de Saviani, é correto afirmar que a pedagogia histórico-crítica:
a. Defende a apropriação crítica dos conhecimentos sistematizados.
b. Apregoa as vantagens do senso comum sobre os conhecimentos sistematizados.
c. Compreende a escola como espaço de disseminação da cultura popular.
d. Visa à formação voltada para a execução de tarefas de alto nível.
Pergunta 4
O movimento de reconceptualização que influenciou a teoria curricular deveu-se, principalmente, à emergência:
a. Das teorias críticas.
b. Do pragmatismo.
c. Do neoliberalismo.
d. Do construtivismo.
Pergunta 5
Uma teoria curricular exerce o seu papel crítico no momento em que é:
a. Utilizada para descontruir a lógica curricular.
b. Utilizada para avaliar a eficácia de um currículo.
c. Empregada para substituir um currículo por outro mais adequado.
d. Mobilizada para analisar os pontos fortes e fracos de um currículo.
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