PERGUNTA 1
- Leia o trecho a seguir.
“Dizer que ‘currículo é a vida da escola’, ‘tudo que acontece no convívio escolar’, ‘currículo é também o grau de limpeza dos corredores da escola’, ou mesmo reduzi-lo ao argumento da mercadorização, como num escrito de uma prova de seleção de mestrado onde se dizia ‘currículo é o segredo e a alma do negócio promissor da educação’, é aceitar perspectivas equivocadas, niilistas ou mercantilizadas. Neste cenário de equívocos, vieses não elucidativos e reduções, em muitos momentos, currículo é mercado ou é tudo e nada” (MACEDO, 2012, p. 17-18).
MACEDO, R. S. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
Com base no enunciado, assinale a alternativa correta a seguir.
a. Em seu método, Paulo Freire considerava dispensável ter especialistas responsáveis pelo desenvolvimento do currículo.
b. É papel dos especialistas desenvolver temas significativos para a composição do currículo, preconiza Paulo Freire.
c. Segundo Paulo Freire, a cultura pode ser definida a partir de um critério estético ou filosófico.
d. Paulo Freire descarta a possibilidade de os conteúdos serem escolhidos pelos professores em parceria com os alunos.
e. A perspectiva curricular defendida por Paulo Freire não tem relação com uma visão epistemológica da educação.
2,5 pontos
PERGUNTA 2
- Em seu livro Pedagogia do oprimido, Freire fornece instruções detalhadas de como desenvolver um currículo que expresse sua concepção de educação problematizadora.
Sobre o método sugerido por Paulo Freire, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I. Freire sugeriu estudos sobre os aprendizes relacionados à vida ocupacional adulta, apontando a opinião dos especialistas como fonte para o desenvolvimento de objetivos educacionais.
PORQUE
II. Paulo Freire não nega o papel dos especialistas, que, interdisciplinarmente, devem organizar os temas significativos que vão constituir o conteúdo programático em unidades programáticas.
Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:
a. A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
b. As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c. As duas asserções são falsas.
d. A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
e. As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
2,5 pontos
PERGUNTA 3
- O filósofo Paulo Freire, com a intenção de substituir a concepção de educação bancária, que ele critica, desenvolveu o conceito de educação problematizadora, que apresenta em sua base uma compreensão extremamente diferente do que significa “conhecer”.
Levando em consideração a perspectiva de Freire sobre o conhecimento, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.
I. ( ) Para Freire, conhecimento é sempre conhecimento de alguma coisa, ou seja, não é possível separar o ato de conhecer daquilo que se conhece.
II. ( ) O conhecimento, para Paulo Freire, é sempre “intencionado”, pois ele sempre está dirigido para alguma coisa.
III. ( ) Freire concebe o conhecimento como estreitamente relacionado com suas formas de representação no texto e no discurso.
IV. ( ) O ato de conhecer, para Freire, envolve intersubjetividade e intercomunicação, sendo que esta última é mediada pelos objetos a serem conhecidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a. F – V – V – V.
b. V – V – F – V.
c. V – V – V – V.
d. F – F – F – V.
e. V – F – V – F.
2,5 pontos
PERGUNTA 4
- Leia o trecho a seguir.
“Neste sentido, a pedagogia de Saviani aparece como a única, dentre as pedagogias críticas, a deixar de ver qualquer conexão intrínseca entre conhecimento e poder. A análise de Saviani não se alinha nem mesmo com as análises marxistas, dominantes na época, que enfatizavam o caráter necessariamente distorcido – ideológico – do conhecimento, de modo geral, e do conhecimento escolar, de modo particular” (SILVA, 1999, p. 63).
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Com base no enunciado e no que foi estudado, julgue se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.
I. ( ) Para Saviani, as teorias não críticas partem da ideia de que a educação não exerce poder sobre a sociedade.
II. ( ) As teorias não críticas são assim chamadas porque não reconhecem os limites da educação.
III. ( ) As teorias críticas são aquelas que mostram os limites das teorias não críticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a. V, V, F
b. V, F, V.
c. V, F, F.
d. F, V, V.
e. F, F, V.
PERGUNTA 1
- No início dos anos 1980, o predomínio de Paulo Freire no campo educacional brasileiro foi contestado pela “pedagogia histórico-crítica”, também chamada de “pedagogia crítico-social dos conteúdos”, desenvolvida por Dermeval Saviani.
Com relação à teorização de Saviani, avalie as afirmativas a seguir:
I. Para Saviani, uma prática educacional que não consegue se distinguir da política perde sua especificidade.
II. Saviani critica as pedagogias ativas mais liberais, enquanto compactua com a pedagogia libertadora freireana.
III. A pedagogia de Saviani é a única, dentre as pedagogias críticas, que deixa de ver uma conexão intrínseca entre conhecimento e poder.
IV. A análise de Saviani se alinha com as análises marxistas, que enfatizavam o caráter ideológico do conhecimento.
Está correto o que se afirma em:
a. II, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I, II, III e IV.
d. I e III, apenas.
e. I, II e IV, apenas.
2,5 pontos
PERGUNTA 2
- Leia o trecho a seguir.
“O ato de conhecer não é, entretanto, para Freire, um ato isolado, individual. Conhecer envolve intercomunicação, intersubjetividade. Essa intercomunicação é mediada pelos objetos a serem conhecidos” (SILVA, 1999, p. 59).
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Considerando as ideias sobre currículo defendidas por Tyler e Freire, correlacione corretamente os termos e conceitos a seguir.
1 – Tyler.
2 – Freire.
I – Desenvolveu estudos sobre os sujeitos aprendentes e os objetivos educacionais.
II – Para esse teórico, a experiência dos educandos serve de base para a construção dos conteúdos curriculares.
III – Segundo esse teórico, os especialistas devem organizar os conteúdos em unidades programáticas, de forma interdisciplinar.
IV – A visão de especialistas sobre as disciplinas foi utilizada como fonte para os estudos desenvolvidos por esse teórico acerca dos objetivos educacionais.
Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação:
a. 1-II; 2-I; 1-III; 2-IV.
b. 1-I; 2-II; 1-IV; 2-III.
c. 1-III; 2-IV; 1-I; 2-II.
d. 1-I; 2-II; 1-III; 2-IV.
e. 1-IV; 2-II; 1-III; 2-I.
2,5 pontos
2,5 pontos
PERGUNTA 4
- Leia o trecho a seguir.
“Parece evidente que Paulo Freire não desenvolveu uma teorização específica sobre currículo. Em sua obra, entretanto, como ocorre com outras teorias pedagógicas, ele discute questões que estão relacionadas com aquelas que comumente estão associadas com teorias mais propriamente curriculares” (SILVA, 1999, p. 57).
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Com base no enunciado, julgue se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.
I. ( ) A teorização que Paulo Freire defende não é claramente pedagógica.
II. ( ) Paulo Freire critica o currículo por este ter sua essência marcada por um modelo de “educação bancária”.
III. ( ) No modelo de “educação bancária”, segundo Paulo Freire, o conhecimento se assemelha ao ato de depósito bancário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a. F, V, V.
b. V, F, F.
c. F, F, V.
d. V, V, F.
e. V, F, V.
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