Pergunta 1
O Manifesto dos Pioneiros da educação, que veio a público em 1932, era um documento em favor de ideias escolanovistas e da educação. Foi redigido e assinado (endossado) por educadores e educadoras. Logo, nele, houve uma abordagem relativa aos professores.
Com relação ao enunciado acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Na verdade, o manifesto não alude à questão do papel dos professores.
II. O manifesto se refere à formação de professores em termos de ideário estadonovista e alinhado à pedagogia do III Reich.
III. O manifesto se refere à formação de professores em termos de um assunto com importância mínima, tendo em vista que o foco da pedagogia ali manifesta manter seu foco no estudante e não no docente.
IV. O manifesto se refere à formação de professores em termos de destaque.
É correto que se afirma em:
a. | I e II, apenas. | |
b. | IV, apenas. | |
c. | II e IV, apenas. | |
d. | I, II e III, apenas. | |
e. | III e IV, apenas. |
2,5 pontos
Pergunta 2
- Conforme Almeida (1998), no Estado de Pernambuco, no período do Estado Novo, estabeleceu-se uma visão instrumental da educação, isto é, ela passa a ser também utilizada para atender a um projeto de poder. Com isto, ela era vista e usada como uma espécie de aparelho ideológico do Estado e, com esse perfil, endossada em âmbito nacional, pelo Estado Novo.
ALMEIDA, M. das G. A. A. de. Estado Novo: Projeto Político-Pedagógico e a construção do saber. Revista Brasileira de História, [s. l.], v. 18, n. 36, 1998.
Considerando o fragmento acima, de Almeida (1998), assinale a alternativa que indica corretamente como o discurso oficial retratava a educação.
a. | O discurso oficial apoiava a neutralidade da educação, apontando para um ensino não partidário. | |
b. | O discurso oficial negava a neutralidade da educação, apontando para um ensino partidário, reprodutor da ideologia vigente. | |
c. | O discurso oficial negava a utilidade da educação, vendo-a como subversiva e contrária à ordem na sociedade. | |
d. | O discurso oficial se mostrava imparcial em relação à educação, encarando-a como instrumento necessário ao desenvolvimento do país. | |
e. | O discurso oficial incentivava a neutralidade da educação, ainda que fosse contrário à ideologia vigente. |
2,5 pontos
Pergunta 3
- De acordo com Almeida (1998), no Estado Novo, houve um discurso que privilegiava a educação como uma espécie de estratégia do governo para erradicar focos de resistência à ideologia autoritária do período. Esse viés foi percebido, inclusive, tanto na imprensa secular quanto na religiosa.
ALMEIDA, M. das G. A. A. de. Estado Novo: Projeto Político-Pedagógico e a construção do saber. Revista Brasileira de História, [s. l.], v. 18, n. 36, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/NwtqF73gWsGpHq7vR4PhGtN/?lang=pt. Acesso em: 3 out. 2022.
Considerando o fragmento acima, de Almeida (1998), assinale a alternativa que indica corretamente a expectativa em torno da educação alinhada ao Estado Novo.
a. | A educação era vista como desnecessária por fomentar ideias contrárias ao Estado. | |
b. | Na educação residia a noção de que o Estado Novo era antagônico a um regime de governo autoritário. | |
c. | Não se compreendia a educação de forma instrumental, ou seja, como um mecanismo que preparava as pessoas para a vida profissional. | |
d. | A educação era entendida como um instrumento ideológico do Estado. | |
e. | A educação era entendida como uma ciência obsoleta e, até mesmo, desnecessária na sociedade da época. |
2,5 pontos
Pergunta 4
- No governo absolutista de Vargas, a conjectura educacional fazia emergir características bolchevistas, que era estereotipado pela desordem. Vale a pena salientar que o bolchevismo foi um movimento social que eclodiu a partir da Revolução Russa em 1917, com ideais marxistas, mas com propósitos divergentes da ideia original de Marx. Assim, surgiu uma ordem educativa forte e conservadora, em desencontro ao ideal revolucionário bolchevista.
Sobre as características instituídas pelo governo Vargas de uma educação avessa ao ideal totalitário bochevista, assinale a alternativa correta.
a. | Continha convicções libertárias e autônomas, o que ia em acordo ao seu sistema totalitário. | |
b. | Culminava com um espírito ateu, anárquico e cosmopolita da liberal democracia brasileira. | |
c. | A educação detinha parâmetros harmônicos, equilibrados e empáticos em prol da liberdade educativa. (ERRADA) | |
d. | Era baseada na pedagogia da autonomia de Paulo Freire, uma vez que era a favor da liberdade educacional. | |
e. | Continha menções revolucionárias para instituir o ato propriamente educativo, pautado no aluno. |
Pergunta 1
- Considere o trecho a seguir.
“A sustentação de um clima de insegurança, terror e violência assegurava a implantação de uma situação de fato: exonerações e aposentadorias forçadas transformaram-se em instrumentos de punição e armas de combate contra aqueles que eram apontados como representantes da pedagogia da desordem” (ALMEIDA, 1998, [s. p.]).
ALMEIDA, M. das G. A. A. de. Estado Novo: Projeto Político-Pedagógico e a construção do saber. Revista Brasileira de História,[s. l.], v. 18, n. 36, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/NwtqF73gWsGpHq7vR4PhGtN/?lang=pt. Acesso em: 3 out. 2022.
Considerando o fragmento acima, de Almeida (1998), assinale a alternativa que explicita corretamente o que era essa “pedagogia da desordem”.
a. | Era um modelo de ensino que se alinhava à postura autoritária do governo na Era Vargas. | |
b. | Era aquele ideal de educação neutro, que não necessariamente privilegiava o Estado. | |
c. | Era aquela pedagogia que buscava privilegiar o controle da educação pelo Estado. | |
d. | Era aquela pedagogia que fazia apologia ao paradigma pedagógico do III Reich. | |
e. | Era uma pedagogia que legitimava o Estado Novo, visando dar suporte ideológico a ele. |
2,5 pontos
Pergunta 2
- O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, trouxe inúmeros benefícios para a discussão da educação em níveis atuais no Brasil. Tais anteparos possibilitaram a criação, por exemplo, da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 9394/96. Contudo passaram por processos de debates educacionais que exigiam uma melhoria no sistema de educação brasileiro (BRASIL, 1996).
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República: 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 mar. 2023.
Sobre esse contexto, assinale a alternativa que lista as principais características da Educação Nova, proporcionada pela luta do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932.
a. | Participação e afetividade. | |
b. | Economia e evasão. | |
c. | Pessimismo e eficácia. | |
d. | Resultado e empatia. | |
e. | Gratuidade e obrigatoriedade. |
2,5 pontos
Pergunta 3
- O fascismo perpetrou no Brasil por meio de ideias arraigadas no regime ditatorial de Benito Mussolini na Itália, um ditador que estabeleceu parâmetros autoritários de governança. A educação, consequentemente, é fonte motriz para estabelecer condições sine qua non de doutrinas que objetivam a massificação da conduta de corpos de sujeitos que ficam facilmente manipuláveis.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa que descreve o propósito do estabelecimento de um regime fascista frente ao avanço educacional brasileiro na década de 1930.
a. | Fazer com que se possa construir políticas públicas voltadas ao pensamento libertário. | |
b. | O intento seria conceber a liberdade reflexiva das pessoas, versando sua autonomia. | |
c. | Construir um ideal de educação voltado para a consciência sociológica e filosófica dos sujeitos. | |
d. | Propor resistências contra regimes de governo autoritários, contidos no viés freiriano. | |
e. | O objetivo era o estabelecimento de diretrizes para forjar mentalidades doutrinadas. |
2,5 pontos
Pergunta 4
O Manifesto dos Pioneiros da educação, que veio a público em 1932, era um documento em favor de ideias escolanovistas e da educação. Foi redigido e assinado (endossado) por educadores e educadoras. Logo, nele, houve uma abordagem relativa aos professores.
Com relação ao enunciado acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Na verdade, o manifesto não alude à questão do papel dos professores.
II. O manifesto se refere à formação de professores em termos de ideário estadonovista e alinhado à pedagogia do III Reich.
III. O manifesto se refere à formação de professores em termos de um assunto com importância mínima, tendo em vista que o foco da pedagogia ali manifesta manter seu foco no estudante e não no docente.
IV. O manifesto se refere à formação de professores em termos de destaque.
É correto que se afirma em:
a. | IV, apenas. | |
b. | I, II e III, apenas. | |
c. | I e II, apenas. | |
d. | III e IV, apenas. | |
e. | II e IV, apenas. |
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