Vamos fazer uma análise:

Lembra as dez competências gerais da BNCC (reveja a semana 3 para relembrar), que orientam a educação básica no Brasil? Elas abrangem o conhecimento, as habilidades socioemocionais e a cultura digital. O “Projeto Horta” pode ser projetado para tocar em várias dessas competências, como o pensamento científico, crítico e criativo (Competência 2), trabalho e projeto de vida (Competência 5), cultura digital (Competência 5), e argumentação baseada em fatos e dados (Competência 7).

Integração com os Objetivos da BNCC:

  1. Interdisciplinaridade: A BNCC enfatiza a interdisciplinaridade e a aplicação do conhecimento em contextos diversos. O “Projeto Horta” serve como uma plataforma ideal para integrar disciplinas como Ciências, onde os alunos aprendem sobre fotossíntese, tipos de solo e biodiversidade; Matemática, por meio do cálculo de perímetros para canteiros ou a proporção de sementes; Língua Portuguesa, com a prática de leitura e escrita ao pesquisar sobre plantas e redigir relatórios; e até Educação Física, considerando o aspecto físico do cultivo.
  2. Consciência Ambiental e Sustentabilidade: A BNCC promove a educação para a sustentabilidade e o entendimento de questões globais. O projeto se alinha a essa visão ao ensinar sobre práticas sustentáveis de cultivo, a importância da biodiversidade e como pequenas ações podem contribuir para a conservação ambiental. Isso reflete a Competência 8, que fala sobre autoconhecimento e autocuidado, e a Competência 9, que se concentra no exercício da cidadania de maneira ética e responsável.
  3. Habilidades Socioemocionais: A colaboração, comunicação, resolução de conflitos e liderança são habilidades essenciais promovidas pela BNCC. O “Projeto Horta” proporciona um ambiente onde os alunos podem desenvolver essas habilidades trabalhando em equipe, negociando espaços, responsabilidades e compartilhando sucessos e desafios.
  4. Saúde e Bem-estar: O projeto aborda a educação nutricional e alimentar, incentivando hábitos alimentares saudáveis. A horta escolar se torna uma fonte de alimentos que, após a colheita, são higienizados com a ajuda das cozinheiras da escola e degustados pelos alunos. Isso favorece a valorização de uma alimentação natural e saudável.

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