Pergunta 1
- O trabalho em projetos é uma metodologia ativa que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem. Diferente das abordagens tradicionais, em que o conhecimento é transmitido de forma linear pelo educador, o trabalho por projetos envolve uma organização intencional de atividades pedagógicas (Telles, 2024).
TELLES, Simone. Métodos e caminhos para atingir objetivos educacionais. UNIVESP, 2024.
Com relação a este tema e à aplicação prática do trabalho em projetos, observe as afirmativas a seguir:
I. O trabalho em projetos incentiva os alunos a explorar questões reais e complexas, promovendo investigação e criatividade no processo de aprendizagem.
II. Os alunos assumem um papel ativo na construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração.
III. A organização intencional das atividades pedagógicas visa atingir objetivos de aprendizagem específicos, diferentemente da abordagem linear das metodologias tradicionais.
IV. O trabalho em projetos culmina em um produto final, como o sucesso de uma feira de ciências, onde os alunos demonstram protagonismo e responsabilidade.
Está correto o que se afirma em:
a. | I, II, III e IV. | |
b. | II e III, apenas. | |
c. | I, II e III, apenas. | |
d. | I, apenas. | |
e. | I e II, apenas. |
1,25 pontos
Pergunta 2
- A interdisciplinaridade é uma estratégia que permite conectar diferentes áreas do conhecimento, promovendo aprendizagem mais holística e significativa, e é uma grande tendência na educação, pois, na vida real, não podemos separar os problemas a serem solucionados em áreas do conhecimento (Telles, 2024).
TELLES, Simone. Métodos e caminhos para atingir objetivos educacionais. UNIVESP, 2024.
Com relação a este tema e à aplicação prática da interdisciplinaridade no currículo, observe as afirmativas a seguir:
I. A identificação de temas integradores permite que os alunos desenvolvam projetos que conectem diferentes disciplinas, facilitando a aplicação do conhecimento em situações reais.
II. A colaboração entre professores de diferentes áreas é essencial para criar um planejamento curricular que reflita a integração transversal dos conteúdos, promovendo uma abordagem mais coesa e significativa.
III. As avaliações integradas devem focar exclusivamente no conteúdo específico de cada disciplina, sem considerar a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento de maneira interdisciplinar.
Está correto o que se afirma em:
a. | II e III, apenas. | |
b. | I, apenas. | |
c. | I e II, apenas. | |
d. | I e III, apenas. | |
e. | I, II e III. |
1,25 pontos
Pergunta 3
- A sequência didática é uma ferramenta poderosa no arsenal pedagógico, servindo como uma estrutura organizada de atividades educacionais meticulosamente planejadas para alcançar objetivos de aprendizagem bem definidos que auxiliam todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem (Telles, 2024).
TELLES, Simone. Métodos e caminhos para atingir objetivos educacionais. UNIVESP, 2024.
Com relação a este tema e à aplicação prática da sequência didática, observe as afirmativas a seguir:
I. A sequência didática organiza atividades educacionais de forma estruturada e progressiva, facilitando a aquisição de conhecimento de maneira significativa.
II. Cada atividade em uma sequência didática é planejada para construir sobre a anterior, preparando os alunos para enfrentar desafios mais complexos.
III. A sequência didática é eficaz no desenvolvimento de competências variadas, incluindo habilidades linguísticas, cognitivas e sociais, através de atividades planejadas e intencionais.
IV. Em uma sequência didática focada na análise literária, os alunos progridem de compreensão leitora básica para análises complexas, desenvolvendo habilidades de interpretação e uso de linguagem figurativa.
Está correto o que se afirma em:
a. | I, II, III e IV. | |
b. | I, II e IV, apenas. | |
c. | II e III, apenas. | |
d. | I e II, apenas. | |
e. | I, II e III, apenas. |
1,25 pontos
Pergunta 4
- Os elementos do planejamento curricular são fundamentais para a organização e execução eficaz do ensino. Eles incluem a definição de objetivos educacionais claros, a seleção e organização dos conteúdos a serem abordados, a escolha de metodologias de ensino apropriadas, a avaliação contínua do progresso dos alunos e a adaptação das estratégias pedagógicas conforme necessário.
Os elementos do planejamento curricular são fundamentais para a organização e execução eficaz do ensino.
Associe corretamente os elementos do planejamento curricular às suas descrições. Considere que nem todos os itens das colunas podem possuir associação ou podem possuir mais de uma correlação.
Elementos: | Descrições: |
1. Objetivos | A) Determinam o que se espera que os alunos aprendam ao final do processo educativo. |
2. Conteúdos | B) Incluem os conhecimentos, habilidades e atitudes que serão abordados no ensino. |
3. Métodos | C) Referem-se às estratégias e técnicas utilizadas para ensinar os conteúdos. |
4. Avaliação | D) Medem o progresso e o sucesso dos alunos em alcançar os objetivos educacionais. |
Assinale a alternativa que contém a associação correta:
a. | 1-C; 2-D; 3-A; 4-B | |
b. | 1-A; 2-B; 3-C; 4-D | |
c. | 1-A; 2-D; 3-C; 4-B | |
d. | 1-D; 2-C; 3-B; 4-A | |
e. | 1-B; 2-A; 3-D; 4-C |
1,25 pontos
Pergunta 5
- O planejamento curricular progressivo deve estar em harmonia com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (2018), o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e, no caso de escolas no estado de São Paulo, o Currículo Paulista (2019). Esses documentos oficiais são fundamentais para garantir que o currículo atenda às exigências legais e às expectativas sociais, promovendo uma educação de qualidade e relevante. Com base no conteúdo estudado, associe corretamente os aspectos do desenvolvimento curricular aos princípios apresentados.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: uma construção colaborativa. São Paulo, 2019.
Associe os aspectos do desenvolvimento curricular aos princípios que devem ser refletidos no planejamento, conforme detalhado no material base.
Aspectos do Desenvolvimento Curricular: | Princípios a Serem Refletidos: |
I. Definição de Objetivos Educacionais | A. Estabelecer continuidade coerente com os ciclos educacionais anteriores e posteriores, garantindo progressão suave no desenvolvimento educacional dos alunos. |
II. Mapeamento de Conteúdos | B. Refletir os princípios e valores expressos no PPP da escola, alinhando-se às visões e metas específicas da comunidade educacional. |
III. Seleção de Metodologias de Ensino | C. Compreender as competências gerais que devem ser desenvolvidas em todos os alunos, assim como as habilidades e atitudes específicas de cada área do conhecimento. |
IV. Integração de Avaliações Formativas e Processuais | D. Promover a aprendizagem ativa e a construção do conhecimento dos alunos por meio de métodos como projetos e estudos de caso. |
V. Coerência e Continuidade | E. Fornecer feedback essencial para alunos e professores, acompanhando o progresso dos alunos e ajustando estratégias de ensino conforme necessário. |
Assinale a alternativa que contém a associação correta:
a. | I-B; II-A; III-E; IV-C; V-D. | |
b. | I-C; II-B; III-D; IV-E; V-A. | |
c. | I-D; II-E; III-A; IV-C; V-B. | |
d. | I-E; II-D; III-C; IV-B; V-A. | |
e. | I-A; II-C; III-B; IV-D; V-E. |
1,25 pontos
Pergunta 6
- O trabalho com projetos é uma abordagem educacional que envolve atividades que visam o desenvolvimento de diversas competências nos alunos. Essa metodologia promove a participação ativa dos estudantes e incentiva a integração de diferentes habilidades e conhecimentos durante a execução das tarefas propostas (Telles, 2024).
TELLES, Simone. Métodos e caminhos para atingir objetivos educacionais. UNIVESP, 2024.
Com relação a este tema, quais são alguns dos principais benefícios do trabalho com projetos no desenvolvimento de competências dos alunos?
a. | A abordagem por projetos foca em várias áreas do desenvolvimento dos alunos, como habilidades de leitura, escrita e colaboração, além de incentivar a aplicação prática do conhecimento em situações diversas. | |
b. | O trabalho com projetos permite que os alunos desenvolvam habilidades linguísticas e sociais ao realizar pesquisas e colaborar em equipe, embora não se concentre na aplicação prática do conhecimento em novos contextos. | |
c. | Projetos são uma metodologia ativa que desenvolve competências variadas, como leitura, escrita, análise de informações e habilidades interpessoais, permitindo que os alunos apliquem o conhecimento adquirido em contextos reais e desafiadores. | |
d. | A metodologia de projetos apoia o desenvolvimento de competências individuais e sociais, integrando diversas disciplinas e promovendo a colaboração entre os alunos durante a realização das atividades. | |
e. | Trabalhar com projetos permite que os alunos pratiquem leitura, escrita e fala, concentrando-se no desenvolvimento acadêmico e limitando a integração de habilidades cognitivas e colaboração em atividades práticas. |
1,25 pontos
Pergunta 7
- O currículo vai muito além de uma lista de disciplinas ou conteúdos que devem ser ensinados ao longo do ano letivo. No contexto educacional moderno, ele orienta o ‘que’, o ‘como’ e ‘o porquê’ ensinamos, incluindo os objetivos de aprendizagem, as metodologias de ensino, as formas de avaliação e as experiências que contribuem para o desenvolvimento integral do aluno (Telles, 2024).
TELLES, Simone. Métodos e caminhos para atingir objetivos educacionais. UNIVESP, 2024.
Com base no trecho acima, qual das seguintes afirmações reflete de forma mais abrangente o conceito de currículo conforme discutido no material?
a. | O currículo é essencialmente um guia burocrático para a organização dos conteúdos disciplinares, sem impacto direto no desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos. | |
b. | O currículo integra objetivos de aprendizagem, métodos de ensino, formas de avaliação e experiências educativas, oferecendo uma abordagem holística e articulada para o desenvolvimento integral do aluno. | |
c. | O currículo visa principalmente a memorização de conteúdos específicos, sem preocupação com a aplicação prática ou interdisciplinaridade dos conhecimentos. | |
d. | O currículo é um documento estático que não considera as mudanças nas diretrizes educacionais ou as necessidades emergentes dos alunos e da sociedade. | |
e. | O currículo concentra-se exclusivamente nos conteúdos programáticos de cada disciplina, negligenciando a importância das metodologias de ensino e da avaliação contínua. |
1,25 pontos
Pergunta 8
- A aprendizagem significativa ocorre de diferentes formas, em especial na busca por uma intermitente forma de adquirir conhecimentos mediante o saber prévio. Esse processo facilita a compreensão e retenção do conteúdo, proporcionando uma aprendizagem mais profunda e duradoura (Telles, 2024).
TELLES, Simone. Métodos e caminhos para atingir objetivos educacionais. UNIVESP, 2024.
Com relação à aplicação desse conceito na prática educativa, qual das seguintes alternativas reflete de forma mais abrangente essa implementação?
a. | Concentrar-se em atividades práticas, aplicando os conceitos diretamente e valorizando a prática evitando fazer uma referência direta ao conhecimento teórico já estabelecido nos alunos pois caracteriza uma nova visão. | |
b. | Implementar estratégias de ensino baseadas na repetição constante de informações, assumindo que a repetição contínua é suficiente para a consolidação do conhecimento sem a necessidade de ligação com conhecimentos prévios. | |
c. | Estruturar um currículo que permita a construção contínua de conhecimento, integrando novos conceitos aos conhecimentos anteriores dos alunos, facilitando uma conexão lógica e contextualizada entre os conteúdos. | |
d. | Desenvolver estratégias que focam na memorização de informações, permitindo que os alunos acumulem dados de forma segmentada, sem necessidade de estabelecer ligações entre os diferentes conceitos. | |
e. | Adotar métodos de ensino que abordem novos conteúdos de maneira independente, tratando cada conteúdo como uma unidade separada e sem conexão direta com os conhecimentos prévios dos alunos. |
SEGUNDA TENTATIVA
Pergunta 2
- Os componentes do planejamento curricular incluem a definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de métodos e estratégias de ensino e avaliação. Cada um desses componentes desempenha um papel crucial na estruturação e execução de um currículo eficaz.
Com relação a este tema, observe as afirmativas a seguir:- A definição de objetivos direciona o ensino, estabelecendo metas claras e mensuráveis para o processo educativo.
- A seleção de conteúdos deve considerar as necessidades e interesses dos alunos para tornar o ensino relevante e engajador.
- A escolha de métodos e estratégias de ensino deve levar em conta o contexto escolar e os recursos disponíveis para garantir a eficácia das atividades planejadas.
- A avaliação deve ser contínua e formativa, proporcionando feedback para alunos e professores e ajustando o ensino conforme necessário.
Está correto o que se afirma em:
a. | I e II, apenas. | |
b. | I, apenas. | |
c. | II e III, apenas. | |
d. | I, II, III e IV. | |
e. | I, II e III, apenas. |
1,25 pontos
Pergunta 3
- A interdisciplinaridade é uma estratégia que permite conectar diferentes áreas do conhecimento, promovendo aprendizagem mais holística e significativa, e é uma grande tendência na educação, pois, na vida real, não podemos separar os problemas a serem solucionados em áreas do conhecimento (Telles, 2024).
TELLES, Simone. Métodos e caminhos para atingir objetivos educacionais. UNIVESP, 2024.
Com relação a este tema e à aplicação prática da interdisciplinaridade no currículo, observe as afirmativas a seguir:
I. A identificação de temas integradores permite que os alunos desenvolvam projetos que conectem diferentes disciplinas, facilitando a aplicação do conhecimento em situações reais.
II. A colaboração entre professores de diferentes áreas é essencial para criar um planejamento curricular que reflita a integração transversal dos conteúdos, promovendo uma abordagem mais coesa e significativa.
III. As avaliações integradas devem focar exclusivamente no conteúdo específico de cada disciplina, sem considerar a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento de maneira interdisciplinar.
Está correto o que se afirma em:
a. | I e III, apenas. | |
b. | I, II e III. | |
c. | I, apenas. | |
d. | II e III, apenas. | |
e. | I e II, apenas. |
1,25 pontos
Pergunta 4
- O planejamento curricular é uma prática fundamental no contexto educacional, sendo essencial para diversos processos. Este processo sistemático garante que o ensino seja direcionado e eficaz, promovendo uma educação de qualidade e alinhada às diretrizes curriculares estabelecidas.
Com base no trecho acima, qual das seguintes opções melhor descreve o propósito do planejamento curricular?
a. | Organizar e orientar o processo de ensino de forma estruturada e contínua, visando alcançar os objetivos educacionais estabelecidos. | |
b. | Permitir que os professores optem por realizar ou não o planejamento, de acordo com suas preferências pessoais. | |
c. | Facilitar a implementação de atividades escolares improvisadas para atender às necessidades imediatas dos alunos. | |
d. | Garantir que os formulários administrativos sejam devidamente preenchidos e entregues à secretaria escolar. | |
e. | Focar exclusivamente na memorização de conteúdos pelos alunos para melhorar seu desempenho em avaliações. |
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