AVALIATIVA SEMANA 5 UNIVESP ESCOLA E CULTURA

Pergunta 2

  1. Leia o trecho a seguir.

“Ao tratar do tema Orientação Sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano, do nascimento até a morte. Relaciona-se com o direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com responsabilidade” (BRASIL, 1997, p. 287).

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: orientação sexual. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1997. 

Sobre o assunto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Ao falar sobre o tema “orientação sexual”, pretende-se criar tabus inerentes à vida e à saúde que se expressam no ser humano.

PORQUE

II. Esse tema engloba a prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez indesejada na adolescência.

Com base na análise das asserções anteriores, conclui-se que:

a.a primeira asserção é falsa, e a segunda asserção é verdadeira;
b.as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica corretamente a primeira;
c.a primeira asserção é verdadeira, e a segunda asserção é falsa;
d.ambas as asserções são falsas.
e.as duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica corretamente a primeira;

2,5 pontos   

Pergunta 3

  1. A grande contribuição de Stoller para as ciências humanas foi acrescentar à psicanálise uma categoria que diferenciasse o sexo (entendido como “determinação orgânica”) para o sentimento social de identidade, o que culminou na noção de gênero.

Considerando o trecho acima sobre os conceitos sobre sexualidade, avalie as afirmações a seguir e as correlacione adequadamente aos termos às quais se referem.

1 – Sexo

2 – Sexualidade

3 – Orientação sexual

I – Padrão persistente de atração e desejo sexual.

II – Modo como os indivíduos lidam com o desejo e práticas sexuais.

III – Configuração e lugar supostamente estáveis dos indivíduos. 

Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação:

a.1-III; 2-II; 3-I.
b.1-II; 2-I; 3-III.
c.1-III; 2-I; 3-II
d.1-I; 2-II; 3-III.
e.1-I; 2-III; 3-II.

2,5 pontos   

Pergunta 4

  1. Quais são as obras consideradas marcos para o estudo do conceito gênero?
a.O Morro dos Ventos Uivantes de Robert Stoller e Soluções de Gênero de Judith Butler.
b.O Segundo Sexo de Simone de Beauvoir e Sexo e Gênero de Judith Butler.
c.Não existe nenhuma obra que seja um marco para os estudos acerca do conceito de gênero.
d.Dom Casmurro de Judith Butler e Problemas de Gênero de Robert Stoller.
e.Sexo e Gênero de Robert Stoller e Problemas de Gênero de Judith Butler.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *