Pergunta 2
- Leia o trecho a seguir.
“Ao tratar do tema Orientação Sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano, do nascimento até a morte. Relaciona-se com o direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com responsabilidade” (BRASIL, 1997, p. 287).
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: orientação sexual. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1997.
Sobre o assunto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao falar sobre o tema “orientação sexual”, pretende-se criar tabus inerentes à vida e à saúde que se expressam no ser humano.
PORQUE
II. Esse tema engloba a prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez indesejada na adolescência.
Com base na análise das asserções anteriores, conclui-se que:
a. | a primeira asserção é falsa, e a segunda asserção é verdadeira; | |
b. | as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica corretamente a primeira; | |
c. | a primeira asserção é verdadeira, e a segunda asserção é falsa; | |
d. | ambas as asserções são falsas. | |
e. | as duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica corretamente a primeira; |
2,5 pontos
Pergunta 3
- A grande contribuição de Stoller para as ciências humanas foi acrescentar à psicanálise uma categoria que diferenciasse o sexo (entendido como “determinação orgânica”) para o sentimento social de identidade, o que culminou na noção de gênero.
Considerando o trecho acima sobre os conceitos sobre sexualidade, avalie as afirmações a seguir e as correlacione adequadamente aos termos às quais se referem.
1 – Sexo
2 – Sexualidade
3 – Orientação sexual
I – Padrão persistente de atração e desejo sexual.
II – Modo como os indivíduos lidam com o desejo e práticas sexuais.
III – Configuração e lugar supostamente estáveis dos indivíduos.
Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação:
a. | 1-III; 2-II; 3-I. | |
b. | 1-II; 2-I; 3-III. | |
c. | 1-III; 2-I; 3-II | |
d. | 1-I; 2-II; 3-III. | |
e. | 1-I; 2-III; 3-II. |
2,5 pontos
Pergunta 4
- Quais são as obras consideradas marcos para o estudo do conceito gênero?
a. | O Morro dos Ventos Uivantes de Robert Stoller e Soluções de Gênero de Judith Butler. | |
b. | O Segundo Sexo de Simone de Beauvoir e Sexo e Gênero de Judith Butler. | |
c. | Não existe nenhuma obra que seja um marco para os estudos acerca do conceito de gênero. | |
d. | Dom Casmurro de Judith Butler e Problemas de Gênero de Robert Stoller. | |
e. | Sexo e Gênero de Robert Stoller e Problemas de Gênero de Judith Butler. |
Was this helpful?
0 / 0