FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSOFICOS UNIVESP SEMANA 5 AVALIATIVA

Pergunta 1

  1. Podemos verificar a ampliação do ensino público que a LDB de 1996 trouxe. Contudo houve pontos questionáveis que foram derivados de sua redação. Um deles é o próprio Prouni, que se destaca como uma medida de curto prazo que possibilita a capacitação de profissionais do nível superior, mas não desenvolve uma infraestrutura nacional ao incentivar iniciativas privadas.

A partir disso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Mesmo com a elaboração da LDB, visando a garantia do direito à educação como interesse público, o lobby de setores privados conseguiu influenciar suas resoluções.

PORQUE

II. a proibição da educação privada, no decorrer do século XX, fortaleceu o setor a partir do processo de redemocratização.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

a.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d.As asserções I e II são falsas.
e.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

2,5 pontos   

Pergunta 2

  1. O mundo oficial, tal como definido por Brzezinski (2010), se distancia significativamente do mundo real, aquele mundo vivido pelos educadores brasileiros e que é marcado por lutas e reivindicações legítimas em favor da educação, que se estendem desde os anos 1980. Conhecer as características do mundo oficial é fundamental, na leitura da autora, para se poder compreender as diferenças entre esses mundos.

BRZEZINSKI, I. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e de educação. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 185-206, jul.-out. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1981-77462010000200002. Acesso em: 4 out. 2022.

Com base nas informações apresentadas, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.

I. (   ) O mundo oficial se caracteriza por saudar uma globalização que é excludente.

II. (  ) O mundo oficial se caracteriza por saudar uma globalização que é inclusiva, que acolhe o pobre.

III. (  ) O mundo oficial reafirma parcerias com elites dominadoras e com o capital estrangeiro.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a.V – F – F.
b.F – V – V.
c.V – V – F.
d.V – F – V. 
e.F – F – V.

2,5 pontos   

Pergunta 3

  1. A tramitação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394 de 1996, no Congresso Nacional, contribuiu para produzir embates no campo das políticas educacionais. Essas disputas contribuíram para gerar consequências na Câmara dos Deputados, naquele momento histórico. As disputas que se estabeleceram em torno das políticas educacionais evidenciaram a existência de dois mundos no âmbito social e educacional.

BRZEZINSKI, I. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e de educação. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 185-206, jul.-out. 2010. 

Com base nas informações apresentadas, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.

I. (  ) Houve conciliação aberta entre esses dois mundos com os seus respectivos interesses.

II. (  ) Houve conciliação aberta entre os partidários do ensino público e do ensino privado, a despeito das diferenças entre esses dois mundos, entre o mundo real (dos educandos e dos educadores) e entre o mundo oficial (do sistema educativo).

III. (  ) Na verdade, esses embates na Câmara dos Deputados não resultaram em qualquer tipo de convergência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a.V – V – F.
b.F – V – V.
c.V – F – V.
d.V – F – F.
e.F – F – V.

2,5 pontos   

Pergunta 4

  1. Os debates realizados em torno da educação, por ocasião da tramitação do projeto de lei referente à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que durou oito anos, refletem interesses de grupos sociais diferentes, ainda que tenha ocorrido certa conciliação de interesses. Esses debates se colocam, em certa medida, como reflexos da existência de dois mundos, com seus respectivos ideários: o mundo vivido, o real, experimentado pelos educadores e ancorado em valores e princípios relativos à cidadania, e o mundo oficial, aquele instituído oficialmente nas instâncias governamentais, que visava interesses de natureza econômica.

BRZEZINSKI, I. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e de educação. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 185-206, jul.-out. 2010. 

Com base nas informações apresentadas, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.

I. (  ) Esses debates refletiram a realidade de dois mundos, dois projetos de sociedade, que atendiam a projetos e visões de mundo distintas e que lidavam com demandas e possibilidades diferentes.

II. (  ) Esses debates refletiram dois mundos que, na percepção de Brzezinski (2010), continuam existindo hoje: o mundo real vivido pelos educadores, e o mundo do sistema, que atendia, inclusive, a interesses do setor privado da educação.

III. (  )  Esses embates evidenciaram a contradição entre dois mundos, que se acirra hoje.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a.F – V – V.
b.V – V – F.
c.F – F – V.
d.V – V – V.
e.V – F – V.

SEGUNDA TENTATIVA

Pergunta 1

  1. O período da tramitação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) atual trouxe à tona o conflito entre duas visões de mundo, entre dois mundos, entre o público versus privado. Ocorreu que dois projetos de _________ e de _________ voltaram ao cenário político-ideológico, ainda que com a presença de novos atores. E um fenômeno que contribuiu para isso foi o fato de que escolas básicas confessionais católicas e as escolas públicas deram lugar às escolas privadas, que operavam dentro de uma visão ________________.

Preencha as lacunas escolhendo a alternativa CORRETA:

a.educação, disputa, inclusiva do capitalismo
b.sociedade, educação, perversa do capitalismo
c.Estado, país, solidária do capitalismo
d.igreja, sociedade, amigável do capitalismo
e.sociedade, Estado, marxista do capitalismo

2,5 pontos   

Pergunta 2

  1. O mundo oficial, tal como definido por Brzezinski (2010), se distancia significativamente do mundo real, aquele mundo vivido pelos educadores brasileiros e que é marcado por lutas e reivindicações legítimas em favor da educação, que se estendem desde os anos 1980. Conhecer as características do mundo oficial é fundamental, na leitura da autora, para se poder compreender as diferenças entre esses mundos.

BRZEZINSKI, I. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e de educação. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 185-206, jul.-out. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1981-77462010000200002. Acesso em: 4 out. 2022.

Com base nas informações apresentadas, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.

I. (   ) O mundo oficial se caracteriza por saudar uma globalização que é excludente.

II. (  ) O mundo oficial se caracteriza por saudar uma globalização que é inclusiva, que acolhe o pobre.

III. (  ) O mundo oficial reafirma parcerias com elites dominadoras e com o capital estrangeiro.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a.F – F – V.
b.V – V – F.
c.F – V – V.
d.V – F – V. 
e.V – F – F.

2,5 pontos   

Pergunta 3

  1. Brzezinski vê dois mundos coexistindo juntos na realidade social brasileira: o mundo real, vivido pelos educadores, e o mundo oficial. Ela destaca, inclusive, que há antagonismos notórios entre os seus ideários e projetos. A autora segue, em seu texto, oferecendo algumas características que permitem identificar ou reconhecer o mundo real.

BRZEZINSKI, I. Tramitação e desdobramentos da LDB/1996: embates entre projetos antagônicos de sociedade e de educação. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 185-206, jul.-out. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1981-77462010000200002. Acesso em: 4 out. 2022.

Com base nas informações apresentadas, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.

I. (  ) Esse mundo real se caracteriza pela luta dos educadores desde os anos 1980.

II. (  ) Esse mundo real se caracteriza por buscar modificar práticas autoritárias.

III. (  ) Esse mundo real se caracteriza por reforçar determinadas práticas autoritárias necessárias no campo da educação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a.F – V – V.
b.V – F – F.
c.V – V – F.
d.V – F – V.
e.F – F – V.

2,5 pontos   

Pergunta 4

  1. Dentre as etapas, épocas e correntes que formam a história da educação no Brasil, a chamada Escola Nova ou “movimento escolanovista” tem um lugar e um papel importante para o que ficou conhecido como modernização da educação brasileira. Como podemos definir, em linhas gerais, do ponto de vista histórico, o que foi a Escola Nova?  
A Escola Nova foi o movimento que os jesuítas trouxeram para o Brasil a fim de instruir os alunos na formação da nova igreja e do novo cristianismo, por isso o termo nova escola.  
A Escola Nova é a escola pós-internet, a escola que se estabeleceu depois do advento da informática e da criação das redes sociais e é, de fato, uma nova escola e a única escola nova.
A Escola Nova foi um movimento educacional nascido no final do século XIX e que ganhou força na primeira metade do século XX em virtude da democratização e da universalização do acesso ao ensino.
A Escola Nova foi um movimento que pregava a continuidade do ensino tradicional baseado na distinção entre autoridade do professor e submissão dos alunos. 
A Escola Nova foi um movimento que não chegou a ser efetivado no Brasil. Apenas nos EUA ela foi estabelecida e obteve êxito educacional.

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