QUIZ TEORIAS DO CURRICULO UNIVESP SEMANA 5

  1. As assertivas abaixo apontam as características das teorias pós-críticas, exceto: 
Rompem com as promessas das teorias críticas. 
Preocupam-se com a produção e efeitos dos discursos.
Acrescentam outras preocupações às teorias críticas. 
Situam-se na Modernidade.
Não se comprometem com a libertação ou emancipação. 

Pergunta 1

  1. Assinale abaixo a alternativa que não descreve uma característica dos estudos feministas ou da teoria queer:
A sexualidade é tomada como construção social.
Restringe-se à garantia de acesso das mulheres às práticas sociais.
Deseja perturbar a normalidade.
Reconhece a influência do patriarcado na sociedade.
O gênero é tomado como construção social.

Pergunta 1

  1. Assinale abaixo a alternativa que descreve uma característica do pós-modernismo: 
Corrobora as ideias da Modernidade.
Confia nas pretensões totalizantes do conhecimento científico.
Toma as grandes narrativas como forma de regulação moderna.
Defende a existência do sujeito racional, livre e autônomo.
Apoia as pretensões universalistas do conhecimento científico.


Texto de referência: Texto-base 5.1 – Diferença e identidade (Ler p.85-90) | Tomaz Tadeu da Silva 

Tomaz Tadeu da Silva nos apresenta ao menos duas concepções de multiculturalismo. Assinale a alternativa em que ambas são mencionadas: 

Liberal e humanista.
Assimilacionista e integracionista.
Humanista e crítica. 
Política e crítica.
Intercultural e crítica.

Pergunta 1

  1. Uma variedade de argumentos permite questionar as teorias críticas do currículo, exceto:
a.Desconsideração da metodologia e da avaliação.
b.Desconsideração da cultura popular.
c.Postura acrítica em relação à construção do conhecimento.
d.Preocupação com o empoderamento das camadas populares.

0 pontos   

Pergunta 2

  1. O surgimento do multiculturalismo enquanto teoria curricular pode ser atribuído:
a.À preocupação com a inclusão das crianças descendentes de famílias de imigrantes.
b.Ao ingresso nas universidades estadunidenses de jovens negros após o fim da política de segregação racial.
c.À tentativa de homogeneizar a população universitária estadunidense após o fim da política de segregação racial.
d.À valorização de outras formas de desenvolver as práticas pedagógicas.

0 pontos   

Pergunta 3

  1. Dentre as várias contribuições dos estudos feministas para pensar o currículo, destaca-se:
a.A coeducação.
b.A inclusão das mulheres nos espaços exclusivamente masculinos.
c.O direito das mulheres a frequentar a escola.
d.O entendimento de que o currículo tradicional privilegia o olhar patriarcal.

0 pontos   

Pergunta 4

  1. Dentre as principais contribuições da teoria queer para o debate curricular, destaca-se:
a.O combate à heteronormatividade compulsória.
b.A crítica à performatividade.
c.A valorização do saber fazer.
d.A luta pelo direito das mulheres à educação.

0 pontos   

Pergunta 5

  1. Enquanto forma de análise do social, o pós-modernismo questiona fortemente:
a.As metanarrativas.
b.A cultura midiática.
c.Os saberes populares.
d.As artes.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *