- As assertivas abaixo apontam as características das teorias pós-críticas, exceto:
Rompem com as promessas das teorias críticas. | ||
Preocupam-se com a produção e efeitos dos discursos. | ||
Acrescentam outras preocupações às teorias críticas. | ||
Situam-se na Modernidade. | ||
Não se comprometem com a libertação ou emancipação. |
Pergunta 1
- Assinale abaixo a alternativa que não descreve uma característica dos estudos feministas ou da teoria queer:
A sexualidade é tomada como construção social. | ||
Restringe-se à garantia de acesso das mulheres às práticas sociais. | ||
Deseja perturbar a normalidade. | ||
Reconhece a influência do patriarcado na sociedade. | ||
O gênero é tomado como construção social. |
Pergunta 1
- Assinale abaixo a alternativa que descreve uma característica do pós-modernismo:
Corrobora as ideias da Modernidade. | ||
Confia nas pretensões totalizantes do conhecimento científico. | ||
Toma as grandes narrativas como forma de regulação moderna. | ||
Defende a existência do sujeito racional, livre e autônomo. | ||
Apoia as pretensões universalistas do conhecimento científico. |
Texto de referência: Texto-base 5.1 – Diferença e identidade (Ler p.85-90) | Tomaz Tadeu da Silva
Tomaz Tadeu da Silva nos apresenta ao menos duas concepções de multiculturalismo. Assinale a alternativa em que ambas são mencionadas:
Liberal e humanista. | ||
Assimilacionista e integracionista. | ||
Humanista e crítica. | ||
Política e crítica. | ||
Intercultural e crítica. |
Pergunta 1
- Uma variedade de argumentos permite questionar as teorias críticas do currículo, exceto:
a. | Desconsideração da metodologia e da avaliação. | |
b. | Desconsideração da cultura popular. | |
c. | Postura acrítica em relação à construção do conhecimento. | |
d. | Preocupação com o empoderamento das camadas populares. |
0 pontos
Pergunta 2
- O surgimento do multiculturalismo enquanto teoria curricular pode ser atribuído:
a. | À preocupação com a inclusão das crianças descendentes de famílias de imigrantes. | |
b. | Ao ingresso nas universidades estadunidenses de jovens negros após o fim da política de segregação racial. | |
c. | À tentativa de homogeneizar a população universitária estadunidense após o fim da política de segregação racial. | |
d. | À valorização de outras formas de desenvolver as práticas pedagógicas. |
0 pontos
Pergunta 3
- Dentre as várias contribuições dos estudos feministas para pensar o currículo, destaca-se:
a. | A coeducação. | |
b. | A inclusão das mulheres nos espaços exclusivamente masculinos. | |
c. | O direito das mulheres a frequentar a escola. | |
d. | O entendimento de que o currículo tradicional privilegia o olhar patriarcal. |
0 pontos
Pergunta 4
- Dentre as principais contribuições da teoria queer para o debate curricular, destaca-se:
a. | O combate à heteronormatividade compulsória. | |
b. | A crítica à performatividade. | |
c. | A valorização do saber fazer. | |
d. | A luta pelo direito das mulheres à educação. |
0 pontos
Pergunta 5
- Enquanto forma de análise do social, o pós-modernismo questiona fortemente:
a. | As metanarrativas. | |
b. | A cultura midiática. | |
c. | Os saberes populares. | |
d. | As artes. |
Was this helpful?
0 / 0