TEORIAS DO CURRICULO SEMANA 6 QUIZ E ATIVIDADE DE APOIO

  1. A contribuição das teorias pós-críticas para o currículo e para a prática pedagógica pode ser resumida em qual das seguintes assertivas? 
Combate ao modo como as diferenças são produzidas.
Formação do sujeito consciente  
Desenvolvimento da autonomia. 
Formação de sujeitos críticos. 
Desenvolvimento integral do ser humano. 

Pergunta 1

  1. Assinale abaixo a alternativa que não descreve uma característica do pós-colonialismo:  
Analisa as narrativas dos povos colonizados.
Questiona as formas de conhecimento do colonizador.
Analisa as narrativas que constroem o outro.
Denuncia o epistemicídio.
Combate a ecologia de saberes.

Assinale abaixo a alternativa que descreve uma característica dos estudos culturais: 

Corroboram as noções elitistas de cultura.
Compreendem que nem todas as práticas sociais são culturais.
Defendem a neutralidade na análise cultural.
Concebem a cultura como jogo de poder.
Adotam os significados mais poderosos.

Assinale abaixo a alternativa que não corresponde a um princípio ético-político de um currículo a favor das diferenças: 

Descolonização do currículo.
Valorização da individualidade. 
Justiça curricular. 
Reconhecer o repertório cultural da comunidade.
Ancoragem social dos conhecimentos.

Pergunta 1

  1. Texto de referência: Texto-base 6.1 – A crítica pós-estruturalista do currículo (Ler p. 117-124) | Tomaz Tadeu da Silva 

Tomaz Tadeu da Silva pontua algumas distinções entre o estruturalismo e o pós-estruturalismo, sendo a principal delas: 

No estruturalismo, os significados emergem da cultura, enquanto no pós-estruturalismo, os significados estão correlacionados aos signos.
No estruturalismo, os significados são determinados socialmente, enquanto no pós-estruturalismo, os significados são intrínsecos aos signos.
No estruturalismo, os significados apresentam uma certa rigidez, enquanto no pós-estruturalismo, os significados mostram-se fluidos, indeterminados e incertos. 
No estruturalismo, os significados apresentam uma certa fluidez, enquanto no pós-estruturalismo, os significados mostram-se rígidos.
No estruturalismo, os significados relacionam-se aos signos, enquanto no pós-estruturalismo, os signos determinam os significados.

0 pontos   

Pergunta 2

  1. Texto de referência: Texto-base 6.4 – O currículo cultural e a afirmação das diferenças | Marcos Garcia Neira 

Segundo Marcos Garcia Neira, no currículo cultural, os conhecimentos abordados nas aulas: 

provêm das culturas dos estudantes.
emergem durante as tematizações.
são selecionados a priori.
apoiam-se nas áreas de conhecimento.
são determinados pelo currículo prescrito.

Pergunta 1

  1. São várias as contribuições que a concepção de identidade dos Estudos Culturais pode acarretar para os currículos escolares, exceto:
a.Qualquer identidade (nacional, religiosa etc.) pode ser vista como resultado de disputas e hibridismos.
b.O professor pode ser incentivado a analisar e discutir a presença de várias identidades na sociedade.
c.Modelos hegemônicos de identidade podem ser afastados ou, no mínimo, questionados.
d.A escola deve perseguir a formação de uma certa identidade.

0 pontos   

Pergunta 2

  1. O princípio ético-político da descolonização do currículo é evidentemente influenciado pelo(s):
a.Pós-colonialismo, pois defende a retirada dos saberes do colonizador do currículo.
b.Multiculturalismo humanista, ao defender que todos os conhecimentos são equivalentes.
c.Estudos Culturais, ao propor o trabalho com diferentes culturas.
d.Pós-colonialismo, ao sugerir a desestabilização de currículos pautados nos saberes do colonizador.

0 pontos   

Pergunta 3

  1. A partir do pós-estruturalismo, é possível dizer que:
a.O currículo é uma instância de reprodução cultural.
b.O currículo é tomado como construção social.
c.O currículo é uma prática discursiva.
d.O enfoque disciplinar é priorizado no currículo.

0 pontos   

Pergunta 4

  1. Para o pós-estruturalismo, a noção de linguagem:
a.Abandona a função sociológica para assumir uma função psicológica.
b.Abandona a função representacional para assumir uma função constitutiva.
c.Abandona a função constitutiva para assumir uma função representacional.
d.Abandona a função psicológica para assumir uma função sociológica.

0 pontos   

Pergunta 5

  1. Boaventura Sousa Santos emprega a noção de “ecologia dos saberes” para:
a.Defender a descolonização do currículo por meio da supressão dos saberes do colonizador.
b.Substituir os saberes hegemônicos pelos saberes populares.
c.Colonizar o currículo por meio dos saberes populares.
d.Combater o epistemicídio e valorizar os conhecimentos de todos os grupos sociais.

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