- A contribuição das teorias pós-críticas para o currículo e para a prática pedagógica pode ser resumida em qual das seguintes assertivas?
Combate ao modo como as diferenças são produzidas. | ||
Formação do sujeito consciente | ||
Desenvolvimento da autonomia. | ||
Formação de sujeitos críticos. | ||
Desenvolvimento integral do ser humano. |
Pergunta 1
- Assinale abaixo a alternativa que não descreve uma característica do pós-colonialismo:
Analisa as narrativas dos povos colonizados. | ||
Questiona as formas de conhecimento do colonizador. | ||
Analisa as narrativas que constroem o outro. | ||
Denuncia o epistemicídio. | ||
Combate a ecologia de saberes. |
Assinale abaixo a alternativa que descreve uma característica dos estudos culturais:
Corroboram as noções elitistas de cultura. | ||
Compreendem que nem todas as práticas sociais são culturais. | ||
Defendem a neutralidade na análise cultural. | ||
Concebem a cultura como jogo de poder. | ||
Adotam os significados mais poderosos. |
Assinale abaixo a alternativa que não corresponde a um princípio ético-político de um currículo a favor das diferenças:
Descolonização do currículo. | ||
Valorização da individualidade. | ||
Justiça curricular. | ||
Reconhecer o repertório cultural da comunidade. | ||
Ancoragem social dos conhecimentos. |
Pergunta 1
- Texto de referência: Texto-base 6.1 – A crítica pós-estruturalista do currículo (Ler p. 117-124) | Tomaz Tadeu da Silva
Tomaz Tadeu da Silva pontua algumas distinções entre o estruturalismo e o pós-estruturalismo, sendo a principal delas:
No estruturalismo, os significados emergem da cultura, enquanto no pós-estruturalismo, os significados estão correlacionados aos signos. | ||
No estruturalismo, os significados são determinados socialmente, enquanto no pós-estruturalismo, os significados são intrínsecos aos signos. | ||
No estruturalismo, os significados apresentam uma certa rigidez, enquanto no pós-estruturalismo, os significados mostram-se fluidos, indeterminados e incertos. | ||
No estruturalismo, os significados apresentam uma certa fluidez, enquanto no pós-estruturalismo, os significados mostram-se rígidos. | ||
No estruturalismo, os significados relacionam-se aos signos, enquanto no pós-estruturalismo, os signos determinam os significados. |
0 pontos
Pergunta 2
- Texto de referência: Texto-base 6.4 – O currículo cultural e a afirmação das diferenças | Marcos Garcia Neira
Segundo Marcos Garcia Neira, no currículo cultural, os conhecimentos abordados nas aulas:
provêm das culturas dos estudantes. | ||
emergem durante as tematizações. | ||
são selecionados a priori. | ||
apoiam-se nas áreas de conhecimento. | ||
são determinados pelo currículo prescrito. |
Pergunta 1
- São várias as contribuições que a concepção de identidade dos Estudos Culturais pode acarretar para os currículos escolares, exceto:
a. | Qualquer identidade (nacional, religiosa etc.) pode ser vista como resultado de disputas e hibridismos. | |
b. | O professor pode ser incentivado a analisar e discutir a presença de várias identidades na sociedade. | |
c. | Modelos hegemônicos de identidade podem ser afastados ou, no mínimo, questionados. | |
d. | A escola deve perseguir a formação de uma certa identidade. |
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Pergunta 2
- O princípio ético-político da descolonização do currículo é evidentemente influenciado pelo(s):
a. | Pós-colonialismo, pois defende a retirada dos saberes do colonizador do currículo. | |
b. | Multiculturalismo humanista, ao defender que todos os conhecimentos são equivalentes. | |
c. | Estudos Culturais, ao propor o trabalho com diferentes culturas. | |
d. | Pós-colonialismo, ao sugerir a desestabilização de currículos pautados nos saberes do colonizador. |
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Pergunta 3
- A partir do pós-estruturalismo, é possível dizer que:
a. | O currículo é uma instância de reprodução cultural. | |
b. | O currículo é tomado como construção social. | |
c. | O currículo é uma prática discursiva. | |
d. | O enfoque disciplinar é priorizado no currículo. |
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Pergunta 4
- Para o pós-estruturalismo, a noção de linguagem:
a. | Abandona a função sociológica para assumir uma função psicológica. | |
b. | Abandona a função representacional para assumir uma função constitutiva. | |
c. | Abandona a função constitutiva para assumir uma função representacional. | |
d. | Abandona a função psicológica para assumir uma função sociológica. |
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Pergunta 5
- Boaventura Sousa Santos emprega a noção de “ecologia dos saberes” para:
a. | Defender a descolonização do currículo por meio da supressão dos saberes do colonizador. | |
b. | Substituir os saberes hegemônicos pelos saberes populares. | |
c. | Colonizar o currículo por meio dos saberes populares. | |
d. | Combater o epistemicídio e valorizar os conhecimentos de todos os grupos sociais. |
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