TEORIAS DO CURRICULO SEMANA 6 AVALIATIVA UNIVESP

Pergunta 1

  1. Concebe-se o currículo cultural como um espaço de propagação de elementos relacionados aos sentidos, à polissemia e à produção de identidades, cujo foco se dá na análise, interpretação, questionamento e diálogo no interior das culturas, partindo destas. Os profissionais da educação que aplicam o currículo cultural em suas práticas educativas tornam-nas democráticas, favorecendo a inclusão das culturas vítimas de dominação. Nesse tipo de currículo, há um redirecionamento significativo do olhar para os hibridismos e as mestiçagens socioculturais, por meio de uma perspectiva renovada sobre si próprios e seu grupo. Intenta-se, portanto, a promoção da ancoragem social dos conteúdos, como meio de enunciar a diferença, em um embate contra os limites do projeto educacional vigente.

Considerando as especificidades da prática pedagógica vinculada ao currículo cultural, analise as afirmativas a seguir.

I. Pondo em ação o currículo cultural, professores dividem equilibradamente os assuntos explanados em aula, privilegiando, assim, distintos pontos de vista, trabalhando os conteúdos em seu aspecto social.

II. No currículo cultural, docentes e discentes desconsideram os hibridismos e mestiçagens, demonstrando ausência de perspectiva em relação a si mesmos e ao grupo ao qual constituem.

III. No currículo cultural, a ideia de currículo é concebida como uma forma de enunciar a desigualdade sociocultural, mantendo e apoiando o vigente projeto educacional. Assim, estabilizam-se os significados propagados pela educação monocultural.

Está correto que se afirma em: 

a.II e III, apenas.
b.I, apenas.
c.I, II e III.
d.I e II, apenas.
e.II, apenas.

2,5 pontos   

Pergunta 2

  1. “O pós-modernismo acaba com qualquer vanguardismo, qualquer certeza e qualquer pretensão de emancipação. O pós-modernismo assinala o fim da pedagogia crítica e o começo da pedagogia pós-crítica” (SILVA, 1999, p. 116).

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Levando em consideração o que foi estudado acerca da crítica pós-estruturalista, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I. (  ) O pós-estruturalismo foi inventado na universidade francesa.

II. (  ) O pós-estruturalismo é recorrentemente confundido com o pós-modernismo.

III. (  ) Podemos considerar que o pós-estruturalismo e o pós-modernismo pertencem a campos epistemológicos iguais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a.F — V — F.
b.V — F — V ERRADA.
(c.V — V — F.
d.F — F — V.
e.V — F — F.

2,5 pontos   

Pergunta 3

  1. “Uma análise derridiana do processo de significação combina-se, aqui, com uma análise foucaultiana das conexões entre poder e saber para caracterizar o processo de significação como não apenas instável mas também como dependente de relações de poder. Como campos de significação, o conhecimento e o currículo são, pois, caracterizados também por sua indeterminação e por sua conexão com relações de poder construção histórica muito particular” (SILVA, 1999, p. 123).

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.99

Levando em consideração a teoria pós-colonialista, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

.

I. (  ) A teoria pós-colonialista tem como propósito analisar a complexidade das relações de poder entre as nações.

II. (  ) Podemos dizer que a análise pós-colonial se limita a analisar as relações de poder estabelecidas entre as grandes cidades e os países libertos recentemente.

III. (  ) A teoria pós-colonialista não abrange, em definição, o que seriam as “relações coloniais” de poder.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a.F — F — V.
b.V — F — V.
c.F — V — V.
d.V — F — F.
e.V — V — F.

2,5 pontos   

Pergunta 4

  1. As vivências desenvolvidas sobre o currículo cultural em instituições de ensino públicas ou privadas, nas distintas etapas da Educação Básica — regular, profissionalizante ou EJA (Educação de Jovens e Adultos) —, evidenciam que os conhecimentos apresentados nos encontros escolares surgem à medida em que se desdobra a tematização. 

Sobre isso, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.

I. Tematizar e ensinar são atividades diferentes.

PORQUE 

II. Tematizar se relaciona com a sistematização e o desenvolvimento de distintas circunstâncias didáticas, de modo a possibilitar um entendimento mais amplo, intenso e qualificado da ocorrência de uma prática social.

Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:

a.As duas asserções são falsas.
b.As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c.As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
d.A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
e.A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.

SEGUNDA TENTIVA

Pergunta 1

  1. O currículo cultural propicia o trabalho pedagógico voltado para as questões sociais, de forma que os alunos se tornem ativos em sua aprendizagem, ressignificando e aprofundando seus conhecimentos, com o objetivo de transformar a realidade em que estão inseridos. Há a possibilidade de os estudantes compreenderem mais profundamente o mundo, intervindo nele de maneira crítica e reflexiva. A experiência escolar é o ambiente apropriado para que os debates prevaleçam, as distintas culturas se encontrem e as diversidades de manifestações culturais sejam aceitas. A aplicação desse tipo de currículo favorece um conhecimento democratizado, visando a efetiva inclusão das culturas que foram nitidamente subjugadas, propondo um saber mais plural, valorizando as diferenças culturais e o diálogo, contrapondo-se à tradição herdada da Modernidade.

Com relação ao currículo cultural, analise as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

I. (   ) Na aplicabilidade do currículo cultural, é possível ao educador, na sua prática pedagógica, promover a leitura da realidade, de forma a problematizar e a desconstruir os discursos que favoreçam a manutenção das diferenças.

II.  (   ) No currículo cultural, são desconsiderados os saberes e os conhecimentos que os alunos já têm — os saberes extracurriculares. Tais alunos são tidos como sujeitos passivos de sua aprendizagem.

III. (   ) O currículo cultural  se restringe ao ensinamento da tolerância e do respeito, por meio da manutenção das relações sociais e culturais desiguais, reprodutoras da diferença, não permitindo indagações e questionamentos quanto a esses aspectos. 

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a.F, V, V.
b.V, V, F.
c.F, F, V.
d.V, F, F.
e.V, F, V.

2,5 pontos   

Pergunta 2

  1. Os Estudos Culturais entendem a cultura, de forma significante, como um campo de luta permeado por significações sociais. A cultura é compreendida, nos Estudos Culturais, como um espaço em que os significados se manifestam, no qual uma variedade de grupos sociais, em posições divergentes de poder, batalham pela imposição de seus significados à sociedade em geral. Nessas análises, ao criticar as relações de poder em uma determinada situação cultural ou social, os Estudos Culturais assumem explicitamente o lado dos grupos que estão em desvantagem e desfavorecidos nessas relações. Nos Estudos Culturais, há uma concepção de currículo como um reflexo dessa luta, relacionado às questões de significação e identidade social.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Considerando os estudos culturais e suas implicações para a concepção de cultura e de currículo, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I. ( ) Os estudos culturais veem a cultura como um campo em que os significados são produzidos, de modo que os diversos grupos sociais, em posições distintas de poder, batalham para impor seus significados à sociedade mais expandida.

II. (  ) Os estudos culturais se distinguem das tradicionais disciplinas acadêmicas por sua ausência de seu posicionamento político, já que as análises produzidas nos estudos culturais comumente são neutras ou imparciais.

III. (   ) Os estudos culturais compreendem o “currículo” como uma instituição que resulta de um processo, sendo sua construção  decorrente da ação e da contribuição da sociedade, em geral.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a.V – F – F
b.F – F – V.
c.V – V – F.
d.F – V – V.
e.V – F – V.

2,5 pontos   

Pergunta 3

  1. É extremamente importante que os docentes reconheçam os saberes que os estudantes trazem consigo ao entrar em uma instituição escolar, reconhecendo-os como indivíduos capazes e com potencial para construir os novos conhecimentos que serão apresentados. 

Com relação às características envolvendo o saber docente e discente, avalie as afirmativas a seguir:

I. Uma relação democrática se constrói fundamentada na valorização do outro e nos diálogos que permitem fortalecer as identidades de professores e alunos.

II. Docentes que praticam um currículo cultural buscam considerar aspectos que os alunos já apresentam, sendo este um ponto negativo, pois não permite o desenvolvimento do sujeito.

III. Propiciar uma ancoragem social de conteúdos pode ser perigoso, tendo em vista que o conhecimento é produzido considerando-se as relações de poder estabelecidas na sociedade.

IV. Docentes que buscam promover um currículo cultural se fundamentam em uma distribuição equitativa dos conteúdos a serem abordados, de modo a privilegiar distintos pontos de vista.

Está correto o que se afirma em:

a.I e II, apenas.
b.I, II, III e IV.
c. I, II e III, apenas.
d. I e IV, apenas.
e.II, apenas.

2,5 pontos   

Pergunta 4

  1. A análise pós-colonial se une às análises pós-moderna e pós-estruturalista, para argumentar acerca das relações que se estabelecem entre o poder e as distintas formas de conhecimento que enquadram o indivíduo imperial da Europa em uma confortável posição de privilégio em tempos atuais. 

Com relação a essas análises, avalie as afirmativas a seguir:

I. De modo distinto das demais análises “pós”, o destaque da teorização pós-colonial se encontra exatamente nas relações de poder que se estabelecem entre os países. 

II. O pós-colonialismo abarca os debates das narrativas sobre a nacionalidade e a “raça” presentes no âmago da construção fictícia que o Ocidente faz do Oriente e de si mesmo. 

III. Nos estudos culturais, a definição de “representação” encontra-se no cerne da teorização pós-colonial. Tal conceito é basicamente pós-estruturalista.

Está correto o que se afirma em:

a.I, apenas.
b.I e II, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. II, apenas.
e.II e III, apenas.

Pergunta 1

  1. No entendimento de Alice Casimiro Lopes e Elisabeth Macedo, há concepções de currículo que influenciam as políticas curriculares. Indique a alternativa nas quais constam essas concepções. 
Planejamento, organização e desenvolvimento das atividades de ensino, avaliação. 
Seleção e organização de conhecimentos, progressão de conteúdos e texto da cultura. 
Formas de controle, seleção de conhecimentos, avaliação.
Sistematização de conteúdos, progressão de conteúdos, experiências de aprendizagem. 
Seleção e organização de conhecimentos, forma de controle ou o texto da cultura.  

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