TEORIAS DO CURRICULO SEMANA 7 AVALIATIVA UNIVESP

Pergunta 1

  1. O conceito de currículo e o que se propõe na Base Nacional Comum Curricular — BNCC envolvem muitas discussões. O governo aponta que a BNCC é a base, que deve servir, portanto, como apoio para que municípios, escolas e professores busquem o currículo que vão aplicar, de modo a assegurar aprendizagens essenciais definidas no documento. A BNCC, assim, configura como um complemento do currículo.

Sobre isso, considerando a leitura do texto “A base é a base. E o currículo o que é” de Elizabeth Macedo, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.

I. Observa-se, ainda, que haja muito marketing acerca da BNCC. Apesar de todo o rigor científico que a base procura aplicar, existe um clima de que a educação não avança do modo esperado. Mesmo assim, diante de tantos indicativos, as políticas públicas insistem na implementação do documento.

PORQUE

II. Tais políticas estabelecem um mercado homogêneo, que envolve material didático, cursos de formação de docentes, ambientes virtuais de aprendizagem, plataformas e afins, sendo desenvolvido por organizações nacionais e internacionais que veem nesse mercado excelentes oportunidades financeira.

Analisando as asserções anteriores , conclui-se que:

a.A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
b.A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
c.As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
d.As duas asserções são falsas.
e.As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

5 pontos   

Pergunta 2

  1. A Base Nacional Comum Curricular — BNCC não discute o que se compreende como um currículo comum e o que é conhecimento comum. Esse documento também não explicita aspectos que fundamentam a afirmação de que todos os alunos e todas as instituições escolares são iguais, desqualificando as realizações e os sucessos que possam obter sozinhos. 

Sobre a implantação da BNCC, analise as asserções:

I. O desejo de que todas as instituições escolares sigam a mesma proposta pedagógica e se fundamentem em uma única base é um indicativo de que há desigualdades no sistema de educação brasileiro.

PORQUE

II. O sistema brasileiro tem professores desqualificados para desenvolver uma educação de sucesso e estes necessitam de uma base que obrigue o compromisso do docente com relação ao currículo.

Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:

a.A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
b.As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
c.As duas asserções são falsas.
d.A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
e.As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

Pergunta 1

  1. Os currículos das escolas terão sua elaboração ou construção alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência. Tanto a BNCC quanto os currículos assumem funções complementares com o intuito de garantir as aprendizagens mais importantes em cada etapa da Educação Básica. Isso significa que essas aprendizagens são concretizadas por meio de um conjunto de decisões que representam o currículo em ação, na prática escolar. Na visão da BNCC, há uma complementaridade entre o currículo prescrito e o currículo em ação, no que diz respeito à implementação, pois a Base será implementada levando em consideração o currículo em ação, que busca contextualização e consideração da realidade social.

MACEDO, E. “A base é a base”. E o currículo o que é? In: AGUIAR, M. A. da S.; DOURADO, L. F. (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: Anpae, 2018.

Com base no texto indicado, analise a influência da BNCC na composição do currículo escolar e assinale a afirmativa correta.

a.Indica conteúdos escolares estudados na sala de aula, explicitando seu caráter flexível, criando um núcleo comum e livre de seu cumprimento.
b.Não é apenas uma base, mas a determinação de como deve ser o currículo em ação.
c.Para a BNCC, a complementaridade entre currículo prescrito e currículo em ação é da ordem da aplicação, a Base será implementada como currículo em ação.
d.É um documento que substitui a LDB.
e.É uma base que pretende unificar currículo prescrito e currículo em ação de forma a desenvolver a aprendizagem integral do ser.

Pergunta 2

  1. A Base Nacional Comum Curricular — BNCC apresenta uma centralidade curricular que busca simplificar as discussões acerca do campo pedagógico, devendo, urgente e obrigatoriamente, haver debates que ampliem e favoreçam a implantação de políticas que, de fato, contribuam com a Educação Básica em nosso país.

Com relação à responsabilidade da Educação Básica no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

a.Dos estados e dos municípios.
b.Das organizações não governamentais.
c.Apenas dos estados.
d.Apenas dos municípios.
e.De instituições privadas.
  1. No contexto educacional é necessário, “[…] perceber que projeto é uma palavra que ouvimos, lemos e a respeito da qual conversamos bastante. A todo momento, afirma, nos deparamos com expressões como projeto de vida, de nação, de pesquisa, arquitetônico, comunitário, privatista, desenvolvimentista, stalinista, neoliberal, de produção etc.” (NEIRA, 2020, p. 117).

NEIRA, M. G. O currículo cultural e a afirmação das diferenças. In: BOTO, C. et alA escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Feusp, 2020.

Considerando o conhecimento acerca do planejamento, observe as afirmativas a seguir.

I — Podemos considerar que as reuniões de planejamento nas escolas nem sempre são constantes, na maioria das instituições.

II — O Projeto Político-pedagógico (PPP) é considerado o “documento de identidade” da escola.

III — O Projeto Político-pedagógico (PPP)  de uma escola não tem relação com o currículo que será posto em ação.

Está correto que se afirma em:

a.II e III, apenas.
b.I e II, apenas.
c.II, apenas.
d.I e III, apenas.
e.I, apenas.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *