Pergunta 1
- Entre as décadas de 1980 e 1990 ocorreu uma intensificação no debate a respeito da formação dos professores para os anos iniciais. Diversas medidas foram emplacadas com vistas a dar atenção à escola e revitalizá-la. E esse debate foi acentuado com a criação _________________, que elevou a formação do professor de séries iniciais ao nível ___________.
Preencha as lacunas escolhendo a alternativa CORRETA:
a. | da escola pública, superior | |
b. | da Constituição Federal de 1988, básico | |
c. | do Congresso Nacional, superior | |
d. | da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, superior | |
e. | da educação, inferior |
Pergunta 4
- Podemos verificar que, com o processo de repressão perpetrado no período da Ditadura Militar brasileira, fez-se necessária a estruturação de núcleos sindicais para que professores e trabalhadores da educação em geral mobilizassem-se coletivamente. Dentro desse contexto, a ilegalidade de tais manifestações simbolizaram o caráter violento e a retirada de direitos básicos da categoria.
A partir disso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com a redemocratização, a categoria dos docentes não buscou a formalização de sindicatos, tanto na esfera pública quanto na privada.
PORQUE
II. nos anos de 1970, a categoria docente aproximou-se dos movimentos sindicais, expressamente marcados pelos ideais de esquerda.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a. | A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. | |
b. | A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. | |
c. | As asserções I e II são falsas. | |
d. | As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. | |
e. | As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. |
SEGUNDA TENTATIVA
Pergunta 1
- Podemos verificar que, com o processo de repressão perpetrado no período da Ditadura Militar brasileira, fez-se necessária a estruturação de núcleos sindicais para que professores e trabalhadores da educação em geral mobilizassem-se coletivamente. Dentro desse contexto, a ilegalidade de tais manifestações simbolizaram o caráter violento e a retirada de direitos básicos da categoria.
A partir disso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com a redemocratização, a categoria dos docentes não buscou a formalização de sindicatos, tanto na esfera pública quanto na privada.
PORQUE
II. nos anos de 1970, a categoria docente aproximou-se dos movimentos sindicais, expressamente marcados pelos ideais de esquerda.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
a. | A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. | |
b. | As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. | |
c. | A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. | |
d. | As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. | |
e. | As asserções I e II são falsas. |
Pergunta 1
- Leia o trecho a seguir.
“Algumas características comuns podem ser observadas nas primeiras escolas normais aqui instaladas. A organização didática do curso era extremamente simples, apresentando, via de regra, um ou dois professores para todas as disciplinas e um curso de dois anos, o que se ampliou ligeiramente até o final do Império. O currículo era bastante rudimentar, não ultrapassando o nível e o conteúdo dos estudos primários, acrescidos de rudimentar formação pedagógica, esta limitada a uma única disciplina”.
TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], n. 14, ago. 2000. p.65.
Sobre isso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O fim das escolas normais foi causado pelas precárias condições didáticas e dificuldades em formar professores que pudessem atuar nessas instituições de ensino.
PORQUE
- O Governo Provincial pagava um salário alto para aqueles que atuavam como professores das escolas normais, dando-lhes destaque na vida social e política da província em que atuava.
Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:
a. | a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira. | |
b. | as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. | |
c. | as duas asserções são falsas. | |
d. | as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. | |
e. | a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa. |
2,5 pontos
Pergunta 2
- No texto “Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação”, Cipriano Luckesi desenvolve o conceito de educação como redenção. O autor dá um exemplo de um educador importante que defendia essa concepção de educação. Qual é o autor citado por Luckesi, na primeira parte do texto, que é defensor de uma concepção de educação como redenção do indivíduo?
Comênio | ||
Karl Marx | ||
Friedrich Nietzsche | ||
Paulo Freire | ||
Immanuel Kant |
2,5 pontos
Pergunta 3
- Houve reduzida capacidade de absorção das primeiras escolas normais no Brasil. Isso ocorreu não apenas em função das deficiências de natureza __________ mas também, e sobretudo, pela _______________ da população pela profissão docente. Havia, ainda, outro fator: a _________ remuneração financeira que o magistério primário oferecia.
Preencha as lacunas escolhendo a alternativa CORRETA:
a. | didática, alta busca, baixa. | |
b. | política, busca, irregular. | |
c. | educacional, alta, regular. | |
d. | didática, falta de interesse, baixa | |
e. | pedagógica, falta de interesse, alta. |
2,5 pontos
Pergunta 4
- A formação de professores no Brasil foi marcada com a abertura da primeira escola normal do país em 1835, em Niterói, a atual capital da Província do Rio de Janeiro. Nas escolas normais, a formação dos docentes era restrita ao ensino primário, ou seja, referente à educação básica. Enquanto seu modelo durou, houve diversas influências políticas em sua configuração, cuja finalidade seria a de moldar parte do ideário da sociedade brasileira da época.
Seguindo a linha de raciocínio do enunciado, assinale a alternativa correta.
a. | A implantação das escolas normais não teve influências da classe dominante e conservadora da época. | |
b. | Desde sua criação, as escolas normais brasileiras fizeram parte dos sistemas provinciais, não se restringindo ao Rio de Janeiro. | |
c. | A nomeação dos(as) mestres(as) para cargos públicos de educadores não passava por um crivo nepotista ou de indicações pessoais no período Imperial. | |
d. | Inexistiam intromissões na vida privada das instituições públicas de ensino no Brasil. | |
e. | O modelo das escolas normais não teve nenhuma influência estrangeira, menos ainda europeia. |
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