FUNDAMNETOS HISTORICOS E FILOSOFICOS SEMANA 6 AVALIATIVA UNIVESP

Pergunta 1

  1. Entre as décadas de 1980 e 1990 ocorreu uma intensificação no debate a respeito da formação dos professores para os anos iniciais. Diversas medidas foram emplacadas com vistas a dar atenção à escola e revitalizá-la. E esse debate foi acentuado com a criação _________________, que elevou a formação do professor de séries iniciais ao nível ___________.

Preencha as lacunas escolhendo a alternativa CORRETA:

a.da escola pública, superior
b.da Constituição Federal de 1988, básico
c.do Congresso Nacional, superior
d.da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, superior
e.da educação, inferior

Pergunta 4

  1. Podemos verificar que, com o processo de repressão perpetrado no período da Ditadura Militar brasileira, fez-se necessária a estruturação de núcleos sindicais para que professores e trabalhadores da educação em geral mobilizassem-se coletivamente. Dentro desse contexto, a ilegalidade de tais manifestações simbolizaram o caráter violento e a retirada de direitos básicos da categoria.

A partir disso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Com a redemocratização, a categoria dos docentes não buscou a formalização de sindicatos, tanto na esfera pública quanto na privada.

PORQUE

II. nos anos de 1970, a categoria docente aproximou-se dos movimentos sindicais, expressamente marcados pelos ideais de esquerda.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

a.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c.As asserções I e II são falsas.
d.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

SEGUNDA TENTATIVA

Pergunta 1

  1. Podemos verificar que, com o processo de repressão perpetrado no período da Ditadura Militar brasileira, fez-se necessária a estruturação de núcleos sindicais para que professores e trabalhadores da educação em geral mobilizassem-se coletivamente. Dentro desse contexto, a ilegalidade de tais manifestações simbolizaram o caráter violento e a retirada de direitos básicos da categoria.

A partir disso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Com a redemocratização, a categoria dos docentes não buscou a formalização de sindicatos, tanto na esfera pública quanto na privada.

PORQUE

II. nos anos de 1970, a categoria docente aproximou-se dos movimentos sindicais, expressamente marcados pelos ideais de esquerda.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

a.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e.As asserções I e II são falsas.

Pergunta 1

  1. Leia o trecho a seguir.

“Algumas características comuns podem ser observadas nas primeiras escolas normais aqui instaladas. A organização didática do curso era extremamente simples, apresentando, via de regra, um ou dois professores para todas as disciplinas e um curso de dois anos, o que se ampliou ligeiramente até o final do Império. O currículo era bastante rudimentar, não ultrapassando o nível e o conteúdo dos estudos primários, acrescidos de rudimentar formação pedagógica, esta limitada a uma única disciplina”.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], n. 14, ago. 2000. p.65.

Sobre isso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. O fim das escolas normais foi causado pelas precárias condições didáticas e dificuldades em formar professores que pudessem atuar nessas instituições de ensino.

PORQUE

  1. O Governo Provincial pagava um salário alto para aqueles que atuavam como professores das escolas normais, dando-lhes destaque na vida social e política da província em que atuava.

Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:

a.a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
b.as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
c.as duas asserções são falsas.
d.as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
e.a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.

2,5 pontos   

Pergunta 2

  1. No texto “Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação”, Cipriano Luckesi desenvolve o conceito de educação como redenção. O autor dá um exemplo de um educador importante que defendia essa concepção de educação. Qual é o autor citado por Luckesi, na primeira parte do texto, que é defensor de uma concepção de educação como redenção do indivíduo? 
Comênio
Karl Marx
Friedrich Nietzsche
Paulo Freire
Immanuel Kant

2,5 pontos   

Pergunta 3

  1. Houve reduzida capacidade de absorção das primeiras escolas normais no Brasil. Isso ocorreu não apenas em função das deficiências de natureza __________ mas também, e sobretudo, pela _______________ da população pela profissão docente. Havia, ainda, outro fator: a _________ remuneração financeira que o magistério primário oferecia.

Preencha as lacunas escolhendo a alternativa CORRETA:

a.didática, alta busca, baixa.
b.política, busca, irregular.
c.educacional, alta, regular.
d.didática, falta de interesse, baixa
e.pedagógica, falta de interesse, alta.

2,5 pontos   

Pergunta 4

  1. A formação de professores no Brasil foi marcada com a abertura da primeira escola normal do país em 1835, em Niterói, a atual capital da Província do Rio de Janeiro. Nas escolas normais, a formação dos docentes era restrita ao ensino primário, ou seja, referente à educação básica. Enquanto seu modelo durou, houve diversas influências políticas em sua configuração, cuja finalidade seria a de moldar parte do ideário da sociedade brasileira da época.

Seguindo a linha de raciocínio do enunciado, assinale a alternativa correta.

a.A implantação das escolas normais não teve influências da classe dominante e conservadora da época.
b.Desde sua criação, as escolas normais brasileiras fizeram parte dos sistemas provinciais, não se restringindo ao Rio de Janeiro.
c.A nomeação dos(as) mestres(as) para cargos públicos de educadores não passava por um crivo nepotista ou de indicações pessoais no período Imperial.
d.Inexistiam intromissões na vida privada das instituições públicas de ensino no Brasil.
e.O modelo das escolas normais não teve nenhuma influência estrangeira, menos ainda europeia.

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