FUNDAMENTOS HISTORICOS E FILOSOFICOS SEMANA 7 AVALIATIVA UNIVESP

Pergunta 1

  1. A ausência da população afro-brasileira na educação é um fato na história, mesmo após a abolição da escravidão. Apenas no século XX, medidas foram tomadas para poder reverter essa situação, mas infelizmente só tivemos uma alteração significativa na virada para o século XXI.

Com base nas informações apresentadas, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.

(  ) Alguns colégios criados para poderem integrar a população negra à sociedade foram: Progresso Aurora, São Benedito e Escola do Centro Cívico de Palmares.
(  ) Podemos afirmar que a expansão da educação e a inclusão da população negra nas escolas deram-se principalmente no período Imperial da história brasileira.
(  ) Na história brasileira, podemos verificar que o acesso ao ensino superior foi uma questão para a população negra, sendo-lhe impossibilitado por causa da estrutura social que a marginaliza até os dias de hoje.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a.F – F – V.
b.V – F – V.
c.F – V – F.
d.F – V – V.
e.F – F – F.

5 pontos   

Pergunta 2

  1. A escravidão no Brasil foi praticada de maneira explicita e extensiva ao longo de grande parte de nossa história. Seu fim ocorreu apenas no século XIX, com a implementação da então denominada Lei Áurea. Outro ponto importante é que a prática escravagista não se limitou aos povos advindos da África, mas também foi infligida aos povos nativos do Brasil desde o início da colonização europeia.


Seguindo a linha de raciocínio exposta, verifique as afirmações a seguir e correlacione-as adequadamente aos termos ou às ferramentas aos quais se referem.

1 – Povos originários.

2 – Tradição oral.

3 – Abolicionismo.

I – Perpetuação da cultura por meios não necessariamente escritos.

II – Descendentes dos primeiros habitantes de uma determinada região.

III – Movimento que visa o fim do regime escravagista como prática legal.

Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação:

a.1-II; 2-I; 3-III.
b.1-III; 2-I; 3-II.
c.1-I; 2-III; 3-II.
d.1-I; 2-II; 3-III.
e.1-III; 2-II; 3-I.

Pergunta 1

  1. Ao depararmo-nos com o modo de vida dos povos originários no Brasil, podemos verificar a presentificação da história de suas culturas, lembrando que existem diversas etnias no território nacional. Fazendo com que a educação tradicional das nações indígenas, quando se trata dos aspectos particulares e de seus ritos, seja transmitida de maneira diferente do que estamos acostumados com a dita Educação Formal descrita pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e LDB.


Seguindo a linha de raciocínio exposta, assinale a alternativa correta:

a.Nessas comunidades, os saberes são acessíveis a todos, e o processo de aprendizagem é uma construção coletiva.
b.A participação coletiva não é um dos pressupostos fundamentais para a perpetuação dos aspectos culturais e históricos dos povos originários.
c.As diversas nações indígenas podem ser encaradas como povos sem nenhum registro de sua própria história ou de uma cosmovisão na qual estão inseridos.
d.No decorrer da história brasileira, a formalização da cultura dos povos originários ocorreu por parte deles e com o intuito de adaptarem-se à cultura europeia.
e.Elementos, como observação, memória e oralidade, não são essenciais para o ensino e a assimilação dos conhecimentos particulares aos povos indígenas.

5 pontos   

Pergunta 2

  1. Os movimentos abolicionistas foram determinantes para o fim do regime escravista no Brasil. Contudo a garantia de direitos aos afrodescendentes precisou ser constantemente exigida, pois muito poucas ações foram tomadas pelo Estado para poder sanar o desamparo e o desalento ocasionado pelo fim da escravidão, já que essa população não teve garantias de elementos básicos para sua subsistência, como moradia e trabalho, após o fim desse processo.

Com relação ao enunciado apresentado, observe as afirmativas a seguir.

I. Luís Gama, André Rebouças e José do Patrocínio são exemplos de personagens atuantes pelo fim da escravatura e pela busca por direitos à população negra.
II. Lei do Ventre Livre: medida promulgada em 28 de setembro de 1871 que garantia que os escravos com mais de 60 anos poderiam ser libertos.
III. A Lei de Cotas é uma medida legal que garante que uma parcela da população possua uma porcentagem de vagas para o acesso ao ensino público.
IV. É possível considerar que as leis, ações ou políticas afirmativas buscavam perpetuar a ideologia de segregação racial do período Imperial da história brasileira.

Está correto o que se afirma em:

a.III, apenas.

b.I e III, apenas.
c.I e IV, apenas.
d.II, III e IV, apenas.
e.II e IV, apenas.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *