Pergunta 1
- A ausência da população afro-brasileira na educação é um fato na história, mesmo após a abolição da escravidão. Apenas no século XX, medidas foram tomadas para poder reverter essa situação, mas infelizmente só tivemos uma alteração significativa na virada para o século XXI.
Com base nas informações apresentadas, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.
( ) Alguns colégios criados para poderem integrar a população negra à sociedade foram: Progresso Aurora, São Benedito e Escola do Centro Cívico de Palmares.
( ) Podemos afirmar que a expansão da educação e a inclusão da população negra nas escolas deram-se principalmente no período Imperial da história brasileira.
( ) Na história brasileira, podemos verificar que o acesso ao ensino superior foi uma questão para a população negra, sendo-lhe impossibilitado por causa da estrutura social que a marginaliza até os dias de hoje.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a. | F – F – V. | |
b. | V – F – V. | |
c. | F – V – F. | |
d. | F – V – V. | |
e. | F – F – F. |
5 pontos
Pergunta 2
- A escravidão no Brasil foi praticada de maneira explicita e extensiva ao longo de grande parte de nossa história. Seu fim ocorreu apenas no século XIX, com a implementação da então denominada Lei Áurea. Outro ponto importante é que a prática escravagista não se limitou aos povos advindos da África, mas também foi infligida aos povos nativos do Brasil desde o início da colonização europeia.
Seguindo a linha de raciocínio exposta, verifique as afirmações a seguir e correlacione-as adequadamente aos termos ou às ferramentas aos quais se referem.
1 – Povos originários.
2 – Tradição oral.
3 – Abolicionismo.
I – Perpetuação da cultura por meios não necessariamente escritos.
II – Descendentes dos primeiros habitantes de uma determinada região.
III – Movimento que visa o fim do regime escravagista como prática legal.
Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação:
a. | 1-II; 2-I; 3-III. | |
b. | 1-III; 2-I; 3-II. | |
c. | 1-I; 2-III; 3-II. | |
d. | 1-I; 2-II; 3-III. | |
e. | 1-III; 2-II; 3-I. |
Pergunta 1
- Ao depararmo-nos com o modo de vida dos povos originários no Brasil, podemos verificar a presentificação da história de suas culturas, lembrando que existem diversas etnias no território nacional. Fazendo com que a educação tradicional das nações indígenas, quando se trata dos aspectos particulares e de seus ritos, seja transmitida de maneira diferente do que estamos acostumados com a dita Educação Formal descrita pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e LDB.
Seguindo a linha de raciocínio exposta, assinale a alternativa correta:
a. | Nessas comunidades, os saberes são acessíveis a todos, e o processo de aprendizagem é uma construção coletiva. | |
b. | A participação coletiva não é um dos pressupostos fundamentais para a perpetuação dos aspectos culturais e históricos dos povos originários. | |
c. | As diversas nações indígenas podem ser encaradas como povos sem nenhum registro de sua própria história ou de uma cosmovisão na qual estão inseridos. | |
d. | No decorrer da história brasileira, a formalização da cultura dos povos originários ocorreu por parte deles e com o intuito de adaptarem-se à cultura europeia. | |
e. | Elementos, como observação, memória e oralidade, não são essenciais para o ensino e a assimilação dos conhecimentos particulares aos povos indígenas. |
5 pontos
Pergunta 2
- Os movimentos abolicionistas foram determinantes para o fim do regime escravista no Brasil. Contudo a garantia de direitos aos afrodescendentes precisou ser constantemente exigida, pois muito poucas ações foram tomadas pelo Estado para poder sanar o desamparo e o desalento ocasionado pelo fim da escravidão, já que essa população não teve garantias de elementos básicos para sua subsistência, como moradia e trabalho, após o fim desse processo.
Com relação ao enunciado apresentado, observe as afirmativas a seguir.
I. Luís Gama, André Rebouças e José do Patrocínio são exemplos de personagens atuantes pelo fim da escravatura e pela busca por direitos à população negra.
II. Lei do Ventre Livre: medida promulgada em 28 de setembro de 1871 que garantia que os escravos com mais de 60 anos poderiam ser libertos.
III. A Lei de Cotas é uma medida legal que garante que uma parcela da população possua uma porcentagem de vagas para o acesso ao ensino público.
IV. É possível considerar que as leis, ações ou políticas afirmativas buscavam perpetuar a ideologia de segregação racial do período Imperial da história brasileira.
Está correto o que se afirma em:
a. | III, apenas. | |
b. | I e III, apenas. | |
c. | I e IV, apenas. | |
d. | II, III e IV, apenas. | |
e. | II e IV, apenas. |
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