- Até hoje, o racismo ainda é um tema controverso. Apesar da distinção evidente entre raça e etnia, ainda existe racismo, ou seja, o pressuposto de que existem raças diferentes, sendo algumas superiores e outras inferiores. Com relação a essa temática, Almeida (2019) propõe três diferentes concepções de racismo.
ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
Considerando as três concepções de racismo propostas por Almeida (2019), relacione adequadamente cada conceito a seguir aos termos ou ferramentas aos quais se referem.
1 – Concepção individualista.
2 – Concepção institucional.
3 – Concepção estrutural.
I – Presume que não existem sociedades, mas sim indivíduos racistas, os quais atuam isoladamente ou em grupo.
II – Compreende que o racismo não se trata de “uma patologia individual”.
III – Supõe que o racismo é resultado do funcionamento das instituições que atuam na sociedade, em uma dinâmica que confere desvantagens e privilégios.
Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação.
a. | 1-III; 2-II; 3-I. | |
b. | 1-II; 2-I; 3-III. | |
c. | 1-I; 2-III; 3-II. | |
d. | 1-III; 2-I; 3-II. | |
e. | 1-I; 2-II; 3-III. |
Pergunta 2
- Apesar de a categorização de indivíduos em raça e etnia ser amplamente aceita e utilizada, tanto na pesquisa científica quanto em diagnóstico, seus significados são comumente confundidos ou até mesmo desconhecidos no meio acadêmico (SANTOS et al., 2010).
SANTOS, D. J. S. et al. Raça versus etnia: diferenciar para melhor aplicar. Dental Press Journal of Orthodontics, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 121-124, 2010.
Sobre isso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A utilização do termo “raça” para distinguir características entre indivíduos que buscam por assistência médica é inaceitável na área de saúde.
PORQUE
II. A origem da prática de utilização desse termo reflete, diretamente, atitudes preconceituosas do passado.
Com base na análise das asserções anteriores, conclui-se que:
a. | a primeira asserção é verdadeira, e a segunda asserção é falsa; | |
b. | as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica corretamente a primeira; | |
c. | as duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica corretamente a primeira; | |
d. | a primeira asserção é falsa, e a segunda asserção é verdadeira; | |
e. | ambas as asserções são falsas. |
Pergunta 4
- Vigotski (1998) defendia que o ensino de boa qualidade, embasado em práticas educativas, desperta a aprendizagem e auxilia no aprimoramento de “funções psíquicas” superiores, de modo a estimular outras formas de raciocínio e reflexão, desenvolver a linguagem, valorizar a memória e propiciar a formulação de conceitos.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Sobre isso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As reflexões sobre a afetividade na relação entre adultos e crianças deixam claro que afetividade e inteligência devem ser tratadas separadamente.
PORQUE
II. A afetividade, no processo de ensino, pressupõe que trocas afetivas positivas tanto marcam a construção do conhecimento quanto favorecem o desenvolvimento da autonomia.
Com base na análise das asserções anteriores, conclui-se que:
a. | a primeira asserção é verdadeira, e a segunda asserção é falsa; | |
b. | ambas as asserções são falsas. | |
c. | as duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica corretamente a primeira; | |
d. | as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica corretamente a primeira; | |
e. | a primeira asserção é falsa, e a segunda asserção é verdadeira; |
Segunda tentativa
Pergunta 1
- Nota-se que o termo “raça” atribui certas características físicas a um grupo de pessoas, explicando semelhanças físicas com base em supostas explicações genéticas.
Com relação à raça, assinale a alternativa CORRETA.
a. | As diferenças físicas muito perceptíveis como cor de pele e formato do rosto são indícios de que a genética entre as raças humanas é um forte determinante. | |
b. | Utiliza-se o termo “raça” como melhor conceito formulado até hoje para designar as diferenças biológicas e sociais observadas entre diferentes povos. | |
c. | De acordo com estudos realizados por geneticistas, a definição de “raça” trata-se de um conceito mais social, com poucas evidências científicas. | |
d. | O conceito e definição de raça foi criado em 1684 e mantém-se em uso até a atualidade, com revisões que lhe garantem o critério de cientificidade. | |
e. | Os conceitos de “raça” e de “etnia” são semelhantes, a diferença está em que o primeiro é mais utilizado na biologia e o segundo na sociologia. |
Pergunta 2
- A prática educativa pode ser definida, de modo geral, como qualquer relação entre professores e alunos em sala de aula, envolvendo a reflexão que esses atores fazem sobre o ensino.
Considerando as diferenças entre didática e prática educativa, relacione adequadamente cada conceito a seguir aos termos ou ferramentas aos quais se referem.
1 – Didática.
2 – Prática educativa.
I – Fenômeno que diz respeito à convivência em sociedade.
II – Processo de ensino, com seus pressupostos, métodos e finalidades educacionais.
III – Considera as formas de saber e conhecimento aportadas pelo coletivo.
Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação.
a. | 1-II; 1-III; 2-I. | |
b. | 1-II; 2-I; 2-III. | |
c. | 1-I; 2-II; 2-III. | |
d. | 1-III; 2-I; 2-II. | |
e. | 1-I; 1-II; 2-III. |
Pergunta 4
- Segundo Santos et al. (2010, p. 121), “[…] embora a categorização de indivíduos em raça e etnia seja amplamente utilizada, tanto em diagnóstico quanto na pesquisa científica, seus significados são frequentemente confundidos ou mesmo desconhecidos no meio acadêmico”.
SANTOS, D. J. S. et al. Raça versus etnia: diferenciar para melhor aplicar. Dental Press Journal of Orthodontics, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 121-124, 2010.
Com relação a essa temática, analise as afirmativas a seguir.
I. Utilizar o termo “raça” como uma característica distintiva entre os indivíduos que buscam assistência médica é inaceitável na área de saúde.
II. Atualmente, o uso do termo ”raça” como uma característica distintiva dos indivíduos que procuram por assistência médica é criticado, pois reflete atitudes preconceituosas.
III. É possível utilizar a classificação de raça como uma descrição da população participante de um determinado estudo.
IV. Na ortodontia, a identificação de grupos raciais em uma amostra tem por objetivo controlar a variação de suas características faciais específicas.
Está correto o que se afirma em:
a. | I e II, apenas; | |
b. | III e IV, apenas. | |
c. | I, II e III, apenas; | |
d. | I, II, III e IV; | |
e. | II, apenas; |
Terceira tentativa
Pergunta 1
- Em vários momentos históricos pensadores europeus taxaram sua etnia e as demais a partir de sua autovalorização super inflada enquanto outros povos eram descritos como de mau temperamento (o indígena americano), ganancioso (o asiático) e preguiçoso (o africano).
Considerando o histórico de algumas culturas a atribuir maior ou menor valorização a outros grupos sociais, assinale a alternativa correta:
a. | É reconhecido socialmente que algumas raças foram capazes de produzir culturas fortes enquanto outras não dominaram nem as condições da natureza. | |
b. | Embora bastante antiga, a divisão de Carolus Linnaeus ainda é válida e serve de orientação para entender diferenças culturais decorrentes da raça. | |
c. | Devido ao avanço cultural e social do povo europeu é natural seu reconhecimento sobre sua superioridade sobre os povos africanos. | |
d. | A teoria de Carolus Linnaeus se modificou um pouco, com características do povo asiático mais próximas do europeu, como a seriedade. | |
e. | O europeu considerar-se a si sério e aos outros subjugados, gananciosos e preguiçosos é um exemplo de enaltecimento do próprio povo. |
Pergunta 2
- Até hoje, o racismo ainda é um tema controverso. Apesar da distinção evidente entre raça e etnia, ainda existe racismo, ou seja, o pressuposto de que existem raças diferentes, sendo algumas superiores e outras inferiores. Com relação a essa temática, Almeida (2019) propõe três diferentes concepções de racismo.
ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
Considerando as três concepções de racismo propostas por Almeida (2019), relacione adequadamente cada conceito a seguir aos termos ou ferramentas aos quais se referem.
1 – Concepção individualista.
2 – Concepção institucional.
3 – Concepção estrutural.
I – Presume que não existem sociedades, mas sim indivíduos racistas, os quais atuam isoladamente ou em grupo.
II – Compreende que o racismo não se trata de “uma patologia individual”.
III – Supõe que o racismo é resultado do funcionamento das instituições que atuam na sociedade, em uma dinâmica que confere desvantagens e privilégios.
Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informação.
a. | 1-III; 2-II; 3-I. | |
b. | 1-I; 2-III; 3-II. | |
c. | 1-III; 2-I; 3-II. | |
d. | 1-II; 2-I; 3-III. | |
e. | 1-I; 2-II; 3-III. |
Pergunta 4
- Sobre os conceitos de lugar de fala e representatividade, assinale a alternativa correta.
a. | Uma travesti negra pode não se sentir representada por um homem branco cis, mas esse homem branco cis pode teorizar sobre a realidade das pessoas trans e travestis a partir do lugar que ele ocupa. | |
b. | Uma travesti negra pode e deve se sentir representada por um homem branco cis, mas esse homem branco cis pode teorizar sobre a realidade das pessoas trans e travestis a partir do lugar que ele ocupa. | |
c. | Um homem branco cis deve falar por todas as travestis negras. | |
d. | Uma travesti negra pode não se sentir representada por um homem branco cis, e esse homem branco cis não pode teorizar sobre a realidade das pessoas trans e travestis a partir do lugar que ele ocupa. | |
e. | Um homem branco cis não pode teorizar sobre a realidade das pessoas trans e travestis, não importa o lugar que ele ocupa. |
Was this helpful?
0 / 0