ESCOLA E CULTUTA SEMANA 7 AVALIATIVA UNIVESP

Pergunta 1

  1. “A questão do capital cultural em Bourdieu é interessante porque nos conduz não somente a uma distinção de classes através do valor simbólico dos bens de consumo fornecido por um determinado grupo de indivíduos, que se unem por suas características semelhantes, mas também pelo fato que a estética das coisas do mundo está para além do simples fato do uso do bem, isto é, reflete na realidade social vivenciada pelo sujeito que a consome” (REICH, 2017, p. 85).

Reich, E. E. A distinção das classes sociais segundo o conceito de capital cultural em Bourdieu, e a teoria da classe de lazer de Thorstein Veblen. Saberes: Filosofia e Educação, Natal, v. 1, n. 15, p. 81-105, 2017. p. 85.

Com relação à visão de Pierre Bourdieu, observe as afirmativas a seguir. 

  1. Desde a Antiguidade, cada classe social criou modos de se diferenciar das demais, tanto sociocultural como economicamente.
    1. A posição de um grupo na estrutura social pode ser definida a partir de um ponto de vista estático.
    1. Embora Bourdieu não tenha se fixado nas distinções de classe, pode-se recorrer a algumas de suas obras para elucidar esse conceito.

Está correto o que se afirma em:

a.I e II, apenas. 
b. III, apenas.
c. I, II e III, apenas.   
d.II, apenas. 
e.I e III, apenas

Pergunta 2

  1. De acordo com Bourdieu (2008, p. 55), “[…] o poder econômico é, antes de tudo, o poder de colocar a necessidade econômica à distância”. Essa afirmação parece indicar a ideia de que, quanto mais os indivíduos são detentores de um poder econômico, maior é sua capacidade de adquirir bens de consumo caracterizados como supérfluos.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2008.

Sobre isso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A ligação do indivíduo com o objeto de consumo se dá por meio de uma necessidade preeminente.

PORQUE

II. O consumo material do bem cultural está ligado diretamente ao poder econômico dos indivíduos.

Com base na análise das asserções anteriores, conclui-se que:

a.ambas as asserções são falsas.
b.as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica corretamente a primeira;
c.a primeira asserção é falsa, e a segunda asserção é verdadeira;
d.as duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica corretamente a primeira;
e.a primeira asserção é verdadeira, e a segunda asserção é falsa;       Pergunta 1 Leia o trecho a seguir. “Tal como Bourdieu, Thorstein Veblen é um crítico feroz da sociedade de seu tempo, bem como das teorias econômicas que pretendem explicar esta sociedade. Veblen é o autor que cria a expressão ‘economia neoclássica’ (REICH, 2017, p. 83). REICH, E. E. A distinção das classes sociais segundo o conceito de capital cultural em Bourdieu, e a teoria da classe de lazer de Thorstein Veblen. SABERES, Natal, v. 1, n. 15, p. 81-105, 2017.    Considerando a teoria de Thorstein Veblen, julgue se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir. I. (  ) A expressão “economia neoclássica”, para Veblen, designa uma ruptura entre a economia política clássica e a nova economia marginalista. II. (  ) Veblen considera que a economia neoclássica está à frente da realidade que ela pretende explicar. III. (  ) Veblen acredita que é necessária uma visão multidisciplinar para compreender a evolução social e a transformação das instituições. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. a. F – F – V. b. F – F – F. c. V – V – V. d. V – F – V. e. V – V – F. Pergunta 2 A observação sistematizada do que é possível realizar em cada idade, desde o nascimento até a vida adulta, é algo recente na história do Ocidente. Enquanto o céu e os astros já eram observados e se iniciava um conhecimento sobre o Universo com os registros de Galileu Galilei desde o século XVI, somente no século XX Jean Piaget passou a dar um olhar mais sistematizado para os fenômenos da inteligência da criança, confirmando que seu pensamento é diferente do pensamento do adulto.   Considerando as questões contidas na tira, observe as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.    A infância é um conceito com aspectos culturais, ao mesmo tempo que possui aspectos biológicos. PORQUE Existem os marcos biológicos como a idade em que o bebê consegue sentar sozinho e engatinhar, porém como se comportar diante de uma criança é algo dado culturalmente.   A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:   a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. c. As asserções I e II são falsas. d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Pergunta 1

  1. “Para Bourdieu, o capital cultural é tão importante quanto o capital econômico na divisão das classes sociais. Tudo vai depender sob a ótica de qual “campo” estamos falando. No que diz respeito à questão do gosto e a relação com o seu consumo simbólico ou real, a moeda que parece nomear o polo dominante e o polo dominado é o capital cultural, mais do que o capital econômico” (REICH, 2017, p. 92).

REICH, E. E. A  distinção das classes sociais segundo o conceito de capital cultural em Bourdieu, e a teoria da classe de lazer de Thorstein Veblen. Saberes: Filosofia Educação, Natal, v. 1, n. 15, p. 81-105, 2017. p. 92.

Com base nas informações apresentadas, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.

  1. (  ) A palavra classe já era utilizada na Grécia Clássica em escritos de Aristóteles, a qual recebia dez categorias diferentes segundo o filósofo.
    1.  (  ) A divisão em sete categorias da palavra “classe” mantém-se, até a atualidade, sem grandes alterações na gramática e no sentido. 
    1. (  ) A área da Biologia incorpora o sentido de classe em suas diferenciações e categorizações sobre a vida, sendo uma forma efetiva de categorizar. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a. V – F – F.
b.V – F – V.
c.V – V – V.
d.F – V – V.
e.F – F – V.

Pergunta 2

  1. “Bourdieu insiste em uma relação entre o poder aquisitivo e o consumo de bens culturais. Quanto mais livre dos inconvenientes financeiros, mais livre é o homem para o consumo da arte, da cultura, em geral, tanto no sentido material quanto simbólico. A disposição estética é inversamente proporcional às necessidades econômicas. O homem cujo fruto do seu trabalho é limitado ao sustento de sua família não tem a liberdade, isto é, o capital econômico e cultural para a fruição do bem cultural ou do objeto da arte” (REICH, 2017, p. 85).

REICH, E. E. A distinção das classes sociais segundo o conceito de capital cultural em Bourdieu, e a teoria da classe de lazer de Thorstein Veblen. Saberes: Filosofia e Educação, Natal, v. 1, n. 15, p. 81-85, 2017. p. 85.

Com base nas informações apresentadas, identifique se são (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas a seguir.

  1. (  ) A família e a escola são as principais transmissoras do capital cultural, pois é a família quem amplia as possibilidades iniciadas na escola.
    1. (  ) O capital cultural amparado pela certificação escolar dispõe de mais valor, pois o diploma escolar confere o conhecimento cultural.
    1. (  ) O capital cultural e o escolar estão ligados, pois as formas de apropriação da cultura fornecidas pelo sistema escolar e pela família são enriquecidas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a.F – F – V.
b.V – F – F.
c.V – V – F.
d.V – V – V.
e.F – V – V.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *