DIDATICA SEMANA 6 AVALATIVA UNIVESP

Pergunta 1

  1. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece normas fundamentais que orientam o conteúdo e as habilidades a serem desenvolvidas em cada etapa da educação básica. Essas normas são essenciais para promover uma educação de qualidade (BRASIL, 2018).

    BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.


    Por que é essencial que os planos de aula sejam alinhados com a BNCC?

a.Para proporcionar aos professores uma maior flexibilidade na gestão do tempo, permitindo um melhor equilíbrio entre suas atividades pedagógicas e administrativas.
b.Para simplificar o processo de administração escolar, tornando a gestão educacional mais eficiente e menos burocrática.
c.Para reduzir a quantidade de atividades e deveres atribuídos aos alunos, facilitando sua adaptação ao ritmo escolar e ao conteúdo curricular.
d.Para assegurar que os alunos tenham uma jornada escolar que aumente seu tempo de permanência na instituição, ampliando sua experiência educacional.
e.Para garantir que o ensino esteja alinhado às diretrizes nacionais, promovendo a uniformidade e equidade no sistema educacional brasileiro.

Pergunta 2

  1. O planejamento de aula eficaz requer a consideração de vários elementos essenciais para garantir que o ensino seja bem organizado e produtivo. Esses elementos são fundamentais para a estruturação de aulas que promovam um aprendizado significativo, de qualidade e direcionado. 

    Quais são os elementos essenciais do planejamento de aula?
a.Tarefas, deveres de casa, provas, leituras complementares e discussões em grupo, estruturando o processo educativo para incluir atividades variadas e envolventes.
b.Memorização de conteúdos, repetição sistemática, aplicação de testes frequentes, atribuição de notas e feedback constante, assegurando a fixação do conhecimento.
c.Objetivos, conteúdos,métodos, estratégias de ensino, recursos materiais, cronograma, atividades diversificadas, adaptações e diferenciação, avaliação, reflexão e devolutiva, garantindo que todas as etapas do processo de ensino estejam alinhadas e sejam assertivas.
d.Competição saudável, exames periódicos, rankings de desempenho, prêmios de incentivo e medidas disciplinares, criando um ambiente competitivo e meritocrático.
e.Inspiração dos alunos, improvisação nas aulas, criatividade no ensino, integração de arte e tecnologia, promovendo um ambiente inovador e dinâmico.

Pergunta 3

  1. Leia o texto abaixo: 

    Elaborar objetivos de aprendizagem alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) requer um entendimento claro e detalhado [preencher 1] que devem ser desenvolvidas em cada etapa da educação básica. Esse alinhamento é fundamental para garantir que o processo de ensino-aprendizagem esteja direcionado a promover o desenvolvimento integral dos estudantes, contemplando aspectos [preencher 2], socioemocionais e culturais. (Brasil, 2018)

    BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

    Os termos [preencher 1] e [preencher 2] são corretamente substituídos por:


a.das competências – cognitivos
b.das habilidades – socioemocionais
c.das habilidades – culturais
d.dos recursos – emocionais
e.das competências – socioemocionais

Pergunta 4

  1. O objetivo é a definição clara de um resultado desejado que nos ajudam a planejar ações. Os objetivos são fundamentais para o sucesso pessoal, educacional e profissional, pois nos proporcionam uma direção a seguir, possibilitando o planejamento e a medição de nosso progresso.

    Com relação a este tema, observe as afirmativas a seguir:

    I. Objetivos específicos descrevem claramente o que o aluno deve aprender, detalhando as expectativas e os resultados esperados, proporcionando clareza no processo educativo.
    II. Objetivos mensuráveis permitem avaliar se o aluno alcançou o objetivo, utilizando critérios claros e definidos para a avaliação, facilitando o monitoramento do progresso.
    III. Objetivos alcançáveis devem estar dentro das capacidades dos alunos, garantindo que os objetivos sejam realistas, possíveis de serem atingidos e adequados ao nível de desenvolvimento dos estudantes.

    Está correto o que se afirma em:

a.I e II, apenas.
b.I, II e III.
c.I e III, apenas.
d.I, apenas.
e.II e III, apenas.

Pergunta 5

  1. Leia o trecho a seguir:

    Elaborar um plano de aula alinhado com a BNCC envolve a definição clara de objetivos, seleção de conteúdos relevantes, escolha de métodos de ensino apropriados e planejamento de avaliações formativas.(Brasil, 2018)
    BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018

    Com relação a este tema, observe as afirmativas a seguir:

    I. Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis e alinhados às competências e habilidades que se deseja desenvolver nos alunos ao longo do processo educativo.
    II. Os conteúdos devem estar alinhados com as habilidades previstas na BNCC, assegurando que o ensino seja relevante, abrangente e cumpra com as diretrizes estabelecidas pelas autoridades educacionais nacionais.
    III. Os métodos de ensino devem considerar as necessidades, características individuais e contextos dos alunos, promovendo uma aprendizagem eficaz, inclusiva e adaptada às diferentes realidades dos estudantes.

    Está correto o que se afirma em:

a.I e III, apenas.
b.I, apenas.
c.II e III, apenas.
d.I e II, apenas.
e.I, II e III.

Pergunta 6

  1. A criatividade no planejamento de aula envolve a utilização de abordagens inovadoras que engajem os alunos e promovam a aprendizagem significativa. Essas abordagens são fundamentais para tornar o ensino mais dinâmico e relevante, facilitando a conexão entre o conteúdo e o contexto de vida dos estudantes.

    Com relação a este tema, observe as afirmativas a seguir:

    I. Abordagens inovadoras podem incluir o uso de tecnologia e atividades lúdicas, proporcionando um ambiente de aprendizado mais interativo e estimulante.
    II. Engajar os alunos promove a participação ativa e o interesse pelo aprendizado, mas pode dificultar a manutenção da disciplina em sala de aula.
    III. A aprendizagem significativa conecta o conteúdo ao contexto de vida dos alunos, facilitando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e promovendo uma compreensão mais profunda.

    Está correto o que se afirma em:

a.I, apenas.
b.II e III, apenas.
c.I, II e III.
d.I e III, apenas.
e.I e II, apenas.

Pergunta 7

  1. Os elementos do planejamento de aula são fundamentais para a organização e execução eficaz do ensino, garantindo que os objetivos de aprendizagem sejam claros, os conteúdos sejam relevantes, os métodos de ensino sejam diversificados e as avaliações sejam formativas e contínuas.

    Associe corretamente os elementos do planejamento de aula às suas descrições. Considere que nem todos os itens das colunas podem possuir associação ou podem possuir mais de uma correlação.

Elementos:Descrições:
1. ObjetivosA) Definem o que os alunos devem alcançar ao final do processo educativo.
2. ConteúdosB) Incluem os temas e tópicos que serão abordados nas aulas.
3. MétodosC) Referem-se às estratégias e técnicas utilizadas para ensinar os conteúdos.
4. AvaliaçãoD) Medem o progresso e o sucesso dos alunos em relação aos objetivos educacionais.

  • Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a.1-D; 2-C; 3-B; 4-A
b.1-A; 2-D; 3-C; 4-B
c.1-A; 2-B; 3-C; 4-D
d.1-B; 2-A; 3-D; 4-C
e.1-C; 2-D; 3-A; 4-B

Pergunta 8

  1. O planejamento é um fator primordial para qualquer aula e ambiente de ensino. O planejamento é onde tudo se inicia, onde deve ser desenhado passo a passo cada detalhe e objetivo a ser alcançado. Isso porque ao definir que precisamos ou queremos conquistar alguma coisa, é essencial fazer um planejamento que nos permita alcançar efetivamente esse objetivo.


    Com relação a este contexto e sobre o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

    I. O planejamento de aula promove a coesão e a continuidade do ensino, proporcionando uma estrutura que facilita a progressão dos alunos através dos conteúdos de forma organizada e sequencial, permitindo que cada nova aprendizagem se construa sobre a anterior.

    PORQUE

    II. O planejamento de aula assegura que todos os professores sigam a mesma abordagem e objetivos educacionais, garantindo uma uniformidade que promove uma educação consistente e harmoniosa, onde os alunos têm experiências de aprendizado equivalentes, independentemente de quem seja o professor.

    A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 

a.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b.As asserções I e II são falsas.
c.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

TERCEIRA TENTATIVA


Pergunta 1

  1. Os tipos de objetivos de aprendizagem são fundamentais para orientar o processo educativo, fornecendo diretrizes claras sobre as metas que devem ser alcançadas. Eles ajudam a estruturar o ensino de maneira eficiente, garantindo que todas as atividades pedagógicas estejam alinhadas com as competências e habilidades que se deseja desenvolver nos alunos.

    Associe corretamente os tipos de objetivos de aprendizagem às suas descrições. Considere que nem todos os itens das colunas podem possuir associação ou podem possuir mais de uma correlação.

Tipos:Descrições:
1. Objetivos EspecíficosA) Descrevem claramente o que os alunos devem ser capazes de fazer após a aula.
2. Objetivos MensuráveisB) Permitem avaliar se os alunos alcançaram os objetivos.
3. Objetivos AlcançáveisC) Devem estar dentro das capacidades dos alunos.

  • Assinale a alternativa que contém a associação correta:

a.1-B; 2-A; 3-C
b.1-B; 2-C; 3-A
c.1-A; 2-C; 3-B
d.1-C; 2-A; 3-B
e.1-A; 2-B; 3-C

Pergunta 2

  1. O ato de planejar só ocorre devido à imaginação do ser humano. O ato de planejar inicia-se a partir da ideia. A ideia é criação da imaginação humana.Considerando esse raciocínio, a imaginação é responsável pelo pensamento e com ele é possível transformar pensamentos em uma poderosa ferramenta. Nesse contexto, é possível identificar de onde surge a formulação do planejamento. Trata-se de uma ideia, que surge da imaginação, seguida de pensamentos, ideias, propósitos e objetivos. Isso não é diferente com o planejamento de aula (Telles, 2024).
    TELLES, Simone.O fundamento do planejamento de aula. UNIVESP, 2024.
    Com relação a este contexto e sobre o conteúdo estudado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
    I. O planejamento de aula permite que os professores definam claramente os objetivos educacionais, detalhando as metas de aprendizagem que devem ser alcançadas pelos alunos em cada etapa do processo educativo, e estabelecendo um roteiro claro para o ensino.

    PORQUE

    II. O planejamento de aula facilita a organização e a implementação de estratégias de ensino eficazes, fornecendo uma estrutura que permite aos professores escolherem métodos e recursos pedagógicos apropriados, alinhados com os objetivos definidos e adaptados às necessidades dos alunos.

    A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 


a.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d.As asserções I e II são falsas.
e.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Pergunta 3

  1. O planejamento de aula eficaz requer a consideração de vários elementos essenciais para garantir que o ensino seja bem organizado e produtivo. Esses elementos são fundamentais para a estruturação de aulas que promovam um aprendizado significativo, de qualidade e direcionado. 

    Quais são os elementos essenciais do planejamento de aula?
a.Objetivos, conteúdos,métodos, estratégias de ensino, recursos materiais, cronograma, atividades diversificadas, adaptações e diferenciação, avaliação, reflexão e devolutiva, garantindo que todas as etapas do processo de ensino estejam alinhadas e sejam assertivas.
b.Inspiração dos alunos, improvisação nas aulas, criatividade no ensino, integração de arte e tecnologia, promovendo um ambiente inovador e dinâmico.
c.Competição saudável, exames periódicos, rankings de desempenho, prêmios de incentivo e medidas disciplinares, criando um ambiente competitivo e meritocrático.
d.Tarefas, deveres de casa, provas, leituras complementares e discussões em grupo, estruturando o processo educativo para incluir atividades variadas e envolventes.
e.Memorização de conteúdos, repetição sistemática, aplicação de testes frequentes, atribuição de notas e feedback constante, assegurando a fixação do conhecimento.

Pergunta 4

  1. A criatividade no planejamento de aula é essencial para engajar os alunos e promover um ambiente de aprendizagem dinâmico e envolvente. Incorporar elementos criativos permite aos professores desenvolver atividades que capturam a atenção dos alunos, estimulam sua curiosidade e motivam a participação ativa. 

    Por que a criatividade é importante no planejamento de aula?
a.Porque aumenta a competitividade entre os alunos.
b.Porque reduz a carga de trabalho dos professores.
c.Incorporar criatividade no planejamento de aula não só torna o ensino mais eficaz, mas também transforma a experiência de aprendizagem em algo mais enriquecedor e memorável para os alunos.
d.Porque elimina a necessidade de recursos didáticos.
e.Porque facilita a organização do currículo escolar.

Pergunta 5

  1. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece normas fundamentais que orientam o conteúdo e as habilidades a serem desenvolvidas em cada etapa da educação básica. Essas normas são essenciais para promover uma educação de qualidade (BRASIL, 2018).

    BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.


    Por que é essencial que os planos de aula sejam alinhados com a BNCC?

a.Para reduzir a quantidade de atividades e deveres atribuídos aos alunos, facilitando sua adaptação ao ritmo escolar e ao conteúdo curricular.
b.Para proporcionar aos professores uma maior flexibilidade na gestão do tempo, permitindo um melhor equilíbrio entre suas atividades pedagógicas e administrativas.
c.Para garantir que o ensino esteja alinhado às diretrizes nacionais, promovendo a uniformidade e equidade no sistema educacional brasileiro.
d.Para simplificar o processo de administração escolar, tornando a gestão educacional mais eficiente e menos burocrática.
e.Para assegurar que os alunos tenham uma jornada escolar que aumente seu tempo de permanência na instituição, ampliando sua experiência educacional.

Pergunta 6

  1. Um plano de aula eficiente deve incluir objetivos claros, conteúdos relevantes, métodos de ensino diversificados e avaliações formativas. Esses elementos são essenciais para garantir que o processo de ensino-aprendizagem seja bem estruturado e promova o desenvolvimento integral dos alunos.

    Com base nesse contexto, associe corretamente os elementos de um plano de aula eficiente às suas descrições.
Elementos do Plano de AulaDescrições:
I. Objetivos clarosA. Permitem o acompanhamento contínuo do progresso dos alunos, ajustando o ensino conforme necessário.
II. Conteúdos relevantesB. Mantêm o interesse dos alunos, alinhando-se com o currículo oficial e as expectativas de aprendizagem da BNCC.
III. Métodos de ensino diversificadosC. Atendem a diferentes estilos de aprendizagem, promovendo um ambiente inclusivo e adaptável.
IV. Avaliações formativasD. Orientam o direcionamento do ensino de forma específica e bem definida, garantindo foco e eficácia no processo educativo.


  • Assinale a alternativa que contém a associação correta.

a.I-D; II-B; III-C; IV-A.
b.I-A; II-C; III-B; IV-D.
c.I-B; II-D; III-A; IV-C.
d.I-D; II-A; III-B; IV-C.
e.I-C; II-A; III-D; IV-B.

Pergunta 7

  1. Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo. Esta palavra pode abranger muitas áreas diferentes. Na educação não é diferente e o planejamento tem funções importantes para garantir o processo de ensino e aprendizagem (Telles, 2024).

    TELLES, Simone. O fundamento do planejamento de aula. UNIVESP, 2024.

    Com relação a este tema, observe as afirmativas a seguir:

    I. Considerar os diferentes estilos de aprendizagem ajuda a tornar o ensino mais inclusivo, oferecendo aos alunos múltiplas formas de interagir com o conteúdo e promover a equidade educacional.
    II. Integrar diversas abordagens metodológicas enriquece o processo de aprendizagem, pois proporciona um ambiente dinâmico e variado que pode melhorar a compreensão e retenção de conhecimento.
    III. Planejar aulas de forma flexível, permitindo ajustes conforme as necessidades dos alunos, pode criar inconsistências que dificultam a avaliação padronizada e a uniformidade no ensino.

    Está correto o que se afirma em:

a.II e III, apenas.
b.I e III, apenas.
c.I e II, apenas.
d.I, apenas.
e.I, II e III.

Pergunta 8

  1. O objetivo é a definição clara de um resultado desejado que nos ajudam a planejar ações. Os objetivos são fundamentais para o sucesso pessoal, educacional e profissional, pois nos proporcionam uma direção a seguir, possibilitando o planejamento e a medição de nosso progresso.

    Com relação a este tema, observe as afirmativas a seguir:

    I. Objetivos específicos descrevem claramente o que o aluno deve aprender, detalhando as expectativas e os resultados esperados, proporcionando clareza no processo educativo.
    II. Objetivos mensuráveis permitem avaliar se o aluno alcançou o objetivo, utilizando critérios claros e definidos para a avaliação, facilitando o monitoramento do progresso.
    III. Objetivos alcançáveis devem estar dentro das capacidades dos alunos, garantindo que os objetivos sejam realistas, possíveis de serem atingidos e adequados ao nível de desenvolvimento dos estudantes.

    Está correto o que se afirma em:

a.I, II e III.
b.I, apenas.
c.II e III, apenas.
d.I e II, apenas.
e.I e III, apenas.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *