DIDATICA SEMANA 7 AVALIATIVA UNIVESP

SEMANA 7 AVALTIVA

Pergunta 1

  1. A Escola Ângelo Bizzo adota práticas de avaliação alternativas que visam um desenvolvimento mais holístico dos alunos. Essas práticas são projetadas para promover uma aprendizagem que vá além das tradicionais avaliações por notas, incluindo métodos que incentivam a participação ativa dos alunos no seu próprio processo educativo. 


    Com relação a este contexto e sobre o conteúdo estudado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
    I. As práticas de avaliação alternativas incluem projetos colaborativos e autoavaliações, que são abordagens eficazes para uma avaliação mais completa dos alunos, permitindo a eles demonstrar suas competências de maneira diversificada e significativa.

    PORQUE
    II. Essas práticas incentivam a responsabilidade dos alunos pelo próprio aprendizado e o desenvolvimento de habilidades críticas e sociais, promovendo uma educação que valoriza a autonomia e o crescimento pessoal, essenciais para o sucesso acadêmico e pessoal.

    A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

a.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c.As asserções I e II são falsas.
d.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Pergunta 2

  1. Práticas eficientes de avaliação discutidas em contextos educacionais têm o potencial de impactar positivamente o desenvolvimento dos alunos. Essas práticas são desenhadas para fomentar um ambiente de aprendizagem mais autônomo e consciente, onde os alunos são incentivados a participar ativamente do seu processo educativo

    Quais são alguns dos benefícios dessas práticas eficientes de avaliação?
a.Estimulam os alunos a se responsabilizarem pelo seu próprio aprendizado.
b.Simplificam a gestão do tempo dos professores durante o ensino.
c.Incentivam uma competição saudável entre os alunos.
d.Reduzem a quantidade de deveres de casa atribuídos aos alunos.
e.Melhoram a habilidade dos alunos em lembrar fatos para provas finais.

Pergunta 3

  1. A aula sobre práticas eficientes de avaliação discute várias abordagens que vão além das notas tradicionais, isso porque, em um mundo de mudanças, as formas de avaliar também devem seguir as novas visões. Estas abordagens incluem a observação contínua do progresso dos alunos, o uso de registros anedóticos para documentar eventos significativos, e outras estratégias inovadoras que oferecem uma visão mais abrangente e inclusiva do aprendizado.

    Com relação a essas práticas eficientes de avaliação, observe as afirmativas a seguir:

    1. Incluem observação constante do progresso dos alunos, permitindo uma avaliação dinâmica e em tempo real que pode ser ajustada conforme necessário para apoiar o desenvolvimento contínuo.
    1. Utilizam registros anedóticos para documentar eventos significativos, fornecendo um contexto rico e detalhado sobre o desenvolvimento individual dos alunos e suas interações no ambiente de aprendizagem.
    1. Dependem exclusivamente de testes de múltipla escolha, que são utilizados como a principal ferramenta de avaliação para medir o conhecimento dos alunos de maneira objetiva e padronizada.


Está correto o que se afirma em:

a.I, apenas.
b.II e III, apenas.
c.I e III, apenas.
d.I e II, apenas.
e.I, II e III.

Pergunta 4

  1. A avaliação formativa é realizada durante o processo de aprendizagem e tem como foco o desenvolvimento contínuo do aluno. Nesse sentido ela tem demonstrado ser muito importante por diversos motivos que podem ser levados em consideração em um processo avaliativo variado (Telles, 2024).

    TELLES, Simone . A avaliação das aprendizagens: o fechamento ou a continuidade do processo de ensino-aprendizagem? UNIVESP, 2024.

    Assinale a alternativa que explica por que a avaliação formativa é essencial para o sucesso educativo.

a.Porque facilita a organização do currículo escolar.
b.Porque promove a competição entre os alunos.
c.Porque permite a adaptação do ensino às necessidades dos alunos.
d.Porque reduz a carga de trabalho dos professores.
e.Porque fornece uma visão global do desempenho do aluno.

Pergunta 5

  1. Antes de iniciar um novo tópico ou módulo, a avaliação diagnóstica é aplicada para obter uma compreensão do que os alunos já sabem e das habilidades que possuem. Este processo inicial ajuda a preparar o terreno para o ensino subsequente e a garantir que as próximas lições sejam efetivas e adequadamente direcionadas (Telles, 2024).

    TELLES, Simone . A avaliação das aprendizagens: o fechamento ou a continuidade do processo de ensino-aprendizagem? UNIVESP, 2024.

    Identifique a alternativa que expressa por que a avaliação diagnóstica é importante para o planejamento das lições.

a.Porque mede o aprendizado cumulativo dos alunos.
b.Porque incentiva a competição entre os alunos.
c.Porque promove a reflexão sobre os objetivos de aprendizagem pessoais dos alunos.
d.Porque permite a adaptação do ensino às necessidades dos alunos.
e.Porque fornece feedback imediato tanto para o aluno quanto para o professor.

SEGUNDA TENTATIVA

Pergunta 1

  1. A avaliação por pares é um método que envolve os alunos na avaliação do desempenho dos seus colegas, utilizando critérios definidos previamente pelo professor. Este processo permite que os estudantes ofereçam feedback construtivo uns aos outros e participem ativamente na análise do trabalho de seus pares, contribuindo para um ambiente de aprendizagem colaborativo e interativo (Telles, 2024).

    TELLES, Simone . A avaliação das aprendizagens: o fechamento ou a continuidade do processo de ensino-aprendizagem? UNIVESP, 2024.

    Identifique por que a avaliação por pares é importante no processo educativo?


a.Porque promove a competição entre os alunos.
b.Porque reduz a carga de trabalho dos professores.
c.Porque elimina a necessidade de recursos didáticos.
d.Porque permite a adaptação do ensino às necessidades dos alunos.
e.A avaliação por pares, portanto, não só melhora o aprendizado individual, mas também fortalece a comunidade de aprendizagem, promovendo um ambiente mais colaborativo e interativo.

Pergunta 2

  1. Antes de iniciar um novo tópico ou módulo, a avaliação diagnóstica é aplicada para obter uma compreensão do que os alunos já sabem e das habilidades que possuem. Este processo inicial ajuda a preparar o terreno para o ensino subsequente e a garantir que as próximas lições sejam efetivas e adequadamente direcionadas (Telles, 2024).

    TELLES, Simone . A avaliação das aprendizagens: o fechamento ou a continuidade do processo de ensino-aprendizagem? UNIVESP, 2024.

    Identifique a alternativa que expressa por que a avaliação diagnóstica é importante para o planejamento das lições.


a.Porque incentiva a competição entre os alunos.
b.Porque mede o aprendizado cumulativo dos alunos.
c.Porque fornece feedback imediato tanto para o aluno quanto para o professor.
d.Porque permite a adaptação do ensino às necessidades dos alunos.
e.Porque promove a reflexão sobre os objetivos de aprendizagem pessoais dos alunos.

Pergunta 3

  1. A Escola Ângelo Bizzo adota práticas de avaliação alternativas que visam um desenvolvimento mais holístico dos alunos. Essas práticas são projetadas para promover uma aprendizagem que vá além das tradicionais avaliações por notas, incluindo métodos que incentivam a participação ativa dos alunos no seu próprio processo educativo. 


    Com relação a este contexto e sobre o conteúdo estudado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
    I. As práticas de avaliação alternativas incluem projetos colaborativos e autoavaliações, que são abordagens eficazes para uma avaliação mais completa dos alunos, permitindo a eles demonstrar suas competências de maneira diversificada e significativa.

    PORQUE
    II. Essas práticas incentivam a responsabilidade dos alunos pelo próprio aprendizado e o desenvolvimento de habilidades críticas e sociais, promovendo uma educação que valoriza a autonomia e o crescimento pessoal, essenciais para o sucesso acadêmico e pessoal.

    A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

a.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c.As asserções I e II são falsas.
d.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Pergunta 4

  1. A Escola Ângelo Bizzo implementa práticas alternativas de avaliação que visam promover um aprendizado mais inclusivo. Tais práticas são projetadas para atender às diversas necessidades dos alunos, proporcionando uma avaliação mais holística e personalizada. Com isso, busca-se fomentar um ambiente educacional onde todos os alunos possam desenvolver suas competências e habilidades de forma plena.

    Quais são alguns benefícios dessas práticas?
a.Incentivam a memorização de conteúdos através de técnicas de repetição para assim desenvolverem capacidades distintas.
b.Focam no desenvolvimento de diversas competências, incluindo habilidades sociais e emocionais.
c.Reduzem o estresse dos alunos, eliminando a pressão de avaliações tradicionais e melhoram a qualidade das mesmas.
d.Facilita a padronização das avaliações em todas as turmas da escola, pois garantem a equidade da avaliação.
e.Promovem uma maior competitividade entre os alunos para melhorar o desempenho acadêmico.

Pergunta 5

  1. Práticas eficientes de avaliação discutidas em contextos educacionais têm o potencial de impactar positivamente o desenvolvimento dos alunos. Essas práticas são desenhadas para fomentar um ambiente de aprendizagem mais autônomo e consciente, onde os alunos são incentivados a participar ativamente do seu processo educativo

    Quais são alguns dos benefícios dessas práticas eficientes de avaliação?
a.Simplificam a gestão do tempo dos professores durante o ensino.
b.Melhoram a habilidade dos alunos em lembrar fatos para provas finais.
c.Estimulam os alunos a se responsabilizarem pelo seu próprio aprendizado.
d.Incentivam uma competição saudável entre os alunos.
e.Reduzem a quantidade de deveres de casa atribuídos aos alunos.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *