- A contribuição das teorias pós-críticas para o currículo e para a prática pedagógica pode ser resumida em qual das seguintes assertivas?
Combate ao modo como as diferenças são produzidas. | ||
Formação do sujeito consciente | ||
Desenvolvimento da autonomia. | ||
Formação de sujeitos críticos. | ||
Desenvolvimento integral do ser humano. |
Pergunta 1
- Assinale abaixo a alternativa que não descreve uma característica do pós-colonialismo:
Analisa as narrativas dos povos colonizados. | ||
Questiona as formas de conhecimento do colonizador. | ||
Analisa as narrativas que constroem o outro. | ||
Denuncia o epistemicídio. | ||
Combate a ecologia de saberes. |
Assinale abaixo a alternativa que descreve uma característica dos estudos culturais:
Corroboram as noções elitistas de cultura. | ||
Compreendem que nem todas as práticas sociais são culturais. | ||
Defendem a neutralidade na análise cultural. | ||
Concebem a cultura como jogo de poder. | ||
Adotam os significados mais poderosos. |
Assinale abaixo a alternativa que não corresponde a um princípio ético-político de um currículo a favor das diferenças:
Descolonização do currículo. | ||
Valorização da individualidade. | ||
Justiça curricular. | ||
Reconhecer o repertório cultural da comunidade. | ||
Ancoragem social dos conhecimentos. |
Pergunta 1
- Texto de referência: Texto-base 6.1 – A crítica pós-estruturalista do currículo (Ler p. 117-124) | Tomaz Tadeu da Silva
Tomaz Tadeu da Silva pontua algumas distinções entre o estruturalismo e o pós-estruturalismo, sendo a principal delas:
No estruturalismo, os significados emergem da cultura, enquanto no pós-estruturalismo, os significados estão correlacionados aos signos. | ||
No estruturalismo, os significados são determinados socialmente, enquanto no pós-estruturalismo, os significados são intrínsecos aos signos. | ||
No estruturalismo, os significados apresentam uma certa rigidez, enquanto no pós-estruturalismo, os significados mostram-se fluidos, indeterminados e incertos. | ||
No estruturalismo, os significados apresentam uma certa fluidez, enquanto no pós-estruturalismo, os significados mostram-se rígidos. | ||
No estruturalismo, os significados relacionam-se aos signos, enquanto no pós-estruturalismo, os signos determinam os significados. |
Pergunta 2
- Texto de referência: Texto-base 6.4 – O currículo cultural e a afirmação das diferenças | Marcos Garcia Neira
Segundo Marcos Garcia Neira, no currículo cultural, os conhecimentos abordados nas aulas:
provêm das culturas dos estudantes. | ||
emergem durante as tematizações. | ||
são selecionados a priori. | ||
apoiam-se nas áreas de conhecimento. | ||
são determinados pelo currículo prescrito. |
Pergunta 1
- São várias as contribuições que a concepção de identidade dos Estudos Culturais pode acarretar para os currículos escolares, exceto:
a. | Qualquer identidade (nacional, religiosa etc.) pode ser vista como resultado de disputas e hibridismos. | |
b. | O professor pode ser incentivado a analisar e discutir a presença de várias identidades na sociedade. | |
c. | Modelos hegemônicos de identidade podem ser afastados ou, no mínimo, questionados. | |
d. | A escola deve perseguir a formação de uma certa identidade. |
Pergunta 2
- O princípio ético-político da descolonização do currículo é evidentemente influenciado pelo(s):
a. | Pós-colonialismo, pois defende a retirada dos saberes do colonizador do currículo. | |
b. | Multiculturalismo humanista, ao defender que todos os conhecimentos são equivalentes. | |
c. | Estudos Culturais, ao propor o trabalho com diferentes culturas. | |
d. | Pós-colonialismo, ao sugerir a desestabilização de currículos pautados nos saberes do colonizador. |
Pergunta 3
- A partir do pós-estruturalismo, é possível dizer que:
a. | O currículo é uma instância de reprodução cultural. | |
b. | O currículo é tomado como construção social. | |
c. | O currículo é uma prática discursiva. | |
d. | O enfoque disciplinar é priorizado no currículo. |
Pergunta 4
- Para o pós-estruturalismo, a noção de linguagem:
a. | Abandona a função sociológica para assumir uma função psicológica. | |
b. | Abandona a função representacional para assumir uma função constitutiva. | |
c. | Abandona a função constitutiva para assumir uma função representacional. | |
d. | Abandona a função psicológica para assumir uma função sociológica. |
Pergunta 5
- Boaventura Sousa Santos emprega a noção de “ecologia dos saberes” para:
a. | Defender a descolonização do currículo por meio da supressão dos saberes do colonizador. | |
b. | Substituir os saberes hegemônicos pelos saberes populares. | |
c. | Colonizar o currículo por meio dos saberes populares. | |
d. | Combater o epistemicídio e valorizar os conhecimentos de todos os grupos sociais. |
Avaltiva
Pergunta 1
- Concebe-se o currículo cultural como um espaço de propagação de elementos relacionados aos sentidos, à polissemia e à produção de identidades, cujo foco se dá na análise, interpretação, questionamento e diálogo no interior das culturas, partindo destas. Os profissionais da educação que aplicam o currículo cultural em suas práticas educativas tornam-nas democráticas, favorecendo a inclusão das culturas vítimas de dominação. Nesse tipo de currículo, há um redirecionamento significativo do olhar para os hibridismos e as mestiçagens socioculturais, por meio de uma perspectiva renovada sobre si próprios e seu grupo. Intenta-se, portanto, a promoção da ancoragem social dos conteúdos, como meio de enunciar a diferença, em um embate contra os limites do projeto educacional vigente.
Considerando as especificidades da prática pedagógica vinculada ao currículo cultural, analise as afirmativas a seguir.
I. Pondo em ação o currículo cultural, professores dividem equilibradamente os assuntos explanados em aula, privilegiando, assim, distintos pontos de vista, trabalhando os conteúdos em seu aspecto social.
II. No currículo cultural, docentes e discentes desconsideram os hibridismos e mestiçagens, demonstrando ausência de perspectiva em relação a si mesmos e ao grupo ao qual constituem.
III. No currículo cultural, a ideia de currículo é concebida como uma forma de enunciar a desigualdade sociocultural, mantendo e apoiando o vigente projeto educacional. Assim, estabilizam-se os significados propagados pela educação monocultural.
Está correto que se afirma em:
a. | II e III, apenas. | |
b. | I, apenas. | |
c. | I, II e III. | |
d. | I e II, apenas. | |
e. | II, apenas. |
Pergunta 2
- “O pós-modernismo acaba com qualquer vanguardismo, qualquer certeza e qualquer pretensão de emancipação. O pós-modernismo assinala o fim da pedagogia crítica e o começo da pedagogia pós-crítica” (SILVA, 1999, p. 116).
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Levando em consideração o que foi estudado acerca da crítica pós-estruturalista, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I. ( ) O pós-estruturalismo foi inventado na universidade francesa.
II. ( ) O pós-estruturalismo é recorrentemente confundido com o pós-modernismo.
III. ( ) Podemos considerar que o pós-estruturalismo e o pós-modernismo pertencem a campos epistemológicos iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a. | F — V — F. | |
b. | V — F — V ERRADA. | |
( | c. | V — V — F. |
d. | F — F — V. | |
e. | V — F — F. |
Pergunta 3
- “Uma análise derridiana do processo de significação combina-se, aqui, com uma análise foucaultiana das conexões entre poder e saber para caracterizar o processo de significação como não apenas instável mas também como dependente de relações de poder. Como campos de significação, o conhecimento e o currículo são, pois, caracterizados também por sua indeterminação e por sua conexão com relações de poder construção histórica muito particular” (SILVA, 1999, p. 123).
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.99
Levando em consideração a teoria pós-colonialista, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
.
I. ( ) A teoria pós-colonialista tem como propósito analisar a complexidade das relações de poder entre as nações.
II. ( ) Podemos dizer que a análise pós-colonial se limita a analisar as relações de poder estabelecidas entre as grandes cidades e os países libertos recentemente.
III. ( ) A teoria pós-colonialista não abrange, em definição, o que seriam as “relações coloniais” de poder.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a. | F — F — V. | |
b. | V — F — V. | |
c. | F — V — V. | |
d. | V — F — F. | |
e. | V — V — F. |
Pergunta 4
- As vivências desenvolvidas sobre o currículo cultural em instituições de ensino públicas ou privadas, nas distintas etapas da Educação Básica — regular, profissionalizante ou EJA (Educação de Jovens e Adultos) —, evidenciam que os conhecimentos apresentados nos encontros escolares surgem à medida em que se desdobra a tematização.
Sobre isso, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I. Tematizar e ensinar são atividades diferentes.
PORQUE
II. Tematizar se relaciona com a sistematização e o desenvolvimento de distintas circunstâncias didáticas, de modo a possibilitar um entendimento mais amplo, intenso e qualificado da ocorrência de uma prática social.
Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:
a. | As duas asserções são falsas. | |
b. | As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. | |
c. | As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. | |
d. | A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira. | |
e. | A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa. |
SEGUNDA TENTIVA
Pergunta 1
- O currículo cultural propicia o trabalho pedagógico voltado para as questões sociais, de forma que os alunos se tornem ativos em sua aprendizagem, ressignificando e aprofundando seus conhecimentos, com o objetivo de transformar a realidade em que estão inseridos. Há a possibilidade de os estudantes compreenderem mais profundamente o mundo, intervindo nele de maneira crítica e reflexiva. A experiência escolar é o ambiente apropriado para que os debates prevaleçam, as distintas culturas se encontrem e as diversidades de manifestações culturais sejam aceitas. A aplicação desse tipo de currículo favorece um conhecimento democratizado, visando a efetiva inclusão das culturas que foram nitidamente subjugadas, propondo um saber mais plural, valorizando as diferenças culturais e o diálogo, contrapondo-se à tradição herdada da Modernidade.
Com relação ao currículo cultural, analise as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Na aplicabilidade do currículo cultural, é possível ao educador, na sua prática pedagógica, promover a leitura da realidade, de forma a problematizar e a desconstruir os discursos que favoreçam a manutenção das diferenças.
II. ( ) No currículo cultural, são desconsiderados os saberes e os conhecimentos que os alunos já têm — os saberes extracurriculares. Tais alunos são tidos como sujeitos passivos de sua aprendizagem.
III. ( ) O currículo cultural se restringe ao ensinamento da tolerância e do respeito, por meio da manutenção das relações sociais e culturais desiguais, reprodutoras da diferença, não permitindo indagações e questionamentos quanto a esses aspectos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a. | F, V, V. | |
b. | V, V, F. | |
c. | F, F, V. | |
d. | V, F, F. | |
e. | V, F, V. |
Pergunta 2
- Os Estudos Culturais entendem a cultura, de forma significante, como um campo de luta permeado por significações sociais. A cultura é compreendida, nos Estudos Culturais, como um espaço em que os significados se manifestam, no qual uma variedade de grupos sociais, em posições divergentes de poder, batalham pela imposição de seus significados à sociedade em geral. Nessas análises, ao criticar as relações de poder em uma determinada situação cultural ou social, os Estudos Culturais assumem explicitamente o lado dos grupos que estão em desvantagem e desfavorecidos nessas relações. Nos Estudos Culturais, há uma concepção de currículo como um reflexo dessa luta, relacionado às questões de significação e identidade social.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Considerando os estudos culturais e suas implicações para a concepção de cultura e de currículo, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I. ( ) Os estudos culturais veem a cultura como um campo em que os significados são produzidos, de modo que os diversos grupos sociais, em posições distintas de poder, batalham para impor seus significados à sociedade mais expandida.
II. ( ) Os estudos culturais se distinguem das tradicionais disciplinas acadêmicas por sua ausência de seu posicionamento político, já que as análises produzidas nos estudos culturais comumente são neutras ou imparciais.
III. ( ) Os estudos culturais compreendem o “currículo” como uma instituição que resulta de um processo, sendo sua construção decorrente da ação e da contribuição da sociedade, em geral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a. | V – F – F | |
b. | F – F – V. | |
c. | V – V – F. | |
d. | F – V – V. | |
e. | V – F – V. |
Pergunta 3
- É extremamente importante que os docentes reconheçam os saberes que os estudantes trazem consigo ao entrar em uma instituição escolar, reconhecendo-os como indivíduos capazes e com potencial para construir os novos conhecimentos que serão apresentados.
Com relação às características envolvendo o saber docente e discente, avalie as afirmativas a seguir:
I. Uma relação democrática se constrói fundamentada na valorização do outro e nos diálogos que permitem fortalecer as identidades de professores e alunos.
II. Docentes que praticam um currículo cultural buscam considerar aspectos que os alunos já apresentam, sendo este um ponto negativo, pois não permite o desenvolvimento do sujeito.
III. Propiciar uma ancoragem social de conteúdos pode ser perigoso, tendo em vista que o conhecimento é produzido considerando-se as relações de poder estabelecidas na sociedade.
IV. Docentes que buscam promover um currículo cultural se fundamentam em uma distribuição equitativa dos conteúdos a serem abordados, de modo a privilegiar distintos pontos de vista.
Está correto o que se afirma em:
a. | I e II, apenas. | |
b. | I, II, III e IV. | |
c. | I, II e III, apenas. | |
d. | I e IV, apenas. | |
e. | II, apenas. |
Pergunta 4
- A análise pós-colonial se une às análises pós-moderna e pós-estruturalista, para argumentar acerca das relações que se estabelecem entre o poder e as distintas formas de conhecimento que enquadram o indivíduo imperial da Europa em uma confortável posição de privilégio em tempos atuais.
Com relação a essas análises, avalie as afirmativas a seguir:
I. De modo distinto das demais análises “pós”, o destaque da teorização pós-colonial se encontra exatamente nas relações de poder que se estabelecem entre os países.
II. O pós-colonialismo abarca os debates das narrativas sobre a nacionalidade e a “raça” presentes no âmago da construção fictícia que o Ocidente faz do Oriente e de si mesmo.
III. Nos estudos culturais, a definição de “representação” encontra-se no cerne da teorização pós-colonial. Tal conceito é basicamente pós-estruturalista.
Está correto o que se afirma em:
a. | I, apenas. | |
b. | I e II, apenas. | |
c. | I, II e III, apenas. | |
d. | II, apenas. | |
e. | II e III, apenas. |
Pergunta 1
- No entendimento de Alice Casimiro Lopes e Elisabeth Macedo, há concepções de currículo que influenciam as políticas curriculares. Indique a alternativa nas quais constam essas concepções.
Planejamento, organização e desenvolvimento das atividades de ensino, avaliação. | ||
Seleção e organização de conhecimentos, progressão de conteúdos e texto da cultura. | ||
Formas de controle, seleção de conhecimentos, avaliação. | ||
Sistematização de conteúdos, progressão de conteúdos, experiências de aprendizagem. | ||
Seleção e organização de conhecimentos, forma de controle ou o texto da cultura. |
Stephen Ball elaborou o conceito de “ciclo de políticas” para explicar o funcionamento das políticas públicas. Indique a alternativa que aponta os contextos que caracterizam o ciclo de políticas de Ball.
Contexto de elaboração, contexto de prática, contexto político. | ||
Contexto pedagógico, contexto da administração, contexto de aula. | ||
Contexto governamental, contexto da secretaria, contexto da escola. | ||
Contexto de influência, contexto de prática, contexto de síntese. | ||
Contexto de influência, contexto de produção, contexto de prática. |
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