SEMANA 6 TEORIAS DO CURRICULO AVALIATIVA UNIVESP

  1. A contribuição das teorias pós-críticas para o currículo e para a prática pedagógica pode ser resumida em qual das seguintes assertivas? 
Combate ao modo como as diferenças são produzidas.
Formação do sujeito consciente  
Desenvolvimento da autonomia. 
Formação de sujeitos críticos. 
Desenvolvimento integral do ser humano. 

Pergunta 1

  1. Assinale abaixo a alternativa que não descreve uma característica do pós-colonialismo:  
Analisa as narrativas dos povos colonizados.
Questiona as formas de conhecimento do colonizador.
Analisa as narrativas que constroem o outro.
Denuncia o epistemicídio.
Combate a ecologia de saberes.

Assinale abaixo a alternativa que descreve uma característica dos estudos culturais: 

Corroboram as noções elitistas de cultura.
Compreendem que nem todas as práticas sociais são culturais.
Defendem a neutralidade na análise cultural.
Concebem a cultura como jogo de poder.
Adotam os significados mais poderosos.

Assinale abaixo a alternativa que não corresponde a um princípio ético-político de um currículo a favor das diferenças: 

Descolonização do currículo.
Valorização da individualidade. 
Justiça curricular. 
Reconhecer o repertório cultural da comunidade.
Ancoragem social dos conhecimentos.

Pergunta 1

  1. Texto de referência: Texto-base 6.1 – A crítica pós-estruturalista do currículo (Ler p. 117-124) | Tomaz Tadeu da Silva 

Tomaz Tadeu da Silva pontua algumas distinções entre o estruturalismo e o pós-estruturalismo, sendo a principal delas: 

No estruturalismo, os significados emergem da cultura, enquanto no pós-estruturalismo, os significados estão correlacionados aos signos.
No estruturalismo, os significados são determinados socialmente, enquanto no pós-estruturalismo, os significados são intrínsecos aos signos.
No estruturalismo, os significados apresentam uma certa rigidez, enquanto no pós-estruturalismo, os significados mostram-se fluidos, indeterminados e incertos. 
No estruturalismo, os significados apresentam uma certa fluidez, enquanto no pós-estruturalismo, os significados mostram-se rígidos.
No estruturalismo, os significados relacionam-se aos signos, enquanto no pós-estruturalismo, os signos determinam os significados.

Pergunta 2

  1. Texto de referência: Texto-base 6.4 – O currículo cultural e a afirmação das diferenças | Marcos Garcia Neira 

Segundo Marcos Garcia Neira, no currículo cultural, os conhecimentos abordados nas aulas: 

provêm das culturas dos estudantes.
emergem durante as tematizações.
são selecionados a priori.
apoiam-se nas áreas de conhecimento.
são determinados pelo currículo prescrito.

Pergunta 1

  1. São várias as contribuições que a concepção de identidade dos Estudos Culturais pode acarretar para os currículos escolares, exceto:
a.Qualquer identidade (nacional, religiosa etc.) pode ser vista como resultado de disputas e hibridismos.
b.O professor pode ser incentivado a analisar e discutir a presença de várias identidades na sociedade.
c.Modelos hegemônicos de identidade podem ser afastados ou, no mínimo, questionados.
d.A escola deve perseguir a formação de uma certa identidade.

Pergunta 2

  1. O princípio ético-político da descolonização do currículo é evidentemente influenciado pelo(s):
a.Pós-colonialismo, pois defende a retirada dos saberes do colonizador do currículo.
b.Multiculturalismo humanista, ao defender que todos os conhecimentos são equivalentes.
c.Estudos Culturais, ao propor o trabalho com diferentes culturas.
d.Pós-colonialismo, ao sugerir a desestabilização de currículos pautados nos saberes do colonizador.

Pergunta 3

  1. A partir do pós-estruturalismo, é possível dizer que:
a.O currículo é uma instância de reprodução cultural.
b.O currículo é tomado como construção social.
c.O currículo é uma prática discursiva.
d.O enfoque disciplinar é priorizado no currículo.

Pergunta 4

  1. Para o pós-estruturalismo, a noção de linguagem:
a.Abandona a função sociológica para assumir uma função psicológica.
b.Abandona a função representacional para assumir uma função constitutiva.
c.Abandona a função constitutiva para assumir uma função representacional.
d.Abandona a função psicológica para assumir uma função sociológica.

Pergunta 5

  1. Boaventura Sousa Santos emprega a noção de “ecologia dos saberes” para:
a.Defender a descolonização do currículo por meio da supressão dos saberes do colonizador.
b.Substituir os saberes hegemônicos pelos saberes populares.
c.Colonizar o currículo por meio dos saberes populares.
d.Combater o epistemicídio e valorizar os conhecimentos de todos os grupos sociais.

Avaltiva

Pergunta 1

  1. Concebe-se o currículo cultural como um espaço de propagação de elementos relacionados aos sentidos, à polissemia e à produção de identidades, cujo foco se dá na análise, interpretação, questionamento e diálogo no interior das culturas, partindo destas. Os profissionais da educação que aplicam o currículo cultural em suas práticas educativas tornam-nas democráticas, favorecendo a inclusão das culturas vítimas de dominação. Nesse tipo de currículo, há um redirecionamento significativo do olhar para os hibridismos e as mestiçagens socioculturais, por meio de uma perspectiva renovada sobre si próprios e seu grupo. Intenta-se, portanto, a promoção da ancoragem social dos conteúdos, como meio de enunciar a diferença, em um embate contra os limites do projeto educacional vigente.

Considerando as especificidades da prática pedagógica vinculada ao currículo cultural, analise as afirmativas a seguir.

I. Pondo em ação o currículo cultural, professores dividem equilibradamente os assuntos explanados em aula, privilegiando, assim, distintos pontos de vista, trabalhando os conteúdos em seu aspecto social.

II. No currículo cultural, docentes e discentes desconsideram os hibridismos e mestiçagens, demonstrando ausência de perspectiva em relação a si mesmos e ao grupo ao qual constituem.

III. No currículo cultural, a ideia de currículo é concebida como uma forma de enunciar a desigualdade sociocultural, mantendo e apoiando o vigente projeto educacional. Assim, estabilizam-se os significados propagados pela educação monocultural.

Está correto que se afirma em: 

a.II e III, apenas.
b.I, apenas.
c.I, II e III.
d.I e II, apenas.
e.II, apenas.

Pergunta 2

  1. “O pós-modernismo acaba com qualquer vanguardismo, qualquer certeza e qualquer pretensão de emancipação. O pós-modernismo assinala o fim da pedagogia crítica e o começo da pedagogia pós-crítica” (SILVA, 1999, p. 116).

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Levando em consideração o que foi estudado acerca da crítica pós-estruturalista, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I. (  ) O pós-estruturalismo foi inventado na universidade francesa.

II. (  ) O pós-estruturalismo é recorrentemente confundido com o pós-modernismo.

III. (  ) Podemos considerar que o pós-estruturalismo e o pós-modernismo pertencem a campos epistemológicos iguais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a.F — V — F.
b.V — F — V ERRADA.
(c.V — V — F.
d.F — F — V.
e.V — F — F.

Pergunta 3

  1. “Uma análise derridiana do processo de significação combina-se, aqui, com uma análise foucaultiana das conexões entre poder e saber para caracterizar o processo de significação como não apenas instável mas também como dependente de relações de poder. Como campos de significação, o conhecimento e o currículo são, pois, caracterizados também por sua indeterminação e por sua conexão com relações de poder construção histórica muito particular” (SILVA, 1999, p. 123).

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.99

Levando em consideração a teoria pós-colonialista, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

.

I. (  ) A teoria pós-colonialista tem como propósito analisar a complexidade das relações de poder entre as nações.

II. (  ) Podemos dizer que a análise pós-colonial se limita a analisar as relações de poder estabelecidas entre as grandes cidades e os países libertos recentemente.

III. (  ) A teoria pós-colonialista não abrange, em definição, o que seriam as “relações coloniais” de poder.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a.F — F — V.
b.V — F — V.
c.F — V — V.
d.V — F — F.
e.V — V — F.

Pergunta 4

  1. As vivências desenvolvidas sobre o currículo cultural em instituições de ensino públicas ou privadas, nas distintas etapas da Educação Básica — regular, profissionalizante ou EJA (Educação de Jovens e Adultos) —, evidenciam que os conhecimentos apresentados nos encontros escolares surgem à medida em que se desdobra a tematização. 

Sobre isso, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.

I. Tematizar e ensinar são atividades diferentes.

PORQUE 

II. Tematizar se relaciona com a sistematização e o desenvolvimento de distintas circunstâncias didáticas, de modo a possibilitar um entendimento mais amplo, intenso e qualificado da ocorrência de uma prática social.

Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:

a.As duas asserções são falsas.
b.As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c.As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
d.A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
e.A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.

SEGUNDA TENTIVA

Pergunta 1

  1. O currículo cultural propicia o trabalho pedagógico voltado para as questões sociais, de forma que os alunos se tornem ativos em sua aprendizagem, ressignificando e aprofundando seus conhecimentos, com o objetivo de transformar a realidade em que estão inseridos. Há a possibilidade de os estudantes compreenderem mais profundamente o mundo, intervindo nele de maneira crítica e reflexiva. A experiência escolar é o ambiente apropriado para que os debates prevaleçam, as distintas culturas se encontrem e as diversidades de manifestações culturais sejam aceitas. A aplicação desse tipo de currículo favorece um conhecimento democratizado, visando a efetiva inclusão das culturas que foram nitidamente subjugadas, propondo um saber mais plural, valorizando as diferenças culturais e o diálogo, contrapondo-se à tradição herdada da Modernidade.

Com relação ao currículo cultural, analise as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

I. (   ) Na aplicabilidade do currículo cultural, é possível ao educador, na sua prática pedagógica, promover a leitura da realidade, de forma a problematizar e a desconstruir os discursos que favoreçam a manutenção das diferenças.

II.  (   ) No currículo cultural, são desconsiderados os saberes e os conhecimentos que os alunos já têm — os saberes extracurriculares. Tais alunos são tidos como sujeitos passivos de sua aprendizagem.

III. (   ) O currículo cultural  se restringe ao ensinamento da tolerância e do respeito, por meio da manutenção das relações sociais e culturais desiguais, reprodutoras da diferença, não permitindo indagações e questionamentos quanto a esses aspectos. 

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a.F, V, V.
b.V, V, F.
c.F, F, V.
d.V, F, F.
e.V, F, V.

Pergunta 2

  1. Os Estudos Culturais entendem a cultura, de forma significante, como um campo de luta permeado por significações sociais. A cultura é compreendida, nos Estudos Culturais, como um espaço em que os significados se manifestam, no qual uma variedade de grupos sociais, em posições divergentes de poder, batalham pela imposição de seus significados à sociedade em geral. Nessas análises, ao criticar as relações de poder em uma determinada situação cultural ou social, os Estudos Culturais assumem explicitamente o lado dos grupos que estão em desvantagem e desfavorecidos nessas relações. Nos Estudos Culturais, há uma concepção de currículo como um reflexo dessa luta, relacionado às questões de significação e identidade social.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Considerando os estudos culturais e suas implicações para a concepção de cultura e de currículo, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I. ( ) Os estudos culturais veem a cultura como um campo em que os significados são produzidos, de modo que os diversos grupos sociais, em posições distintas de poder, batalham para impor seus significados à sociedade mais expandida.

II. (  ) Os estudos culturais se distinguem das tradicionais disciplinas acadêmicas por sua ausência de seu posicionamento político, já que as análises produzidas nos estudos culturais comumente são neutras ou imparciais.

III. (   ) Os estudos culturais compreendem o “currículo” como uma instituição que resulta de um processo, sendo sua construção  decorrente da ação e da contribuição da sociedade, em geral.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a.V – F – F
b.F – F – V.
c.V – V – F.
d.F – V – V.
e.V – F – V.

Pergunta 3

  1. É extremamente importante que os docentes reconheçam os saberes que os estudantes trazem consigo ao entrar em uma instituição escolar, reconhecendo-os como indivíduos capazes e com potencial para construir os novos conhecimentos que serão apresentados. 

Com relação às características envolvendo o saber docente e discente, avalie as afirmativas a seguir:

I. Uma relação democrática se constrói fundamentada na valorização do outro e nos diálogos que permitem fortalecer as identidades de professores e alunos.

II. Docentes que praticam um currículo cultural buscam considerar aspectos que os alunos já apresentam, sendo este um ponto negativo, pois não permite o desenvolvimento do sujeito.

III. Propiciar uma ancoragem social de conteúdos pode ser perigoso, tendo em vista que o conhecimento é produzido considerando-se as relações de poder estabelecidas na sociedade.

IV. Docentes que buscam promover um currículo cultural se fundamentam em uma distribuição equitativa dos conteúdos a serem abordados, de modo a privilegiar distintos pontos de vista.

Está correto o que se afirma em:

a.I e II, apenas.
b.I, II, III e IV.
c. I, II e III, apenas.
d. I e IV, apenas.
e.II, apenas.

Pergunta 4

  1. A análise pós-colonial se une às análises pós-moderna e pós-estruturalista, para argumentar acerca das relações que se estabelecem entre o poder e as distintas formas de conhecimento que enquadram o indivíduo imperial da Europa em uma confortável posição de privilégio em tempos atuais. 

Com relação a essas análises, avalie as afirmativas a seguir:

I. De modo distinto das demais análises “pós”, o destaque da teorização pós-colonial se encontra exatamente nas relações de poder que se estabelecem entre os países. 

II. O pós-colonialismo abarca os debates das narrativas sobre a nacionalidade e a “raça” presentes no âmago da construção fictícia que o Ocidente faz do Oriente e de si mesmo. 

III. Nos estudos culturais, a definição de “representação” encontra-se no cerne da teorização pós-colonial. Tal conceito é basicamente pós-estruturalista.

Está correto o que se afirma em:

a.I, apenas.
b.I e II, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. II, apenas.
e.II e III, apenas.

Pergunta 1

  1. No entendimento de Alice Casimiro Lopes e Elisabeth Macedo, há concepções de currículo que influenciam as políticas curriculares. Indique a alternativa nas quais constam essas concepções. 
Planejamento, organização e desenvolvimento das atividades de ensino, avaliação. 
Seleção e organização de conhecimentos, progressão de conteúdos e texto da cultura. 
Formas de controle, seleção de conhecimentos, avaliação.
Sistematização de conteúdos, progressão de conteúdos, experiências de aprendizagem. 
Seleção e organização de conhecimentos, forma de controle ou o texto da cultura.  

Stephen Ball elaborou o conceito de “ciclo de políticas” para explicar o funcionamento das políticas públicas. Indique a alternativa que aponta os contextos que caracterizam o ciclo de políticas de Ball. 

Contexto de elaboração, contexto de prática, contexto político. 
Contexto pedagógico, contexto da administração, contexto de aula. 
Contexto governamental, contexto da secretaria, contexto da escola. 
Contexto de influência, contexto de prática, contexto de síntese. 
Contexto de influência, contexto de produção, contexto de prática. 

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