Leitura e Produção de textos – LET110 – Turma 001 SEMANA 2 AVALIATIVA

Pergunta 1

2 em 2 pontos

Correta

A concepção de linguagem como representação do pensamento prevaleceu no ensino até o final da década de 1960, mas foi contestada ainda no século XIX pela linguística histórica, que partia do pressuposto de que as línguas modificam-se com o tempo, assim, a única constante é a mudança.

Sobre a concepção de linguagem como instrumento de comunicação, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:
Correta b.A linguagem como instrumento de comunicação atenta-se à língua partindo de sua forma e estrutura.
Respostas:
a.A concepção de linguagem como instrumento de comunicação é definida por Bakhtin como “subjetivismo idealista”.

Correta b.A linguagem como instrumento de comunicação atenta-se à língua partindo de sua forma e estrutura.

c.A linguagem como instrumento de comunicação rechaça as regras e convenções para se tornar operacionalizável.

d.A concepção de linguagem como instrumento de comunicação foi influenciada pelos estudos do linguista russo Mikhail Bakhtin.

e.A concepção de linguagem como instrumento de comunicação compreende a enunciação como um ato coletivo.
Comentário da resposta:

JUSTIFICATIVA

Está correta a alternativa que indica que a linguagem como instrumento de comunicação atenta-se à língua, partindo de sua forma e estrutura, assim, ela constitui-se de um sistema que está fechado, composto por regras e convenções. A linguagem como instrumento de comunicação rechaça as regras e convenções para se tornar operacionalizável é uma afirmativa incorreta, afinal, ela baseia-se nas regras e convenções para ser funcional. A concepção de linguagem como instrumento de comunicação é definida por Bakhtin como “subjetivismo idealista” é uma afirmativa incorreta, afinal, Bakhtin a define como um objetivismo abstrato, essa denominação ocorre pois os pesquisadores dessa corrente centram seus estudos no sistema das formas fonéticas, gramaticais e lexicais da língua. A concepção de linguagem como instrumento de comunicação compreende a enunciação como um ato coletivo é uma afirmativa incorreta, afinal, nessa concepção, compreende-se a enunciação como um ato de criação individual e único. A concepção de linguagem como instrumento de comunicação foi influenciada pelos estudos do linguista russo Mikhail Bakhtin é uma afirmativa incorreta, pois ela é influenciada pelos estudos do linguista suíço Ferdinand de Saussure.
Pergunta 2

3,5 em 3,5 pontos

Correta

Gedoz e Costa-Hubes (2012) apresentam a concepção da linguagem como interação, a qual está associada ao desenvolvimento de competências de reflexão no indivíduo. Tomando essa ideia como base, um professor escreveu a letra de um funk no quadro para analisar a variedade informal da língua em relação à culta.

A preocupação básica é levar ao aluno não apenas o conhecimento da gramática de sua língua, mas, sobretudo, a capacidade de refletir de maneira crítica sobre o mundo que o cerca e, em especial, sobre a utilização da língua como instrumento de interação social. Isso é feito mediante a compreensão, a análise, a interpretação e a produção de textos verbais.

GEDOZ, S.; COSTA-HUBES, T. da C. Concepção sociointeracionista de linguagem: percurso histórico e contribuições para um novo olhar sobre o texto. Trama, [S. I.], v. 8, n. 16, p. 139-152, ago. 2012. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/6953. Acesso em: 2 nov. 2022.

Sobre o que foi apresentado, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.

I. A atividade, mesmo indiretamente, promoveu uma reflexão entre o estudante e a língua do seu cotidiano.

PORQUE

II. O professor trouxe uma atividade na qual as regras normativas são utilizadas para analisar uma variedade da língua.

Analisando as asserções anteriores conclui-se que:
Resposta Selecionada:
Correta d.as asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
Respostas:
a.a asserção I é verdadeira, e a II é falsa

b.as asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I

c.a asserção I é falsa, e a II é verdadeira

Correta d.as asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I

e.as asserções I e II são falsas
Comentário da resposta:

Justificativa

A asserção I é verdadeira, pois o estudante é convidado a analisar a língua na sua forma prática, em uma variedade linguística utilizada no seu cotidiano, bem como convocado a entender os elementos constitutivos.

A asserção II é verdadeira, já que é possível compreender o funcionamento da variedade informal da língua por meio dos instrumentos de análise da norma culta. A asserção II justifica a I porque analisa variedades informais da língua. Assim apresenta a forma como as regras da língua, em sua maioria associadas ao uso normativo, também explicam determinados fenômenos do texto informal.
Pergunta 3

4,5 em 4,5 pontos

Correta

O uso da linguagem está sistematizado em três grandes momentos, cada qual com suas especificidades e influências filosóficas: linguagem como instrumento de comunicação, linguagem como forma de interação e linguagem como representação do pensamento.

Considerando esse tema, analise e relacione os grupos de assertivas a seguir.

I. Linguagem como instrumento de comunicação.

II. Linguagem como forma de interação.

III. Linguagem como representação do pensamento.

  1. É baseada nos estudos em sociointeracionismo de Lev Semyonovich Vygotsky.
  2. É influenciada pelos estudos do linguista suíço Ferdinand de Saussure.
  3. Nessa concepção, é o ato de “ensinar a falar” a tarefa mais importante.
  4. Compreende o psiquismo individual como fonte da língua.
  5. É definida por Bakhtin como objetivismo abstrato.

Assinale a alternativa que relaciona adequadamente os dois blocos de informações.
Resposta Selecionada:
Correta c.II, 1; I,2; III,3; III,4 ; I,5.
Respostas:
a.I, 1; II,2; III,3; II,4 ; I,5.

b.II, 1; I,2; I,3; III,4 ; II,5.

Correta c.II, 1; I,2; III,3; III,4 ; I,5.

d.I, 1; I,2; III,3; III,4 ; I,5.

e.III, 1; I,2; III,3; II,4 ; II,5.
Comentário da resposta:

JUSTIFICATIVA

São duas afirmativas que contemplam a linguagem como instrumento de comunicação (afirmativa I), a primeira é a de que ela é definida por Bakhtin como objetivismo abstrato, significando dizer que ela está focada no sistema das formas fonéticas, gramaticais e lexicais da língua (afirmativa 5); e a segunda é a que ela é influenciada pelos estudos do linguista suíço Ferdinand de Saussure (afirmativa 2). Apenas uma afirmativa está relacionada à linguagem como forma de interação (afirmativa II), e a que afirma que ela é baseada nos estudos em sociointeracionismo de Lev Semyonovich Vygotsky (afirmativa 1). São duas afirmativas relacionadas à linguagem como representação do pensamento (afirmativa 3), a primeira é de que, no âmbito escolar, a prioridade é ensinar a falar, em detrimento das normas (afirmativa III), a segunda é de que ela compreende o psiquismo individual como fonte da língua (afirmativa IV), significando dizer que a língua materializa-se por meio de atos individuais.

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