Pergunta 1
2 em 2 pontos
Correta
O ensino da língua esbarra por questões sociais que se deparam com o corporativismo. É comum, por exemplo, professores recém-formados terem mais cautela em suas aulas, considerando que, no lugar onde atuam, há professores mais catedráticos em relação à preferência na distribuição das turmas. Isso decorre de uma progressão histórica que favorece o ensino da língua com base no texto escrito.
Sobre o que foi apresentado, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I. O professor iniciante opta, inicialmente, pelo ensino da língua como base na leitura e na escrita.
PORQUE
II. Sente-se mais seguro, já que prefere não ser tão ousado diante de um conteúdo que, ao seu ver, não tem tanta experiência.
Analisando as asserções anteriores conclui-se que:
Resposta Selecionada:
Correta d.as asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
Respostas:
a.a asserção I é verdadeira, e a II é falsa
b.as asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
c.a asserção I é falsa, e a II é verdadeira
Correta d.
as asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
e.
as asserções I e II são falsas
Comentário da resposta:
Justificativa
A assertiva I é verdadeira, pois há estudos que apontam como professores iniciantes (incluindo estagiários), apesar de terem estudado a língua durante o ensino médio, optam pelo ensino com base na leitura e escrita, por se sentirem mais seguros dessa forma.
A assertiva II é verdadeira, já que é mais fácil trabalhar com exemplos fixos, muitos deles de livros didáticos, do que promover uma análise do texto em seus diferentes contextos, à luz da gramática.
A assertiva II justifica a I porque mostra a forma como os professores, em um período inicial, maturam seu nível de conhecimento e prática didática.
Pergunta 2
4,5 em 4,5 pontos
Correta
Considere a seguinte situação.
Lucas pediu que cada estudante trouxesse um texto que tenha gostado de ler, podendo ser conto, romance, novela ou outros. No dia marcado, Miguel, um de seus alunos, mostrou um texto chamado “Mais do que palavras: guarde um tempo para viver”, de um escritor chamado Lexas. Lucas disse que não conhecia o texto, e Miguel explicou que se tratava de uma famosa fanfic de Harry Potter, a qual aborda, dentre algumas temáticas, respeito, inclusão, traumas e, também, quadribol. A princípio, Lucas considerou mandar o estudante fazer o trabalho de novo, pois não havia se esforçado. Todavia mudou de ideia quando o aluno, ao explicar a história, resgatou elementos da aula sobre narrativas épicas, e contou como o protagonista da fanfic, Yoh Kneen, precisava superar uma série de desafios.
Sobre o que foi apresentado, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I.O estudante foi capaz de analisar um texto informal por meio de elementos da narrativa.
PORQUE
II. Ele correlacionou uma série de saberes e apontou como eles estavam presentes na fanfic, promovendo um diálogo entre a obra e a tradição dos textos literários.
Analisando as asserções anteriores conclui-se que:
Resposta Selecionada:
Correta b.as asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
Respostas:
a.as asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
Correta b.as asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
c.as asserções I e II são falsas
d.a asserção I é verdadeira, e a II é falsa
e.a asserção I é falsa, e a II é verdadeira
Comentário da resposta:
Justificativa
A asserção I é verdadeira, pois o contexto da história é menos relevante do que a forma como ele apresenta a tipologia textual. O estudante escolheu um texto narrativo, e soube apresentar como o protagonista, uma das personagens da trama, guiava a história.
A asserção II é verdadeira e justifica a I, porque há um diálogo explícito. A história narrada, na verdade, é uma maneira de mostrar a capacidade de leitura do estudante. Embora seja um texto informal, o aluno foi capaz de, por meio da leitura, detectar como os elementos de toda uma tradição literária, presentes em escritos como os de Borges e Machado de Assis, podem estar presentes em uma obra como uma fanfic.
Pergunta 3
3,5 em 3,5 pontos
Correta
É preciso ensinar o estudante a falar em situações com _ espontaneidade, afinal, (certo ou errado) faz parte da vida habitual de todos, independentemente de ser escolarizado ou não. Os __ emergem desde o início do processo, afinal, a fala popular tem sinais bem diversos dos dialetos cultos, principalmente, dos textos escritos que são difundidos no ambiente escolar.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
Resposta Selecionada:
Correta b.presença de — falar — antagonismos.
Respostas:
a.ausência de — falar — entendimentos.
Correta b.presença de — falar — antagonismos.
c.ausência de — ler — antagonismos.
d.ausência de — falar — antagonismos.
e.presença de — ler — antagonismos.
Comentário da resposta:
JUSTIFICATIVA
Os termos que completam corretamente as lacunas são: presença de espontaneidade, falar e antagonismos.
De acordo com o texto-base, as instituições escolares priorizam o desenvolvimento da escrita em detrimento da fala. Ignoram, assim, que o emprego da língua por meio da fala faz parte da vida de todos os cidadãos, não apenas dos mais escolarizados. No ambiente escolar, as incompatibilidades entre a fala popular e a fala considerada culta (e também os textos escritos que circulam na escola), emergem já de início. É preciso, portanto, que o trabalho com a oralidade também seja priorizado, que os estudantes sejam ensinados a falar em situações com espontaneidade.
Was this helpful?
0 / 0