Leitura e Produção de textos – LET110 – Turma 006 SEMANA 1 AVALIATIVA

Pergunta 1

2,5 em 2,5 pontos

Correta

Um elemento muito comum no texto é a relação que damos entre palavras e corporeidade, ou seja, a ideia de que algo assume uma realidade pela descrição. Assim, se eu digo “eu te amo”, isso, em si, representa o amor. “Eu te perdoo”, perdão. Ocorre que associamos atos físicos às nossas palavras, como forma de representação.

Fonte: FÁVERO, L. L. (2014). A informatividade como elemento de textualidade. Letras De Hoje, 20(2).

Com base nisso, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.

Quando alguém descreve um quarto, é comum usar elementos de espacialidade para organizar a ordem dos elementos ali presentes.

PORQUE

Isso configura uma estratégia de ordenação.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada:
Correta a.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Respostas:
Correta a.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

c.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

d.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

e.As asserções I e II são falsas.
Comentário da resposta:

JUSTIFICATIVA

A asserção I é verdadeira, pois, sendo o mundo construído por meio de palavras, estas assumem o valor de coisa concreta. Nesse ponto, as palavras assumem a qualidade daquilo que representam.

A asserção II é verdadeira, afinal, se o texto é um todo de sentido e representa um elemento, então a ordenação das palavras encontra eco na ordenação das coisas descritas. É comum falarmos em “1º filho, 2º filho” e outras escolhas lexicais que ajudam a organizar o pensamento que queremos transmitir.

A asserção II justifica a I, já que trata-se de uma estratégia para descrever o mundo real, e lhe darmos camadas representativas. Se pensarmos que o mundo chega a nós por meio das palavras que escolhemos, faz todo o sentido que elas também assumam características do mundo físico.
Pergunta 2

2,25 em 2,25 pontos

Correta

O ensino das habilidades linguísticas e dos conhecimentos sobre o uso da linguagem em contextos específicos é fundamental para o aprimoramento da escrita de gêneros argumentativos. Diante disso, o ensino dos aspectos de textualidade, como a informatividade, é essencial para o desenvolvimento da produção de escrita dos alunos do Ensino Médio.

Com base nas informações apresentadas, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

I. ( ) É relevante observar que o ensino deve considerar a importância de articular atividades de cunho linguístico e epilinguístico no ensino da produção de textos argumentativos.

II. ( ) O estudo e desenvolvimento de atividades sobre os graus de informatividade com a adoção de uma concepção de escrita como um processo, promove avanços em escritas argumentativas.

III. ( ) Os aspectos gramaticais precisam ser postos estritamente como nomenclaturas para uma reflexão sobre o funcionamento de tais estruturas na produção e compreensão de textos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Selecionada:
Correta b.V – V – F.
Respostas:
a.V – F – V.

Correta b.V – V – F.

c.F – F – V.

d.F – V – V.

e.V – F – F.
Comentário da resposta:

JUSTIFICATIVA

A afirmativa I é verdadeira, pois é preciso desenvolver atividades de reflexão sobre o uso da língua. O ensino da produção de textos argumentativos envolve a articulação de atividades de cunho linguístico e epilinguístico. As atividades de cunho linguístico são aquelas que se concentram nos aspectos formais da língua, como a gramática, a sintaxe e a ortografia. Já as atividades epilinguísticas se referem aos aspectos relacionados à retórica, à argumentação e ao discurso persuasivo.

A afirmativa II é verdadeira, pois é preciso estabelecer uma articulação entre as fontes de informação e os graus de informatividade, com o objetivo de capacitar os estudantes a trabalhar com informações de forma eficaz e compreender a fonte que estão utilizando em suas produções textuais.

A afirmativa III é falsa, porque os conteúdos gramaticais não devem ser postos estritamente como nomenclaturas descontextualizadas. É necessário que as atividades propostas em sala de aula articulem a reflexão ao uso da língua para a produção e compreensão dos textos.
Pergunta 3

2,25 em 2,25 pontos

Correta

O modelo social predominante da condição humana e do meio forma o que chamamos de . Nesse contexto, os são as proposições que se julgam verdadeiras nesse mundo, e as __ são os fatos que um sujeito ou um grupo concebe como aplicáveis a uma circunstância ou evento real ou que se pode recuperar. O mundo real é, então, fonte prioritária das crenças implícitas à comunicação textual.

Preencha as lacunas escolhendo a alternativa correta.
Resposta Selecionada:
Correta b.mundo real — fatos — crenças.
Respostas:
a.meio ambiente — pensamentos — verdades.

Correta b.mundo real — fatos — crenças.

c.mundo das ideias — mitos — teorias.

d.circunstâncias — fatos — experiências.

e.mundo ideal — mitos — verdades.
Comentário da resposta:

JUSTIFICATIVA

Na primeira lacuna, a resposta correta é mundo real, tendo em vista que é este o nome que atribuímos ao modelo vigente que envolve os indivíduos e o meio em que vivem. Mundo das ideias é uma teoria de Platão, meio ambiente é o meio em que vivemos, circunstâncias não se configuram como um modelo social e mundo ideal seria um mundo que imaginamos que poderia ser bom, portanto, nenhum desses termos caberia na primeira lacuna. Na segunda lacuna, a resposta correta é fatos, pois estes são os acontecimentos que ocorrem nesse meio ambiente. Portanto, mitos e pensamentos não se encaixam, tendo em vista que mito é uma fantasia e pensamento são nossas ideias acerca de algo. Na terceira lacuna, a resposta correta é crenças, pois são as nossas ideias que julgamos ser possíveis de aplicar a um fato. Aqui não caberiam, então, teorias, experiências nem verdades, pois são termos que apontam para a teoria ou a prática acerca de algo.
Pergunta 4

1,5 em 1,5 pontos

Correta

Ao longo do seu desenvolvimento, a Linguística do Texto (LT) ampliou a sua abordagem inicialmente voltada para a análise transfrástica, que se concentrava na conexão entre frases. A partir da segunda metade dos anos 1970, a LT passou a considerar aspectos pragmáticos, que envolvem a interação entre os usuários da língua e o contexto em que o texto é produzido e interpretado. Na década de 1980, a LT também incorporou aspectos cognitivos voltados para o estudo dos processos mentais envolvidos na produção e compreensão de textos, como a ativação de conhecimentos prévios e a inferência de informações implícitas.

Considerando que a LT continuou se desenvolvendo e ampliando seu escopo de estudos, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.

Na década de 1990, a LT expandiu sua abordagem, agregando aspectos discursivos que consideram o texto como uma unidade de sentido.

Na década de 1990, a LT passou a analisar o papel que os sentidos desempenham na construção de identidades e relações de poder.

A LT se consolidou como uma disciplina que estuda o texto como uma unidade complexa, que envolve aspectos formais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Resposta Selecionada:
Correta b.V – V – F.
Respostas:
a.F – F – V.

Correta b.V – V – F.

c.V – F – V.

d.F – V – V.

e.V – F – F.
Comentário da resposta:

JUSTIFICATIVA

A afirmativa I é verdadeira, pois, durante a década de 1990, a abordagem da LT se expandiu para incluir aspectos discursivos que consideram o texto uma unidade de sentido. Nesse período, a LT passou a incorporar uma visão interacionista da língua e da produção de textos em seus estudos.

A afirmativa II é verdadeira, pois a LT começou a investigar o papel dos sentidos na formação de identidades e relações de poder. Desse modo, o texto passa a ser considerado também um discurso que apresenta ideologia, influenciado pelas relações sociais.

A afirmativa III é falsa, porque LT se consolidou como uma disciplina que estuda o texto como uma unidade complexa, que envolve não apenas aspectos formais mas também contextuais, cognitivos, pragmáticos e discursivos.
Pergunta 5

1,5 em 1,5 pontos

Correta

Um texto é formado por partes solidárias, ou seja, que se conectam entre si. Dessa forma, os sentidos vão sendo construídos na interação das partes. Assim, não basta que haja uma boa organização vocabular ou seleção lexical, mas que os termos da oração estejam conectados de forma a produzir sentido.

Com base nisso, analise as seguintes afirmativas a seguir.

Um texto é um todo de sentido.

Para ser texto, deve haver conexão entre as partes.

O sentido do texto está no todo, não nas partes isoladas.

Está correto o que se afirma em:

Resposta Selecionada:
Correta d.I, II e III.
Respostas:
a.III, apenas.

b.II, apenas.

c.I, apenas.

Correta d.I, II e III.

e.II e III, apenas.
Comentário da resposta:

JUSTIFICATIVA

A afirmativa I está correta, pois o sentido do texto é produzido na união das partes, de modo que há uma costura entre esses elementos; quando isso é feito de modo incorreto, gera um texto truncado.

A afirmativa II está correta, porque os elementos sintático-semânticos conectam o texto, motivo de a coesão entre eles ser tão importante.

A afirmativa III está correta, visto que partes isoladas de um todo têm um sentido diferente. Uma frase isolada é parte de um texto, assim como um parágrafo indica um assunto, e a sequência cria e transmite uma ideia.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *