Ética, cidadania e Sociedade – SOC100 SEMANA 3 AVALIATIVA

Pergunta 1

3,33 em 3,33 pontos

Correta

As discussões relativas à orientação humana no sentido do agir estão vinculadas à disciplina da ética. Temos visto que a ética discute e investiga as ações humanas e as consequências do agir dos seres racionais e livres. Quando tratamos de ações individuais, mesmo que em relação aos outros seres racionais, podemos afirmar que estamos no terreno da ética. Quando ampliamos a investigação para o nível mais amplo da sociedade e das relações de poder, podemos afirmar que estamos no campo da política. A partir dessas definições, podemos afirmar que a relação entre ética e política deve se dar da seguinte forma:
Resposta Selecionada:
Correta Se a política envolve as relações de poder e a tomada de decisões em relação ao coletivo, ela deve ser pautada pela ética.
Respostas:

O exercício da cidadania não está relacionado com a ética e a política, pois é apenas particular.

A política é feita apenas pelo governo. A sociedade não participa das esferas do poder em uma democracia.

A política diz respeito ao que é local e particular, não possuindo um aspecto ético evidente.

A política não pode estar relacionada com a ética, pois isso inviabilizaria a própria política, gerando o caos social.

Correta

Se a política envolve as relações de poder e a tomada de decisões em relação ao coletivo, ela deve ser pautada pela ética.
Comentário da resposta:

A alternativa correta afirma que se a política envolve as relações de poder e a tomada de decisões em relação ao coletivo, ela deve ser pautada pela ética. As alternativas incorretas apontam para equívocos em relação aos conceitos de política e ética.
Pergunta 2

3,33 em 3,33 pontos

Correta

O Iluminismo, também conhecido como Esclarecimento e Ilustração, foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII. Era baseado em uma série de ideias centradas na razão, como a principal fonte de autoridade e legitimidade, e defendia ideais como liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e separação Igreja-Estado. Dentre os autores que se destacaram nesse movimento, Immanuel Kant escreveu um texto bastante didático sobre o que seria, de fato, o Esclarecimento e qual seria seu alcance e efeito no desenvolvimento das sociedades e da noção de cidadania. Na obra Resposta à pergunta: O que é o esclarecimento?, Kant define o esclarecimento enquanto um acontecimento ligado a um indivíduo particular, como:
Resposta Selecionada:
Correta a capacidade de fazer uso do próprio entendimento, sem a tutela de outrem.
Respostas:

Correta

a capacidade de fazer uso do próprio entendimento, sem a tutela de outrem.

a liberdade religiosa e a submissão político-ideológica.

a heteronomia como ascendência do estado sobre o indivíduo e a correspondente obediência do cidadão.

a efetividade do voto universal e livre para todos os cidadãos.

a autonomia econômica dos indivíduos, que geraria a riqueza social.
Comentário da resposta:

A alternativa correta indica o esclarecimento como a capacidade de fazer uso do próprio entendimento, sem a tutela de outrem. As alternativas incorretas indicam equívocos em relação ao conceito de esclarecimento.
Pergunta 3

3,34 em 3,34 pontos

Correta

O conceito de historicidade aponta para uma perspectiva utilizada para definir e explicar as dinâmicas sociais e para demonstrar como, em diferentes épocas, conceitos podem ter significados diferentes. Existe uma preocupação com a contextualização do sentido dos conceitos. Podemos pensar historicamente nossa sociedade e compreendermos que, em diferentes épocas, os indivíduos não possuíam os direitos que possuem nos dias de hoje. Além disso, podemos perceber diversas diferenças locais no conceito de cidadania, existem países onde a nacionalidade está ligada ao nascimento no território, outros em que ela se relaciona à filiação. Considerando as diferenças apontadas acima e tendo como base o texto Ética e cidadania de Kenia Markon, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:
Correta Na Roma antiga, a cidadania era reservada aos patrícios, descendentes dos fundadores.
Respostas:
Correta

Na Roma antiga, a cidadania era reservada aos patrícios, descendentes dos fundadores.

O direito romano não separava os cidadãos dos estrangeiros. Todos possuíam os mesmos direitos, desde que fossem cidadãos do gênero masculino e maiores de 18 anos.

Na Grécia antiga existia cidadania plena: todos os seres humanos, independente de origem, gênero e profissão, tinham direitos políticos.

No estado monárquico existia o direito ao voto feminino. As mulheres e os escravos possuíam direitos políticos.

Durante a Idade Média a sociedade era estamental, mas regida por uma lei universal na Europa, que valia para todos os povos.
Comentário da resposta:

A alternativa correta afirma que, na Roma antiga, a cidadania era reservada aos patrícios, descendentes dos fundadores. Essa resposta é a única que está de acordo com o texto-base de Kenia Markon. As alternativas erradas apresentam ideias e conceitos equivocados em relação ao conceito de cidadania e fatos equívocos em relação à política da época.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *