O projeto “Práticas de leitura e escrita acadêmicas” propõe o trabalho com monitores no decorrer das aulas para que haja interação no processo de ensino e de aprendizagem, possibilitando a maturação do conhecimento.
Sobre o trabalho com monitoria, identifique se são (V) Verdadeiras ou (F) Falsas as afirmativas a seguir.
I. ( ) Cada estudante precisa compor um grupo de discussão, que é coordenado por um monitor.
II. ( ) Os monitores são escolhidos pelos próprios colegas da turma, que os indicam por afinidade.
III. ( ) Nos pequenos grupos, é possível respeitar a individualidade e o modo de aprender de cada aluno.
IV. ( ) Os pequenos grupos criam condições para que os conteúdos sejam discutidos entre seus componentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a. F, F, F, V.
b. V, F, V, V.
c. V, V, F, F.
d. V, V, V, V.
e. F, V, V, V.
Pergunta 2
A função do revisor envolve um processo que, em alguns casos, engloba a reescrita do texto do autor. Para isso, é necessário que se coloque na posição de leitor avaliar a recepção do material. Nesse ato, deve ter atenção ao desenvolvimento de um texto e ao modo como ele é organizado em três pontos: o desenvolvimento, a coerência e a precisão das informações transmitidas.
Dessa maneira, assinale a alternativa correta, que apresenta o que engloba os elementos da didática da composição textual.
a. As habilidades de escrita são dominadas por poucas pessoas.
b. O treino proporciona a habilidade de escrever com qualidade.
c. Redigir é uma tarefa demorada e com poucos acertos.
d. A produção textual requer o domínio de regras gramaticais.
e. Coesão e coerência precisam ser decoradas pelo autor.
Pergunta 3
Há uma série de indivíduos que encerram a trajetória nos bancos escolares com carência na escrita. Isso decorre de problemas graves da instituição escolar para formar leitores. É uma questão que se desenrola, por exemplo, no ensino médio: estudantes estudam períodos literários, estilo de escrita, características da época e crítica ao texto, mas, em meio a uma enxurrada de informações, passam pouco tempo deleitando-se à leitura do texto.
MARCELINO, Mical de Melo. Ensinar a escrever na universidade: a orientação de trabalhos de conclusão de curso em questão. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.
Assim, considerando a forma de suprir essa carência, observe as afirmativas a seguir.
I. Trabalhar a escrita por meio da leitura de gêneros textuais populares, os quais fazem parte do contexto comunicativo do leitor.
II. Produzir artigos científicos para aprender novas técnicas, introduzindo o estudante a uma esfera do texto dissertativo.
III. Assistir a narrativas midiáticas, de forma a trazer elementos da tipologia narrativa, em diálogo com a produção hipertextual.
Está correto o que se afirma em:
a. II e III, apenas.
b. I, apenas.
c. II, apenas.
d. I e II, apenas.
e. I E III, apenas.
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Pergunta 1
O processo de escrita e reescrita é essencial para a formação universitária dos estudantes, pois permite que eles desenvolvam habilidades importantes e necessárias para ter sucesso em suas carreiras acadêmicas e profissionais. Diante disso, considere a importância do processo de escrita e reescrita para a formação universitária e a importância de serem desenvolvidas estratégias para a produção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
Com relação ao exposto, observe as afirmativas a seguir.
O processo de orientação de TCC é uma etapa crucial na formação acadêmica dos estudantes universitários.
É responsabilidade única dos orientadores auxiliar os estudantes em todas as fases do processo de pesquisa e escrita, até a revisão final do trabalho.
Ao ensinar a escrever de maneira efetiva, as universidades estão preparando seus alunos para serem comunicadores eficazes e pensadores críticos.
Está correto o que se afirma em:
a. II e III, apenas.
b. III, apenas.
c. II, apenas.
d. I, II e III.
e. I e III, apenas.
Pergunta 2
Tão importante quanto a elaboração de um texto é a revisão dele. Nessa etapa, o revisor deve verificar se o texto está bem estruturado, se está dentro das normas gramaticais e formais exigidas pela situação comunicativa e se mantém uma unidade temática, compondo um todo coerente e coeso.
Sendo assim, assinale a alternativa correta, que apresenta a forma mais adequada de lidar com um texto a ser revisado.
a. Ao mesmo tempo em que deve dar conta de ajustes formais, o revisor deve atentar-se ao conteúdo, de modo a garantir que o texto revisado esteja coerente.
b. O trabalho do revisor envolve mais a formatação dos textos; portanto, é importante que o profissional da área saiba utilizar adequadamente ferramentas de edição.
c. Para uma revisão satisfatória, basta corrigir todos os desvios da norma culta, pois um texto que não apresenta qualquer erro é considerado um bom texto.
d. O revisor deve atentar-se apenas a questões de forma, pois o conteúdo de um texto é de responsabilidade exclusiva do autor.
e. O revisor deve cuidar apenas de aspectos relacionados ao conteúdo, para corrigir as inconsistências que o autor deixou passar.
2 pontos
Pergunta 3
Renato, professor de uma turma do 9º ano, convidou os estudantes para participarem de uma coletânea literária, com publicação de textos em prosa e em poesia. A atividade fazia parte de uma série de propostas presentes na BNCC, como forma de ampliar as habilidades de leitura e de escrita.
Levando-se em conta as estratégias de incentivo à leitura e à escrita, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
Trata-se de uma atividade de criação na qual o estudante coloca em prática uma série de saberes, mas organizados em forma de narrativa.
PORQUE
Há um incentivo visando ao protagonismo dos estudantes e a capacidade de utilizarem o espaço da literatura como forma de manifestação discursiva. Isso é feito por meio de um gênero textual que eles estão aprendendo a dominar.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
No processo de reescrita dos textos podemos identificar muitas situações que precisam ser mudadas nos textos. Entre elas está:
que os artigos científicos exigem mais releituras que os demais gêneros textuais.
Respostas:
que os artigos científicos exigem mais releituras que os demais gêneros textuais.
que os nomes das pessoas não devem ser citados publicamente.
para lembrar que o título do texto é o último detalhe do texto.
Correta
que as siglas devem vir escritas por extenso na primeira vez que são usadas no texto.
2
O que significa ensinar ler e escrever na escola para Valdir Heitor Barzotto?
Significa ensinar a trabalhar com a língua a ponto de o aluno ir constituindo uma posição própria frente ao assunto do qual ele está lendo ou escrevendo.
Significa conhecer todas as regras gramaticais e colocá-las em prática.
Relacionar o que se escreve com outros textos.
Significa estar bem-informado sobre vários assuntos para reproduzi-los.
Conhecer bem o código da língua e entender todas as palavras.
Pergunta 1
Discurso, imaginário social e conhecimento
Segundo Eni Orlandi, onde podemos apreender a relação linguagem e ideologia?
a. Na linguística.
b. Na sociedade.
c. Na gramática.
d. No texto.
e. No discurso.
0 pontos
Pergunta 2
Nem respeitar, nem valorizar, nem adequar as variedades linguísticas
Como costuma, segundo Barzotto (2004), ser o trabalho pedagógico com variantes linguísticas?
a. A partir do adequado para o inadequado.
b. A partir do movimento da variedade de menor prestígio em direção à de maior prestígio.
c. Há certo cerceamento das variantes de prestígio social.
d. Há reforço nas inadequações dos falantes das variedades mais prestigiadas.
e. Há igualdade de valorização entre as variantes.
0 pontos
Pergunta 3
De acordo com as autoras do texto “Ler e compreender os sentidos do texto”, o contexto pode ser definido como um conjunto de suposições que são baseadas:
a. nos saberes prévios do falante.
b. nas hipóteses do ouvinte/leitor.
c. nos juízos de valor presentes na sociedade.
d. nos saberes dos interlocutores.
e. nos pressupostos teóricos sobre determinado assunto.
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