1 As concepções éticas foram mudando e se adaptando a cada época, apresentando modelos distintos em cada contexto político e social. Sendo assim, com o passar do tempo, podemos identificar: uma ética mais característica da Idade Antiga ligada a uma ideia de felicidade; o surgimento de uma ética mais ligada aos dogmas religiosos cristãos na Idade Média; e uma valorização da racionalidade na Idade Moderna. Segundo o texto de Alessandro Crisóstomo, qual a tendência adotada pela ética no período contemporâneo?
A Idade Contemporânea trouxe novas leituras da ética voltando a centralizar o foco na razão, na autonomia humana e na crença otimista do progresso. Valores como a liberdade, igualdade e fraternidade foram virtudes trazidas à tona para regular a vida dos cidadãos.
2 Na obra Ética e cidadania encontramos a apresentação de quatro modelos de doutrinas éticas que contrastam entre si e que foram desenvolvidas em tempos diferentes: a ética clássica grega, representada por Sócrates, Platão e Aristóteles; a ética estoica e epicurista, que defendia noções distintas de virtude; a ética kantiana, baseada na ideia de dever; e a ética utilitarista, que contrasta em alguns aspectos com a ética proposta por Kant.
De acordo com essa corrente de pensamento, a ética é relativa. Ela se altera ao longo do tempo. Não há uma ética universal, superior, permanente: ela é vista como um conceito socialmente construído.
3 A leitura contempla importante relação diante das funções históricas e contemporâneas da sociedade. Ao falar da educação, é preciso reconhecer a figura de Paulo Freire como um dos principais educadores, intelectuais e pesquisadores brasileiros dentre os mais citados em todo o mundo por conta de suas obras, como a Pedagogia do Oprimido, obra dedicada à alfabetização e à leitura.
Com base nas informações apresentadas, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
( ) A leitura do mundo e da palavra é, para Paulo Freire, um direito de todos e um recurso para o acesso à cidadania.
( ) A obra de Paulo Freire é fundamental para a compreensão da função social da leitura na sociedade brasileira.
( ) A cultura letrada é uma invenção do espírito, pois surge no momento em que a sociedade consegue dizer de si mesma.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
.
V – V – F.
Pergunta 2
Na atualidade, discute-se a noção de “função social da leitura”, de que o texto é uma forma de interpretar o mundo. Cabe lembrar que, quando lemos, interpretamos, ou seja, empregamos sentido, criamos sentido, escrevemos. Leitura e escrita são dois lados da mesma moeda, a capacidade humana de implicar sentido a algo.
Com base nisso, observe as afirmativas a seguir.
A leitura perpassa o texto escrito, pode assumir múltiplas formas, como filmes.
A leitura é um processo intersemiótico, pois envolve a capacidade humana de interconectar diferentes saberes.
A leitura é um processo de reescrita, porque podemos atualizar sentidos prévios por meio dela.
Está correto o que se afirma em:
c. I, II e III
Pergunta 1
No texto Tinta sobre papel: técnicas de escrita e de representações de ilusões, os autores, baseados nas concepções de Geraldi, apresentam críticas ao ato de “fazer redação”. Qual a principal teor destas críticas?
As redações são produzidas com o intuito de tratar as situações do dia a dia.
O nome mais moderno é produção de texto.
A redação tem utilidade somente para provas de vestibular.
Ao se produzir textos, modelos são copiados de textos de alto reconhecimento.
O ensino da escrita deve apontar para a necessidade de que seu exercício seja aproximado de situações interlocutivas reais.
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Pergunta 2
Texto-base – A escola que (não) ensina a escrever
Vivemos uma situação paradoxal na qual o incremento das possibilidades de comunicação, a ampliação dos horizontes e o encurtamento das distâncias representam, na proporção inversa, o progresso da incultura e do isolamento. Qual a razão disso?
Os parâmetros para horizontalizar o conhecimento ainda não se fixaram.
A humanidade não hierarquizou os saberes em face da velocidade com que tudo acontece e nem se adaptou ao mundo por ele criado.
A “cultura geral” começa pela perda do domínio da própria linguagem.
O homem moderno criou uma civilização simplificada de mais, só acumulando saberes.
A democratização do ensino e o desenvolvimento dos meios de comunicação garantem a difusão ampla do saber.
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Pergunta 3
Texto-base – Dicionário Paulo Freire
Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, inicialmente, aprender a ler o mundo, compreender seu contexto, não numa manipulação mecânica das palavras. Como se aplica tal afirmação na prática?
Alfabetizar pela repetição de sons e palavras.
Alfabetizar em torno das palavras neutras.
Entender a alfabetização como um ato apolítico.
Aplicar as regras morfossintáticas com excelência.
Linguagem e realidade se prendem dinamicamente.
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Pergunta 4
Texto-base – Dicionário Paulo Freire
O que é uma educação neutra em Paulo Freire?
Codificação e decodificação de palavras.
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