Comentário da resposta: | Em (a), a concepção de leitura em Bloomfield (1961) está fundamentada na concepção de leitura com foco no texto. Ela se esclarece ao final do segundo parágrafo, mais especificamente no período final. O conteúdo do texto é compreendido pela fluência com que a leitura deve ser feita à medida em que o leitor corresponde um grafema a um fonema. Temos aí o princípio do trabalho com o texto quando a linguagem é entendida como instrumento de comunicação, concepção que fundamenta a leitura com foco no texto. Em (b), a concepção de leitura da autora se fundamenta na concepção de leitura com foco na relação autor-texto-leitor. Ao afirmar que “ler não é só decodificar palavras”, já é possível perceber que, para a autora, o texto não se resume a um conjunto de códigos a ser descodificado pelo leitor. Isso nos sinaliza para uma concepção de leitura não com foco no texto, mas sim com foco na relação autor-texto-leitor, o que se confirma quando lemos o restante do trecho. “Debruçar-se sobre o texto” é fazer uma leitura que busca estabelecer relações entre o texto com a vida, filmes, e outros livros, conversando com outras pessoas sobre a experiência de leitura delas. Temos aí o princípio de que o texto é o lugar da interação no qual os interlocutores, enquanto sujeitos ativos, dialogicamente se constroem e são construídos. É sob essa perspectiva de texto que se fundamenta a concepção de linguagem como interação na qual a leitura com foco na relação autor-texto-leitor se baseia. Em (c), a concepção de leitura considera que o leitor realiza um trabalho ativo na construção do significado do texto a partir de uma série de conhecimentos sobre os objetivos, assunto, autor e aspectos linguísticos do texto. O leitor, portanto, interage com o texto ativando uma série de conhecimentos e não submete apenas a seus aspectos linguísticos para construir o significado. Temos aí o princípio da significação sob a qual se sustenta a concepção de linguagem como interação na qual se fundamenta a leitura com foco na relação autor-texto-leitor. Em (d), a atividade de leitura em casa aconselha que o recurso para se encontrar o sentido das palavras está no próprio vocabulário. Se lendo-o atentamente não é possível encontrar o sentido das palavras que você ainda não conhece, deve-se buscar o sentido no dicionário. O sentido das palavras, portanto, estaria na leitura atenta dos vocábulos ou em seu sentido dicionarizado. Não temos na atividade alguma instrução que busca relacionar o sentido a partir de outros conhecimentos do leitor. Não temos, portanto, uma concepção de leitura baseada na interação autor-texto-leitor. O foco da leitura se fecha sobre o texto ou o dicionário. |
Was this helpful?
0 / 0