LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO AVALIATIVA SEMANA 1

Pergunta 1

  1. Os sistemas de conhecimento são fatores que dialogam com a produção de sentido, por meio do processamento textual. Esse processamento é visto como pequenos cortes, que funcionam como entradas, a partir dos quais elaboramos hipóteses de interpretação. Sobre isso, Koch (2002) entende que, para o processamento textual, há três grandes sistemas.

KOCH, J. G. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002. 

 Sobre esses três grandes sistemas entendidos por Koch, relacione os grupos de informação a seguir. 

1. Conhecimento linguístico.

2. Conhecimento enciclopédico. 

3. Conhecimento interacional. 

I. Também conhecido como conhecimento de mundo, é caracterizado pelos conhecimentos gerais do sujeito, levando em conta suas vivências e experiências. 

II. Abrange o conhecimento gramatical e lexical, como a organização do material linguístico na superfície textual, o uso de coesivos e a sequenciação textual. 

III. Conhecimento que leva em conta as formas de interação por meio da linguagem, podendo assumir a ideia de ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural. 

Assinale a alternativa que relaciona adequadamente os dois grupos de informações.

a.1-III; 2-I; 3-II.
b.1-II; 2-I; 3-III.
c.1-I; 2-II; 3-III.
d.1-I; 2-III; 3-II.
e.1-II; 2-III; 3-I.

5 pontos   

Pergunta 2

  1. Os fatores de compreensão da leitura podem ser, segundo Alliende e Condemarín (2005), complexos e inter-relacionados. Alguns desses fatores dizem respeito ao leitor/autor e ao próprio texto. 

ALLIENDE, F; CONDEMARÍN, M. A Leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2005. 

Considerando os fatores associados ao leitor/autor, relacione corretamente os termos às suas respectivas ideias. 

1. Elemento linguístico. 

2. Esquema cognitivo.

3. Bagagem cultural. 

I. Corresponde a elementos e informações que o sujeito constitui por meio de suas vivências e experiências, considerando sua comunidade. 

II. Corresponde a elementos do uso da língua, como de determinadas expressões e léxico antigo, por exemplo. 

III. Corresponde a elementos intelectuais desenvolvidos e assimilados pelo sujeito. 

Assinale a alternativa que relaciona adequadamente os dois grupos de informações.

a.1-II; 2-I; 3-III.
b.1-I; 2-III; 3-II.
c.1-I; 2-II; 3-III.
d.1-III; 2-II, 3-I.
e.1-II; 2-III; 3-I.

Pergunta 1

  1. Uma vez escrito, entende-se que o texto mantém uma existência independente do autor, especialmente porque, entre a linha do tempo em que foi escrito e a de leitura, muito tempo pode ter passado. Nesse contexto, as circunstâncias de produção e as de uso diferenciam-se.

Sobre as circunstâncias de produção e as circunstâncias de uso, analise as assertivas a seguir. 

I. Entende-se que as circunstâncias da escrita dizem respeito ao contexto de uso. 

II. Entende-se que as circunstâncias da leitura dizem respeito ao contexto de uso. 

III. Tanto as circunstâncias da escrita como da leitura podem interferir na produção de sentido. 

Está correto o que se afirma em:

a.I, II e III.
b.I e II, apenas.
c.II, apenas.
d.II e III, apenas.
e.III, apenas.

5 pontos   

Pergunta 2

  1. Koch (2002) entende a língua como representação do pensamento, e o sujeito como um ser psicológico, individual, dono de suas vontades e ações, entendido como aquele que constrói uma representação mental, a qual precisa ser captada pelo interlocutor da maneira como foi pensada. Partindo dessas premissas de língua e sujeito, a autora define a ideia de texto. 

KOCH, J. G. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa definição.

a.Um produto passivo do pensamento do autor.
b.Um produto instável do pensamento do leitor.
c.Um produto lógico do pensamento do autor.
d.Um produtor ambíguo do pensamento do autor.
e.Um produto lógico do pensamento do leitor.
  1. Na produção de sentido de um texto, o leitor conta com uma série de processos que, de forma consciente ou inconsciente, auxiliam na construção de ideias. Um desses processos são as estratégias de leituras, as quais colocam em foco o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto. 

Considerando as premissas das estratégias de leitura, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

I. (  ) O processo de produção de sentido na leitura de um texto começa com as estratégias de antecipação e hipótese, como a identificação do autor, do gênero textual e do título, por exemplo. 

II. (  ) O título de um texto é um elemento importante para formar previsões para adentrar na leitura do texto. 

III. (  ) Todo texto pode transmitir sentimentos e emoções para o leitor, bem como resgatar memórias do próprio leitor. 


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

a.F, V, F.
b.F, V, V.
c.V, V, V.
d.V, F, F.
e.V, V, F.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *