Para entender a organização do sistema de ensino brasileiro, é preciso compreender que ele está organizado na forma federativa e cooperativa entre os entes federados. Neste âmbito, complete o texto a seguir com as palavras adequadas: Os __________ atendem prioritariamente a educação infantil e o ensino fundamental; os __________ asseguram o ensino fundamental e o ensino médio; e __________ organiza o sistema federal de ensino, financia instituição públicas federais, exerce diferentes funções com o objetivo de garantir a equalização de oportunidades educacionais e um padrão mínimo de qualidade de ensino. Agora marque a alternativa que melhor representa a sua escolha:
a.
Cidades, Municípios, os Estados-membros
b.
União, Municípios, os Estados-membros
c.
Municípios, União, as cidades
d.
Estados-membros, União, os Estados
e.
Municípios, Estados-membros, a União.
2,55 pontos
Pergunta 2
O sistema educacional brasileiro está dividido em dois níveis: Educação Básica e Educação Superior. A Educação Superior configura-se como um nível de ensino que oportuniza a escolha do(a) aluno(a) para a área que deseja atuar como profissional, tendo a oportunidade de estudar e se especializar naquilo que mais se identifica. Sobre a Educação Superior, assinale a alternativa correta.
a.
É acessível a todos, independentemente de processos seletivos ou notas escolares.
b.
É composta pelos cursos de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).
c.
Promove o acesso à graduação a todos aqueles que terminaram o ensino fundamental.
d.
Oferece cursos de educação profissional integrados ao ensino médio.
e.
Oferece pós-graduação para os que terminaram o ensino médio e querem se especializar.
Pergunta 3
A educação básica no Brasil passou por vários processos de transformação. O conceito de educação básica é relativamente recente na história da educação, tendo sua composição definida no artigo 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/1996; este nível de ensino é composto pela educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. De acordo com Cury (2002, p. 170) “trata-se, pois, de um conceito novo, original e amplo em nossa legislação educacional, fruto de muita luta e de muito esforço por parte de educadores que se esmeraram para que determinados anseios se formalizassem em lei”. As 3 etapas da educação básica devem ser compreendidas de modo articulado, de forma a garantir o direito à educação. CURY, C. R. J. A Educação Básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 168-200 Considerando os apontamentos de Cury (2002), assinale a alternativa correta que aponta quais seriam os papéis das diferentes etapas da educação básica na formação dos cidadãos.
a.
A educação infantil é dispensável; o ensino fundamental é a base e o ensino médio é o suporte de toda a formação.
b.
A educação infantil é a base; o ensino médio é a prioridade e o ensino fundamental é o acabamento.
c.
A educação infantil é o tronco; o ensino fundamental é a prioridade e o ensino médio é dispensável.
d.
A educação infantil é o acabamento; o ensino fundamental é a base e o ensino médio é o acabamento.
e.
A educação infantil é a base; o ensino fundamental é o seu tronco e o ensino médio é o acabamento.
Pergunta 4
A organização do ensino brasileiro está estruturada sob uma forma federativa de acordo com a organização político-administrativa que foi contemplada na Constituição Federal de 1988. Assim, a forma federativa compreende a União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios. De acordo com essa estrutura, assinale a alternativa que corresponde ao modelo do federalismo educacional brasileiro.
a.
Cooperativo.
b.
Centralizador.
c.
Descentralizado.
d.
Corporativo.
e.
Independente.
A educação básica no Brasil passou por vários processos de transformação. O conceito de educação básica é relativamente recente na história da educação, tendo sua composição definida no artigo 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/1996; este nível de ensino é composto pela educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. De acordo com Cury (2002, p. 170) “trata-se, pois, de um conceito novo, original e amplo em nossa legislação educacional, fruto de muita luta e de muito esforço por parte de educadores que se esmeraram para que determinados anseios se formalizassem em lei”. As 3 etapas da educação básica devem ser compreendidas de modo articulado, de forma a garantir o direito à educação.
a.
A educação infantil é a base; o ensino médio é a prioridade e o ensino fundamental é o acabamento.
b.
A educação infantil é o acabamento; o ensino fundamental é a base e o ensino médio é o acabamento.
c.
A educação infantil é o tronco; o ensino fundamental é a prioridade e o ensino médio é dispensável.
d.
A educação infantil é dispensável; o ensino fundamental é a base e o ensino médio é o suporte de toda a formação.
e.
A educação infantil é a base; o ensino fundamental é o seu tronco e o ensino médio é o acabamento.
Pergunta 2
No modelo federativo cooperativo que estrutura o ensino brasileiro, cada ente federado tem suas funções e responsabilidade sobre os níveis e as modalidades de ensino, que devem ser oferecidas de acordo com a Constituição Federal. Esta, por sua vez, determina o atendimento educacional a todos, inclusive àqueles que não tiveram oportunidade na idade certa ou que apresentam alguma necessidade especial de aprendizagem. De acordo com os níveis de ensino, qual é a prioridade de responsabilidade de oferta dos municípios brasileiros?
a.
Educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais).
b.
Educação de jovens e adultos e ensino médio.
c.
Educação de jovens e adultos e ensino técnico.
d.
Ensino fundamental (anos iniciais) e ensino técnico.
e.
Ensino fundamental (anos iniciais) e ensino médio.
Pergunta 3
Os sistemas de ensino se estruturam de acordo com níveis de governo. Isso ocorre para todas as instituições, pois precisam de orientações legais de sua própria mantenedora para seu funcionamento. Para isso, foi criada uma estrutura governamental que indica em qual nível de governo a instituição se dirige, ou seja, a qual entidade pertence. Esta, por sua vez, é responsável pelo acompanhamento de suas instituições, como suporte, orientações, autorizações e avaliação. Considerando a composição dos sistemas de ensino por níveis de governo, assinale a alternativa correta.
a.
Nível federal: Instituições particulares de ensino fundamental e médio
b.
Nível municipal: Instituições particulares de ensino fundamental e médio
c.
Nível municipal: Instituições de educação infantil mantidas pelos Município
d.
Nível estadual: Instituições particulares de ensino superior.
e.
Nivel federal: Instituições particulares de educação infantil.
2,55 pontos
Pergunta 4
De acordo com Cury (2002), a educação básica é o mínimo imprescindível para a constituição do ser humano, para a formação do cidadão e para o desenvolvimento das habilidades mínimas necessárias para a entrada do profissional no mundo do trabalho. CURY, C. R. J. A Educação no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 168-200, 2002. Sobre a educação básica, assinale a alternativa correta.
a.
A educação básica aceita o modo elitista seletivo de se fazer educação, por isso é destinada apenas àqueles que possuem os requisitos mínimos.
b.
Corresponde à educação infantil, ao ensino fundamental, ao ensino médio e à pós-graduação; estas etapas se conjugam e formam um todo, promovendo o direito social à educação.
c.
As três etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) se conjugam e formam um todo, dando o suporte para a participação ativa e crítica dos sujeitos na sociedade.
d.
As instituições federais não oferecem os níveis da educação básica, apenas os munícipios são responsáveis por esse nível de ensino.
e.
A educação superior faz parte da educação básica, pois oportuniza o trabalho, qualifica os trabalhadores com a formação crítica.