Políticas Educacionais Semana 2


Pergunta 1

  1. O professor em uma perspectiva ______________ não acredita na transmissão de saberes do cérebro dele para o do aluno somente em razão do(a) ______________ transferido(a). Mas acredita haver a necessidade de estruturas prévias para ______________ do conteúdo passado pelo professor. Nesse sentido, o que é ______________ faz-se em razão de uma estrutura intelectual vigente, própria de cada aluno.

Preencha as lacunas escolhendo a alternativa correta.

a.funcionalista — conhecimento — acomodação — assimilado.
b.estruturalista — conhecimento — acomodação — acomodado.
c.construtivista — pulsão — acomodação — acomodado.
d.estruturalista — pulsão — assimilação — assimilado.
e.construtivista — conhecimento — assimilação — assimilado.

Pergunta 2

  1. Sobre a relação aprendizagem e desenvolvimento físico e intelectual (cognitivo), analise as afirmativas a seguir:
    1. O desenvolvimento é necessário para que ocorra a aprendizagem.
    2. O desenvolvimento só ocorre graças à aprendizagem.
    3. A tendência educacional é considerar que o desenvolvimento físico e intelectual acontece de forma bilateral – um não acontece sem o outro, ou seja, um ocorre em decorrência do outro.
    4. O desenvolvimento está intimamente relacionado com a capacidade de construção do conhecimento.

II, apenas.

I, apenas.

III e IV, apenas.

I, II, apenas.

I, II, III e IV.

Pergunta 3

  1. Um professor do Ensino Fundamental entende que os alunos aprendem e, consequentemente, constroem novos conhecimentos caso eles problematizem as situações do cotidiano. Para tal, segundo o docente, deve haver, assimilação e acomodação desses novos saberes. Diante dessa proposição é possível afirmar que esse professor compartilha da
a.pedagogia diretiva.
b.pedagogia behaviorista.
c.pedagogia funcionalista. 
d.pedagogia relacional. 
e.pedagogia não diretiva.

Pergunta 4

  1. A concepção behaviorista de desenvolvimento humano tem elevada importância e contribuição na história da educação. É inegável a presença dessa lógica de aprendizagem no âmbito escolar, a título de exemplo, pode-se citar os próprios métodos avaliativos que estão centrados em uma perspectiva de reforço em relação aos resultados ou comportamentos esperados.


Com relação à educação baseada em uma perspectiva behaviorista, assinale a alternativa correta.

a.A educação em uma concepção behaviorista tem origem em uma perspectiva teológica a partir da qual considera que o homem é criado a partir da imagem e semelhança de Deus e, portanto, já traz a essência do ser no nascimento.
b.A educação em uma concepção behaviorista tem foco na concepção inatista do desenvolvimento humano, ou seja, os alunos já têm, previamente e de forma hereditária, um arcabouço biológico que suporta e direciona a aprendizagem.
c.A educação em uma concepção behaviorista tem foco na questão dos estímulos positivos, ou seja, nos reforços positivos que diminuem a expressão de um determinado comportamento, como uma bronca da professora direcionada a um aluno, por exemplo.
d.A educação em uma concepção behaviorista tem foco na questão dos estímulos relacionados à aprendizagem. Em outras palavras, a mudança comportamental pode se originar de estímulos considerados antecedentes ou por meio de estímulos consequentes, ou seja, que se efetuam após a expressão do comportamento.
e.A educação em uma concepção behaviorista tem foco em uma perspectiva que considera o desenvolvimento como algo intrinsecamente vinculado à formação da sociedade e do trabalho.

 Estado de Conclusão da Pergunta:

Pergunta 1

  1. A concepção behaviorista de desenvolvimento humano tem elevada importância e contribuição na história da educação. É inegável a presença dessa lógica de aprendizagem no âmbito escolar, a título de exemplo, pode-se citar os próprios métodos avaliativos que estão centrados em uma perspectiva de reforço em relação aos resultados ou comportamentos esperados.


Com relação à educação baseada em uma perspectiva behaviorista, assinale a alternativa correta.

a.A educação em uma concepção behaviorista tem foco na concepção inatista do desenvolvimento humano, ou seja, os alunos já têm, previamente e de forma hereditária, um arcabouço biológico que suporta e direciona a aprendizagem.
b.A educação em uma concepção behaviorista tem foco em uma perspectiva que considera o desenvolvimento como algo intrinsecamente vinculado à formação da sociedade e do trabalho.
c.A educação em uma concepção behaviorista tem foco na questão dos estímulos relacionados à aprendizagem. Em outras palavras, a mudança comportamental pode se originar de estímulos considerados antecedentes ou por meio de estímulos consequentes, ou seja, que se efetuam após a expressão do comportamento.
d.A educação em uma concepção behaviorista tem foco na questão dos estímulos positivos, ou seja, nos reforços positivos que diminuem a expressão de um determinado comportamento, como uma bronca da professora direcionada a um aluno, por exemplo.
e.A educação em uma concepção behaviorista tem origem em uma perspectiva teológica a partir da qual considera que o homem é criado a partir da imagem e semelhança de Deus e, portanto, já traz a essência do ser no nascimento.

Pergunta 2

  1. A concepção ambientalista surgiu nos Estados Unidos na década de 1960. Nessa concepção, o foco estava nos comportamentos que eram observados, principalmente por meio de testes e observações diretas. 

Sobre essa concepção, analise as afirmativas a seguir.


I. Uma das principais referências da abordagem epistemológica ambientalista foi o psicólogo norte-americano John Watson, que pode ser considerado o pai do “comportamentalismo”. 

II. A principal sustentação da abordagem epistemológica ambientalista é a compreensão de que os comportamentos são consequências dos estímulos ambientais.

III. A abordagem epistemológica ambientalista considera que os comportamentos podem ser previstos, mas não podem ser estimulados. 

IV. A abordagem epistemológica ambientalista apresenta um exemplo de comportamento respondente, que é o arrepio da pele em um ambiente frio.

É correto o que se afirma em:

a.III, apenas.
b.I, II e IV, apenas.
c.I, II, III e IV.
d.I e II, apenas.
e.I, III e IV, apenas.

Pergunta 3

  1. Há um transtorno caracterizado por dificuldade em manter a organização e seguir instruções, resultando em desempenho inconsistente nas tarefas escolares e atividades diárias. A criança pode parecer não ouvir quando falam com ela diretamente e frequentemente perde coisas necessárias para tarefas e atividades.

    Com base nesta descrição, podemos relacionar a qual transtorno de aprendizagem:
a.TDAH do tipo hiperativo-impulsivo.
b.Dislexia.
c.Discalculia.
d.Disgrafia.
e.TDAH do tipo desatento.

Pergunta 4

  1. As características (traços) pessoais da personalidade são estruturadas a partir dos seguintes elementos constituintes:
    1. São elementos constituintes os aspectos biológicos: aparência, dotação genética e maturação.
    2. São elementos constituintes os aspectos socioculturais: autoimagem/autoestima.
    3. São elementos constituintes os aspectos culturais: conhecimento de normas, regras, princípios e valores, vínculos afetivos e condutas socialmente aceitáveis.
    4. São elementos constituintes de traços pessoais: emoções, motivações, valores, metas e modos de perceber.

I, II e III, apenas.

I, apenas.

I, II e IV, apenas.

I, II, III e IV.

I e IV, apenas.

  1. Os transtornos de aprendizagem representam desafios específicos que afetam a capacidade de um indivíduo em adquirir e utilizar habilidades acadêmicas. Dentre os principais transtornos estão a dislexia, a disgrafia, a discalculia e o TDAH. Cada um desses transtornos possui características próprias que influenciam o desenvolvimento acadêmico e a aprendizagem.

    Com base nisso, associe corretamente os transtornos de aprendizagem às suas descrições. Considere que nem todos os itens das colunas podem possuir associação ou podem possuir mais de uma correlação. Transtornos Descrições I. Dislexia A. Dificuldade em transformar símbolos visuais em padrões motores, resultando em problemas na execução gráfica de letras e palavras, afetando a clareza e a legibilidade do texto escrito.

    II. Disgrafia B. Comprometimento na capacidade de realizar operações simbólicas numéricas e na compreensão de conceitos matemáticos básicos, dificultando o desenvolvimento de habilidades aritméticas. III. Discalculia C. Transtorno que se manifesta na dificuldade de processamento fonológico e ortográfico, prejudicando a habilidade de decodificar palavras e compreender textos, mesmo com inteligência normal. IV. TDAH D. Desafio em sustentar a atenção e o controle dos impulsos, frequentemente acompanhado por níveis elevados de atividade motora, que afeta negativamente o desempenho acadêmico e comportamental.

  2. Assinale a alternativa que contém a associação correta:


a.I-C; II-B; III-A; IV-D.
b.I-D; II-B; III-C; IV-A.
c.I-C; II-A; III-B; IV-D.
d.I-B; II-D; III-A; IV-C.
e.I-A; II-C; III-D; IV-B.

Pergunta 2

  1. A identificação e a intervenção nas dificuldades de aprendizagem são essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. Compreender a dislexia e os métodos de diagnóstico e intervenção são fundamentais para proporcionar suporte adequado aos estudantes afetados por essa condição.

    Com relação a este contexto e sobre o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

    I. A dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem caracterizada por problemas na leitura e na escrita, decorrentes de uma diferença neurológica no processamento das informações linguísticas, o que pode afetar a fluência e a compreensão do texto.

    PORQUE

    II. Estudos neurocientíficos indicam que a dislexia está associada a uma ativação atípica de áreas do cérebro relacionadas ao processamento fonológico e visual, justificando assim os desafios enfrentados pelos indivíduos disléxicos na leitura e escrita, e explicando a necessidade de métodos de ensino diferenciados.

    A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:



a.As asserções I e II são falsas.
b.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Pergunta 3

  1. Leia o trecho a seguir:

    “Os seres humanos são seres sociais por natureza e consequentemente interagem com a sociedade e com o meio diretamente e continuamente. Por exemplo, na infância, [preencher 1] e [preencher 2] desempenham papéis importantes no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. [Preencher 1] não é apenas uma atividade recreativa, mas um meio por meio do qual as crianças exploram o mundo ao seu redor, aprendem regras sociais e desenvolvem habilidades importantes. [Preencher 2] é fundamental para a construção de narrativas pessoais e coletivas, permitindo que as crianças combinem elementos reais e imaginários para entender melhor suas experiências e emoções. Juntas, essas atividades moldam a percepção de realidade das crianças, permitindo-lhes criar e recriar mundos de maneira segura e controlada”.

    Os termos [preencher 1] e [preencher 2] são corretamente substituídos por:



a.1 – o esporte; 2 – a cooperação.
b.1 – o brincar; 2 – a imaginação.
c.1 – o estudo; 2 – a disciplina.
d.1 – o trabalho; 2 – a persistência.
e.1 – a leitura; 2 – a concentração.

Pergunta 4

  1. Leia o trecho a seguir:

    Bakhtin desenvolveu sua concepção de linguagem a partir de uma crítica às grandes correntes teóricas da linguística. Ele agrupou essas correntes em duas principais: o [preencher 1] e o [preencher 2]. O [preencher 1] é representado pela obra de Saussure, enquanto o [preencher 2], pelo pensamento de Humboldt. Bakhtin submeteu essas correntes a uma crítica rigorosa, argumentando que ambas reduzem a linguagem a sistemas abstratos ou isolados, ignorando sua natureza social e ideológica.

    Os termos [preencher 1] e [preencher 2] são corretamente substituídos por:



a.1 – estruturalismo; 2 – funcionalismo.
b.1 – formalismo; 2 – empirismo.
c.1 – positivismo; 2 – relativismo.
d.1 – objetivismo abstrato; 2 – subjetivismo individualista.
e.1 – behaviorismo; 2 – cognitivismo.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *