LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO SEMANA 3

  1. Qual o pressuposto do enunciado afirmativo “Sandra parou de vender Avon”?
Sandra não vende mais Avon.
Sandra vendia Avon antes.
Será que eu deveria parar de vender Avon também?
Sandra não parou de vender Avon.
Eu não sei se Sandra parou de vender Avon.

Pergunta 1

  1. Assim como na reportagem analisada ao final da videoaula sobre a Teoria da Argumentação na Língua, na matéria jornalística abaixo, o título condensa uma conclusão que é sustentada pela argumentação construída no texto.   No entanto, ao contrário da reportagem em que cada parágrafo desenvolve uma argumentação cuja conclusão sustenta a conclusão do título, nesta matéria, a conclusão do título é sustentada por uma única conclusão geral para a qual o texto vai construindo argumentações a partir de citações de especialistas.   Em outras palavras, ao contrário da reportagem, no texto da matéria, temos um parágrafo que funciona como conclusão geral e outros que se estruturam em argumentos e conclusões. Tais argumentos e conclusões podem então sustentar essa conclusão geral. Leia a matéria e, em seguida, marque a alternativa que reproduz o parágrafo que funciona como conclusão geral.  
Cartão pode ajudar na organização DE SÃO PAULO Os especialistas afirmam que o uso adequado do cartão de crédito oferece vantagens. Segundo o educador financeiro Mauro Calil, o plástico pode ser uma boa ferramenta de controle de gastos, já que todas as operações ficam registradas e podem ser facilmente transferidas para uma planilha financeira. Outra vantagem é a segurança, pois permite circular com quantias menores de dinheiro no bolso. Além disso, lembra Márcio Rodrigues, professor da Investeducar, o usuário deve estar atento aos benefícios oferecidos, como descontos na compra de ingressos de cinemas, milhas aéreas e bônus para compra de eletrodomésticos e até mesmo carros. “Também por isso é melhor concentrar gastos em um só cartão. Quanto mais você usa, melhores são os prêmios oferecidos”, afirma Rodrigues. Calil aconselha os consumidores a sempre negociar a anuidade cobrada pelo cartão. “Todo ano faço isso e sempre consigo uma redução”, afirma. (MS)   Retirado e adaptado de https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me2709201011.htm Acesso em: 06 de Setembro de 2019.
“Outra vantagem é a segurança, pois permite circular com quantias menores de dinheiro no bolso”
“Segundo o educador financeiro Mauro Calil, o plástico pode ser uma boa ferramenta de controle de gastos, já que todas as operações ficam registradas e podem ser facilmente transferidas para uma planilha financeira”
“Além disso, lembra Márcio Rodrigues, professor da Investeducar, o usuário deve estar atento aos benefícios oferecidos, como descontos na compra de ingressos de cinemas, milhas aéreas e bônus para compra de eletrodomésticos e até mesmo carros”
“Calil aconselha os consumidores a sempre negociar a anuidade cobrada pelo cartão”
Os especialistas afirmam que o uso adequado do cartão de crédito oferece vantagens”
  1. Questão referente ao texto-base A força das palavras: dizer e argumentar, p. 65-84, de Ana Lúcia Tinoco Cabral.   
João parou de fazer caminhadas.
João deixou de trabalhar.
João sabe que a Terra é redonda.
João lamenta que Maria o tenha deixado.
João voltou a vender perfumes.

0 pontos  

Pergunta 2

  1. Questão referente ao texto-base Escrever e argumentar, p. 61-76, de Ingedore Koch e Vanda Maria Elias. Conjunções e advérbios da língua portuguesa podem funcionar de diferentes modos como operadores argumentativos. Por conta disso, desempenham um papel importante para a articulação de argumentos e conclusões que constroem a orientação argumentativa do texto. Leia o trecho abaixo retirado do Jornal Folha de São Paulo e marque a opção que descreve corretamente o funcionamento do operador destacado no trecho.
“Juridiquês” invade condomínios É normal que o especialista, acostumado aos formais embates nos tribunais, acabe por utilizar, em seu cotidiano de trabalho, uma linguagem rebuscada, recheada de termos técnicos, jargões jurídicos e palavras em latim. Porém, nas assembleias de condomínio, o advogado pode e deve usar uma linguagem mais simples e coloquial, de forma que seus esclarecimentos sejam mais bem compreendidos por todos. Afinal, assembleias já são cansativas e impopulares. RACHKORSKY, Marcio. ““Juridiquês” invade condomínios”. Folha de São Paulo. Imóveis, 3 mar. 2013. Retirado de: KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. Conhecimento linguístico e argumentação: os operadores argumentativos. In: KOCH, I.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. p. 78.
Soma argumentos a favor de uma mesma conclusão.
Introduz conteúdo pressuposto no enunciado.
Deixa subentendida a existência de uma escala com outros argumentos mais fortes.
Contrapõe argumentos que orientam para conclusões contrárias.
Indica o argumento mais forte de uma escala a favor de uma determinada conclusão.

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *