LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO SEMANA 4

  1. Marque a opção em que o elemento destacado funciona como uma anáfora encapsuladora.
“Quatro séculos atrás, o astrônomo dinamarquês Tycho Brahe desafiou colegas ao relatar o surgimento daquilo que achava ser uma nova estrela no céu, em 1572, que sumiu após brilhar por um ano. Só agora, porém, cientistas descobriram o que exatamente ele avistara. Na época, o fenômeno ajudou Brahe a argumentar que os objetos celestes além dos planetas não eram imutáveis” (Folha de São Paulo, 4 dez. 2008. Ciência apud Koch; Elias, 2010, p.152).
“Um atlas da ONU divulgado em Poznan (Polônia) aponta florestas que, se protegidas, beneficiam tanto o clima global quanto a preservação de espécies raras. Ele mostra a sobreposição de áreas altamente biodiversas e de grande estoque de carbono. Entre elas estão regiões da Amazônia, de Madagascar, do Congo e das Filipinas” (Folha de São Paulo, 6 dez. 2006. Ciência apud Koch; Elias, 2010, p.138)
“Melissa McCarthy se mudou para a Austrália com o marido, Ben Falcone as duas filhas, para filmar a minissérie “Nine Perfect Strangers” e o filme “Thor: Love and Thunder”, da Marvel. Apesar de estar morando em um local paradisíaco, a atriz teve uma experiência um tanto quanto desagradável nos últimos dias. […].”  (Retirado e adaptado de https://www.uol.com.br/splash/noticias/2021/03/17/melissa-mccarty-mostra-recuperacao-apos-tomar-picada-de-aranha-gigante.htm)
“Ao vivo tem dessas coisas! Uma repórter russa passou por uma situação curiosa ontem durante um telejornal, e o vídeo acabou viralizando no Twitter. Nadezhda Serezhkina estava informando o público sobre a queda de temperaturas em Moscou quando um cachorro passou correndo na frente da câmera e roubou o microfone dela. O vídeo do telejornal ainda mostra a repórter correndo atrás do “meliante”” (Retirado de: https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2021/04/03/cachorro-rouba-microfone-de-reporter-ao-vivo-em-jornal-e-video-viraliza.htm)
Quatro séculos atrás, o astrônomo dinamarquês Tycho Brahe desafiou colegas ao relatar o surgimento daquilo que achava ser uma nova estrela no céu, em 1572, que sumiu após brilhar por um ano. Só agora, porém, cientistas descobriram o que exatamente ele avistara. Na época, o fenômeno ajudou Brahe a argumentar que os objetos celestes além dos planetas não eram imutáveis” (Folha de São Paulo, 4 dez. 2008. Ciência apud Koch; Elias, 2010, p.152)
  1. Diga qual tipo de intertextualidade podemos identificar no trecho em negrito destacado no trecho abaixo, retirado do artigo acadêmico A referenciação como estratégia retórico-discursiva em tirinhas da Mafalda de Macedo (2020).
Amossy (2006) dá relevo à função positiva da retórica na vida da sociedade: como uma alternativa ao uso da força bruta e à violência física, ela pode ser um meio democrático de tomar decisões coletivas, ou mesmo individuais, e de expressar pontos de vista diferentes ou conflituosos. Assim, a autora  usa  o  termo  “argumentação”  como  referente  ao  termo “argumentação retórica”, em oposição a uma “retórica das figuras”, e adota, consequentemente, a perspectiva retórica de razão que se assenta no plausível, no  razoável  e   no verossímil para estabelecer acordos ou para debater (ainda  que  sem  a  possibilidade,  algumas  vezes,  de  chegar  a  um acordo) sobre questões pertinentes à vida social. Aliás, mais do que considerar a  argumentação  retórica  como  um  meio  para  levar  um  auditório  a  aderir  a uma tese e, assim, se chegar a um consenso, a autora advoga em favor de uma abordagem   retórica   reconfigurada   pela   linguística   do   discurso   de   viés enunciativo  e pragmático,  que  englobe  “todas as  modalidades  segundo  as quais a fala tenta agir no espaço social” (AMOSSY, 2006, p. 03, grifo da autora, tradução livre). MACEDO, Patrícia Sousa Almeida. A referenciação como estratégia retórico-discursiva em tirinhas da Mafalda. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. Ilhéus, v. 20, n. 03, 2020, p.233-252. Acesso em: 03 abr. 2020 Disponível em: https://bit.ly/3cOSvsc 
Intertextualidade implícita – citação indireta
Intertextualidade explícita – citação direta
Intertextualidade implícita 
Intertextualidade implícita – citação direta
Intertextualidade explícita – citação indireta

Pergunta 1

  1. Questão referente ao Texto-base – Progressão textual e argumentação (Leia as páginas 87-104) | Ingedore Koch e Vanda Maria Elias Marque a alternativa em que o elemento linguístico destacado é retomado ao longo do trecho apenas por expressões nominais.
Trecho 1: Jair Bolsonaro nunca confiou em Hamilton Mourão. Quando, candidato à Presidência, o ex-capitão do exército foi vítima de atentado à faca, deu ordens do leito do hospital para que o filho Eduardo Bolsonaro assumisse a campanha de modo a impedir o protagonismo do general. Já no governo, por razões que só ele conhecia, passou a acreditar que o vice queria derrubá-lo e chegou a desconfiar que o general grampeava suas conversas no Palácio da Alvorada. […] Retirado e adaptado de: noticias.uol.com.br
Trecho 2: Quatro séculos atrás, o astrônomo dinamarquês Tycho Brahe desafiou colegas ao relatar o surgimento daquilo que achava ser uma nova estrela no céu, em 1572, que sumiu após brilhar por um ano. Só agora, porém, cientistas descobriram o que exatamente ele avistara. Na época, ofenômeno ajudou Brahe a argumentar que os objetos celestes além dos planetas não eram imutáveis. – Retirado de: Folha de São Paulo, 4 dez. 2008. Ciência apud Koch; Elias, 2010, p.152
Trecho 3: O MPF (Ministério Público Federal) processou o vice-governador do Amazonas, Carlos Alberto Souza de Almeida Filho (PTB), e o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campelo, por improbidade administrativa. Além deles, dois ex-membros da Secretaria de Estado de Saúde, Tobias de Souza Lima e Simone Araújo de Oliveira Papaiz, também estão enquadrados na ação que apura irregularidades no contrato de gestão da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Campos Salles e no Hospital Delphina Aziz, ambos em Manaus, capital do Amazonas. – Retirado de: noticias.uol.com.br
Trecho 4: Eick Júnior Monzilar Parikokoriu, de 23 anos, ainda se recupera do susto após ter o pescoço perfurado por um pássaro enquanto pilotava sua moto em Barra do Bugres, a cerca de 170 km de Cuiabá. Apesar de não conseguir falar muito por conta do ferimento, ele continua sua recuperação em casa, depois de precisar apenas de um curativo na região atingida pelo animal, que acabou morrendo. Ao lembrar o incidente, Eick detalha que de início pensou que fosse morrer. – Retirado de:  noticias.uol.com.br

0 pontos  

Pergunta 2

  1. Questão referente ao texto-base Os sentidos do texto, p. 125-158, de Mônica Magalhães Cavalcante.  
  1. Nos primeiros dias do ano de 2016, os memes da página @diferentonabr se popularizaram nas redes sociais Twitter e Facebook. Eles satirizavam a pergunta muito comum nas redes que começam com “Só eu que…?”. Se você não se lembra do meme, abaixo vai um exemplo para recordar.



  2.      Após viralizar, não demorou muito para que empresas e instituições se apropriassem do texto para divulgar seus serviços e produtos. É o que podemos ver abaixo com as postagens do @JeepdoBrasil e @RedeGiraffas:




     
      Qual tipo de intertextualidade as postagens do @JeepdoBrasil e @RedeGiraffas estabelecem com as postagens da @diferentonabr?
Intertextualidade explícita – citação direta
Intertextualidade explícita – citação indireta
Intertextualidade implícita – paródia
Intertextualidade implícita – alusão
Intertextualidade implícita – citação indireta

Was this helpful?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *