Para VIgotskI, o desenvolvimento do ser humano não pode estar dissociado de sua história e de sua cultura. Razão pela qual a teoria defendida por ele é denominada sociointeracionismo ou socioconstrutivismo. Portanto, o meio exerce influências sobre o ser humano e este também exerce sobre o meio. A partir dessa explanação, Vigotski apresenta três aspectos que fundamentam essa teoria sociointeracionista: instrumental, cultural e histórica. Considerando o apresentado, avalie as afirmações a seguir e as relacione adequadamente aos termos a que se referem. 1. Aspecto instrumental. 2. Aspecto cultural. 3. – Aspecto histórico. I. Trata-se da sociogênese, ou seja, aspecto que relacionado, principalmente com a cultura, dá destaque ao papel do trabalho, vinculando a relação entre história e cultura na constituição de vida do ser humano. II. Trata-se da ontogênese, ou seja, expressa que o ser humano ao nascer já se encontra inserido em uma determinada cultura, que também exerce forte papel na definição de tarefas. III. Trata-se da filogênese, ou seja, ao interagir com o ambiente ou com determinado objeto, o alteramos, seja criando outras funções seja instrumentalizando-o de acordo com o que necessitamos. Assinale a alternativa que relaciona adequadamente os dois grupos de informações.
a.
1-III; 2-II; 3-I.
b.
1-I; 2-II; 3-III.
c.
1-I; 2-III; 3-II.
d.
1-II; 2-I; 3-III.
e.
1-III; 2-I; 3-II.
2,5 pontos
Pergunta 2
A comunicação é uma necessidade dos seres humanos. Ela pode ocorrer de diferentes formas, seja por meio de gestos, sinais, símbolos e/ou da fala, por exemplo. No entanto, para se desenvolver a fala, é necessário superar determinadas fases do desenvolvimento. Sobre essas fases do desenvolvimento da linguagem, analise as informações a seguir e as relacione adequadamente aos termos a que se referem. 1. Fase pré-verbal. 2. Fase pré-intelectual. 3. Fase do pensamento verbal e da linguagem intelectual. I. Nessa fase, tem início o processo de internalização, em que o choro e o sorriso servem não somente como forma de expressão emocional, mas também como forma de comunicação. II. Nessa fase, a linguagem começa a se generalizar e permite que o pensamento seja expresso por meio de uma linguagem verbal. III. Nessa fase, pensamento e linguagem encontram-se divididos. O uso da linguagem ocorre de forma prática, sendo que o pensamento precede à aquisição da linguagem. Assinale a alternativa que relaciona adequadamente os dois grupos de informações.
Assinale a alternativa que relaciona adequadamente os dois grupos de informações.
a.
1-III; 2-I; 3-II.
b.
1-I; 2-II; 3-III.
c.
1-II; 2-I; 3-III.
d.
1-I; 2-III; 3-II.
e.
1-III; 2-II; 3-I.
2,5 pontos
Pergunta 3
Leia o trecho a seguir:
Segundo Wallon, o comportamento emocional possui características que o tornam fundamental para o desenvolvimento das interações sociais. Ele destaca que as emoções têm um caráter contagioso e epidêmico, influenciando tanto crianças quanto adultos nas interações diárias. Este fenômeno se dá porque as emoções tendem a se propagar, afetando o estado emocional daqueles ao redor. Além disso, Wallon observa que a emoção pode reduzir a eficácia do funcionamento cognitivo, uma vez que, ao dominar o indivíduo, ela tende a diminuir a capacidade de lidar com situações de forma racional. Por outro lado, ele sugere que compreender e [preencher 1] as emoções é essencial para lidar com essa propagação, evitando que a ansiedade e a irritação se tornem predominantes. Wallon também argumenta que as emoções, por serem parte [preencher 2] do comportamento humano, não podem ser simplesmente ignoradas ou suprimidas, mas devem ser compreendidas em seu contexto social e afetivo.
Os termos [preencher 1] e [preencher 2] são corretamente substituídos por:
a.
1 – suprimir; 2 – temporária.
b.
1 – ocultar; 2 – transitória.
c.
1 – expressar; 2 – acidental.
d.
1 – regular; 2 – integral.
e.
1 – eliminar; 2 – superficial.
2,5 pontos
Pergunta 4
Vigotski considera o processo de maturação do organismo individual na compreensão do percurso do desenvolvimento. Para ele, no entanto, é “o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento que, não fosse o contato do indivíduo com certo ambiente cultural, não ocorreriam”. OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: um processo sócio-histórico. São Paulo, SP: Scipione, 2010, p. 56. A partir da citação apresentada, identifique se são (V) Verdadeiras ou (F) Falsas as afirmativas a seguir sobre a zona de desenvolvimento proximal proposta por Vigotski. I. ( ) A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), além de ser um caminho do desenvolvimento, é objeto de investigação por parte de psicólogos e pedagogos, pois traz importantes elementos sobre o desenvolvimento. II. ( ) A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) pode ser considerada um nível intermediário do processo de conhecimento, na medida em que o desenvolvimento potencial trata-se de um enigma difícil de ser determinado. III. ( ) A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) pode ser considerada uma distância a ser percorrida entre a Zona de Desenvolvimento Real (ZDR) e a Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP). IV. ( ) A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) foi elaborada por Vigotski a partir do papel fundamental que a própria criança exerce sobre si mesma. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.apresenta a sequência correta.
a.
V, V, V, F.
Pergunta 1
O ser humano tem uma capacidade exclusiva que é a de pensar em objetos ausentes, planejar ações e imaginar eventos nunca vividos. Ao longo do desenvolvimento, o indivíduo passa a fazer relações mentais na ausência dos objetos físicos. Trata-se da capacidade de representação mental dos objetos externos do mundo. Essa capacidade não é inata. É preciso aprender para tornar possível a representação mental. Para Vygotsky, no desenvolvimento, a aprendizagem ocorre por meio do(a):
Processo de internalização.
Processo de equilíbrio e desequilíbrio.
Predominância afetiva e cognitiva.
Zona de desenvolvimento proximal.
I, II, III e IV.
I, apenas.
2,5 pontos
Pergunta 2
Lev Vygotsky propôs uma visão inovadora sobre o desenvolvimento cognitivo, que contrastava significativamente com as teorias da época. Sua abordagem destaca a plasticidade das funções mentais e a importância do contexto social no desenvolvimento cognitivo.
Considerando a perspectiva de Vygotsky sobre o desenvolvimento das funções mentais, é correto afirmar que:
a.
para Vygotsky, as funções mentais se desenvolvem de maneira uniforme em todos os indivíduos, independentemente das variações culturais e históricas.
b.
segundo Vygotsky, as funções mentais são imutáveis após a infância, sendo o ambiente social pouco relevante no desenvolvimento cognitivo.
c.
Vygotsky acreditava que as funções mentais superiores eram determinadas geneticamente e não podiam ser alteradas pelas experiências culturais.
d.
Vygotsky propôs que as funções mentais se estabilizam em uma fase inicial da vida, sendo a escolarização o único fator capaz de promovê-las.
e.
Vygotsky defendia que as funções mentais são flexíveis e podem ser moldadas ao longo da vida por meio de interações sociais e do uso de ferramentas culturais.
2,5 pontos
Pergunta 3
Um dos psicólogos mais importantes no campo do desenvolvimento é Jean William Fritz Piaget. Ele contribui de forma significativa para o campo do desenvolvimento cognitivo do ser humano. A respeito dessa contribuição, Jean Piaget estabeleceu quatro estágios de desenvolvimento. Assim, assinale a alternativa correta a respeito desse tema.
a.
O primeiro estágio de desenvolvimento é o pré-operatório, em que há consciência acerca do ambiente externo (objetos, eventos e pessoas) e o início de um pensamento lógico.
b.
O terceiro estágio de desenvolvimento é o pré-operatório concreto, que se inicia entre os 8 anos e 11 e 12 anos de idade, em que a criança começa a desenvolver a resolução de problemas concretos.
c.
O segundo estágio de desenvolvimento é o operacional formal, que se inicia a partir dos 11 ou 12 anos de idade com a capacidade do uso da lógica, da reflexão e da abstração já desenvolvidos.
d.
O quarto estágio de desenvolvimento é o operacional concreto, em que a criança começa a elaborar suas próprias considerações e opiniões acerca da realidade.
e.
O primeiro estágio de desenvolvimento é o sensório-motor, que se inicia desde o nascimento até os 2 anos de idade e se caracteriza pelo desenvolvimento da capacidade de explorar o mundo externo por meio do avanço em termos motores e sensoriais.
2,5 pontos
Pergunta 4
Uma criança de um dia para o outro aprende, depois de muitas tentativas, a amarrar o tênis. Tal fato está relacionado a qual campo genético cunhado por Vygotsky?
a.
sociogênese.
b.
gênese.
c.
microgênese.
d.
filogênese.
e.
ontogênese.
Pergunta 1
Para a compreensão da prática pedagógica na perspectiva da teoria psicogenética de Henri Wallon, é correto afirmar sobre o conceito de criança contextualizada que:
Deve-se pensar uma prática que não separe o indivíduo da sociedade e desenvolva os planos: afetivo, cognitivo e motor.
A linguagem e o conhecimento próprios de cada cultura formam o contexto da criança, onde ela busca seus recursos.
A linguagem é o principal no desenvolvimento do pensamento da criança, em segundo plano fica a relação com sua a cultura.
A escola deve preocupar-se com a transmissão do conteúdo para a criança para que a aprendizagem ocorra.
I, apenas.
I e II, apenas.
Uma criança realiza determinada ação somente com a ajuda de outra criança mais experiente ou de um adulto. Essa afirmativa nos remete a qual conceito cunhado por Lev Vygotsky?
a.
assimilação.
b.
nível de desenvolvimento real.
c.
acomodação.
d.
equilibração.
e.
zona de desenvolvimento proximal.
2,5 pontos
Pergunta 4
Na teoria psicogenética de Wallon, a afetividade é o ponto central na construção do sujeito e do conhecimento. É correto afirmar que:
A emoção é considerada social por seu poder de contagiar e que dá origem ao psiquismo.
Afetividade é a capacidade de deflagrar emoções de raiva, angústia e de alegria e serenidade.
A emoção deflagra a sensibilidade que tem um nível afetivo e outro cognitivo.
A construção da pessoa é constituída por uma sucessão pendular de momentos predominantemente afetivos ou predominantemente cognitivos.