- A tendência de alinhar a formação docente, os currículos e as avaliações externas propostas nas políticas educacionais de avaliação é mundial, embora variada entre os países decorrentes de suas histórias educacionais e visão de educação e sociedade. No Brasil, observa-se três gerações de avaliações com consequências sobre o currículo. A primeira enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo. A segunda e terceira gerações de avaliação possuem a finalidade de subsidiar, a partir dos resultados dos alunos, políticas de responsabilização com atribuição de consequências para os agentes escolares.
Ambas contemplam a divulgação pública, a devolução dos resultados para as escolas e a responsabilização simbólica da escola e dos agentes escolares com a finalidade de mobilizar as equipes escolares na promoção de melhorias na educação. | ||
Ambas contemplam a divulgação pública e a devolução dos resultados para as escolas com a finalidade de mobilizar as equipes escolares na promoção de melhorias na educação, mas somente as avaliações de terceira geração visam a responsabilização dos agentes escolares com sanções materiais. | ||
Ambas contemplam a divulgação pública e a devolução dos resultados para as escolas com a finalidade de mobilizar as equipes escolares na promoção de melhorias na educação, mas somente as avaliações de primeira geração visam a responsabilização dos agentes escolares. | ||
Ambas contemplam a divulgação pública e a devolução dos resultados para as escolas com a finalidade de mobilizar as equipes escolares na promoção de melhorias na educação, mas somente as avaliações de segunda geração visam a responsabilização dos agentes escolares com sanções materiais. | ||
Ambas contemplam a divulgação pública e a devolução dos resultados para as escolas com a finalidade de mobilizar as equipes escolares na promoção de melhorias na educação, mas somente as avaliações de terceira geração visam a responsabilização dos agentes escolares. |
Pergunta 2
- Nas últimas décadas, a expansão dos testes em larga escala nos estados e municípios e a limitação do uso que se tem feito de seus resultados têm favorecido a competição e a meritocracia educacional que se instaura entre as escolas e as redes na busca de melhores desempenhos, sem que isso signifique melhorias da aprendizagem. Em relação às críticas ao uso indiscriminado das avaliações em larga escala, assinale a alternativa correta:
Maior controle da escola sobre seus resultados escolares, crescimento do ensino focado nos testes, responsabilização do Estado pela qualidade da educação. | ||
Privilegia estudantes com deficiência com provas de nível mais fácil, responsabilização da escola e professores. | ||
Ausência de instrumentos adequados aos estudantes com deficiência, responsabilização da escola e professores, ranqueamento das escolas e competição. | ||
Escopo limitado da avaliação educacional, redução do currículo e responsabilização dos departamentos e das secretarias municipais e estaduais de educação. | ||
A competição na educação, a responsabilização da escola e do governo federal pelo baixo desempenho dos alunos. |
2,5 pontos
Pergunta 3
- O interesse de pesquisadores sobre as consequências da avaliação externa da educação no país se correlacionou com a emergência dessa série de experiências dos governos estaduais com a implementação de políticas de melhoria da qualidade do Ensino Fundamental e de “políticas de responsabilização”, em que se fixou a avaliação externa da educação básica como instrumento de gestão e responsabilização docente em relação aos resultados educacionais. Paralelamente, com a ampliação do escopo de pesquisas e estudos sobre avaliação educacional, constata-se um movimento de expansão que se estende dos estudos tradicionais acerca da avaliação do sistema educacional para as pesquisas referentes à avalição de objetivos, comportamentos e responsabilidades. Em relação aos estudantes com deficiência e as atuais políticas de avaliação educacional, assinale a alternativa correta:
As necessidades dos estudantes com deficiência não precisam ser consideradas nas avaliações educacionais, pois eles não participam das avaliações para não prejudicar a média dos resultados. | ||
Há necessidade de construir avalições capazes de mensurar de maneira apropriada as habilidades dos estudantes com deficiência, bem como indicadores que iluminem as condições de acessibilidade e aprendizagem. | ||
As atuais políticas de avaliação educacional garantem instrumentos adaptados aos alunos com deficiência, bem como consideram as condições de acessibilidade e aprendizagem. | ||
O processo de avaliar a qualidade da educação considera a inclusão dos estudantes com deficiência nesse processo, pois o direito à educação é de todos. | ||
No Brasil, não é recorrente a oferta de recursos de acessibilidade arquitetônica e mobiliária a estudantes com deficiência física restrita, como rampas, salas de fácil acesso, banheiros adaptados e mesas para cadeira de rodas. |
Pergunta 4
- Os anos 1990 foram marcados pela modernização administrativa do Estado e da conjuntura político-econômica globalizada, que influenciaram as reformas educacionais das últimas décadas. A emergência e centralidade das avaliações externas padronizadas acompanharam os processos de descentralização administrativa, financeira e pedagógica da educação escolar, ao mesmo tempo em que se desenvolveram as políticas de responsabilização no campo educacional, com premiações e bonificações monetárias. Como afirmam os estudos, “a responsabilização da escola implica a desresponsabilização do Estado e de suas políticas, o qual passa a avaliar o desempenho da escola num contexto de racionalização de recursos”. (Passone, 2014, p. 430) “[…] a polêmica sobre a avaliação atrelada aos incentivos, revela ser impossível tratá-la de modo apartado da reforma educacional e da tendência gerencialista que vem marcando o ensino público”. (Passone, 2014, p. 441) PASSONE, E. F. K. Incentivos monetários para professores: avaliação, gestão e responsabilização na educação básica. Cadernos de Pesquisa, [S. I.], v. 44, n. 152, p. 48-424, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053142864. Acesso em: 11 jul. 2023. Em relação ao modelo gerencialista adotado na gestão pública de políticas educacionais, assinale a alternativa correta:
A emergência da avaliação na perspectiva gerencialista garante a gestão democrática, materializando-a como um mecanismo instituído em nome do regime federativo de colaboração. | ||
O modelo gerencialista aumenta os espaços coletivos destinados às decisões e à democratização da escola pública, já que a responsabilização garante uma relação colaborativa nos espaços educativos. | ||
A responsabilização da escola implica a responsabilidade do Estado e de suas políticas em garantir condições financeiras à educação, com melhorias estruturais, de formação, de carreira do magistério etc. | ||
Retrata a extensão das ideias da gestão privada ao setor público, subordina os direitos sociais e de cidadania à lógica do mercado, em que prevalecem a competição e a produtividade, normalmente propagadas por meio de discursos sobre eficácia, eficiência e qualidade. | ||
A racionalização da gestão por resultados e metas garantiu a melhoria da organização escolar, das práticas de trabalho docente e da qualidade da educação. |
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