LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO SEMANA 6

Pergunta 1

  1. O discurso sempre carrega significações específicas de ordem social, porque todo sujeito faz parte dessa estrutura. Por isso é necessário levar em consideração quem fala, para quem se fala e de que lugar se fala. Todo discurso carrega uma intencionalidade, mesmo que de maneira muito sutil. Ela é observada, em muitos casos, somente com a realização de uma análise aprofundada pela área do discurso.  Considerando a temática, analise as afirmativas a seguir. I. A relação entre a língua/linguagem e o discurso complementa a noção de que não há discurso sem sujeito, e não há sujeito sem ideologia.  II. A relação entre a língua/linguagem e o discurso concebe o discurso como um produto fechado e descontextualizado sócio, histórico e culturalmente.  III. A palavra nem sempre é dialógica, visto que nem sempre assume algum significado. É correto que se afirma em: 
a.II e III, apenas.
b.I e II, apenas.
c.I, II e III.
d.I e III, apenas.
e.I, apenas.

2,5 pontos  

Pergunta 2

  1. Benveniste (1976) afirma que é no discurso atualizado em frases que a língua se forma e se configura. A língua é muito mais que apenas um conjunto de regras gramaticais. Ela também é um processo textual e discursivo, em que o próprio discurso dialoga com a gramática e o texto.   BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.  Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) Falsa(s). I. (  ) A linguagem, enquanto discurso, é interação, um modo de produção social. É a linguagem discursiva que permite a interação e a comunicação.  II. (  ) A linguagem é neutra, na medida em que está engajada em uma intencionalidade. Diante disso os estudiosos apontam a ideia de universalidade da língua, considerando a posição de neutralidade. III. (  ) A linguagem faz do discurso o horizonte da língua. É assim que o trabalho engajado do discurso, da gramática e do texto acontece. Essas relações acontecem no próprio ato discursivo.  As afirmativas I, II e III são, respectivamente.
a.V – V – F.
b.V – F – F.
c.V – V – V.
d.F – F – V.
e.V – F – V.

2,5 pontos  

Pergunta 3

  1. A que a noção de efeito de sentido pode ser corretamente associada?
a.Ao fato de os sentidos serem dicionarizados.
b.À capacidade de um sujeito acessar o verdadeiro sentido de uma palavra ou expressão.
c.À existência de apenas uma formação discursiva capaz de atribuir sentidos aos enunciados.
d.Aos diferentes sentidos que um mesmo enunciado pode assumir.
e.Ao ambiente empírico em que o processo discursivo é desenvolvido.

2,5 pontos  

Pergunta 4

  1. As condições de produção consideram, especialmente, os sujeitos e a situação em que os fatos são dispostos no texto. Identifique, no texto a seguir, as condições de produção, considerando os contextos estrito e amplo.  Sentada na cama do quarto, a menina de cabelos lisos e escuros, pergunta à mãe: _ Por que não posso brincar lá fora?  A mãe, então, senta ao lado e explica: _ Minha filha, tudo vai passar. Assim que esse vírus estiver controlado, com certeza, você brincará muito lá fora com os seus amigos.”  Assinale a alternativa que apresenta corretamente os contextos estrito e amplo da tirinha.
a.Contexto estrito: mãe, filha, quarto, cama e rua; contexto amplo: pandemia de covid-19.
b.Contexto estrito: cama, escuridão, solidão e quarto; contexto amplo: doenças virais.
c.Contexto estrito: férias; contexto amplo: mãe, filha, tristeza psicológica e solidão.
d.Contexto estrito: pandemia de covid-19; contexto amplo: mãe, filha, quarto, cama e rua.
e.Contexto estrito: mãe, filha, tristeza psicológica e solidão; contexto amplo: férias.

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