Pergunta 1
- O discurso sempre carrega significações específicas de ordem social, porque todo sujeito faz parte dessa estrutura. Por isso é necessário levar em consideração quem fala, para quem se fala e de que lugar se fala. Todo discurso carrega uma intencionalidade, mesmo que de maneira muito sutil. Ela é observada, em muitos casos, somente com a realização de uma análise aprofundada pela área do discurso. Considerando a temática, analise as afirmativas a seguir. I. A relação entre a língua/linguagem e o discurso complementa a noção de que não há discurso sem sujeito, e não há sujeito sem ideologia. II. A relação entre a língua/linguagem e o discurso concebe o discurso como um produto fechado e descontextualizado sócio, histórico e culturalmente. III. A palavra nem sempre é dialógica, visto que nem sempre assume algum significado. É correto que se afirma em:
a. | II e III, apenas. | |
b. | I e II, apenas. | |
c. | I, II e III. | |
d. | I e III, apenas. | |
e. | I, apenas. |
2,5 pontos
Pergunta 2
- Benveniste (1976) afirma que é no discurso atualizado em frases que a língua se forma e se configura. A língua é muito mais que apenas um conjunto de regras gramaticais. Ela também é um processo textual e discursivo, em que o próprio discurso dialoga com a gramática e o texto. BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976. Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) Falsa(s). I. ( ) A linguagem, enquanto discurso, é interação, um modo de produção social. É a linguagem discursiva que permite a interação e a comunicação. II. ( ) A linguagem é neutra, na medida em que está engajada em uma intencionalidade. Diante disso os estudiosos apontam a ideia de universalidade da língua, considerando a posição de neutralidade. III. ( ) A linguagem faz do discurso o horizonte da língua. É assim que o trabalho engajado do discurso, da gramática e do texto acontece. Essas relações acontecem no próprio ato discursivo. As afirmativas I, II e III são, respectivamente.
a. | V – V – F. | |
b. | V – F – F. | |
c. | V – V – V. | |
d. | F – F – V. | |
e. | V – F – V. |
2,5 pontos
Pergunta 3
- A que a noção de efeito de sentido pode ser corretamente associada?
a. | Ao fato de os sentidos serem dicionarizados. | |
b. | À capacidade de um sujeito acessar o verdadeiro sentido de uma palavra ou expressão. | |
c. | À existência de apenas uma formação discursiva capaz de atribuir sentidos aos enunciados. | |
d. | Aos diferentes sentidos que um mesmo enunciado pode assumir. | |
e. | Ao ambiente empírico em que o processo discursivo é desenvolvido. |
2,5 pontos
Pergunta 4
- As condições de produção consideram, especialmente, os sujeitos e a situação em que os fatos são dispostos no texto. Identifique, no texto a seguir, as condições de produção, considerando os contextos estrito e amplo. “Sentada na cama do quarto, a menina de cabelos lisos e escuros, pergunta à mãe: _ Por que não posso brincar lá fora? A mãe, então, senta ao lado e explica: _ Minha filha, tudo vai passar. Assim que esse vírus estiver controlado, com certeza, você brincará muito lá fora com os seus amigos.” Assinale a alternativa que apresenta corretamente os contextos estrito e amplo da tirinha.
a. | Contexto estrito: mãe, filha, quarto, cama e rua; contexto amplo: pandemia de covid-19. | |
b. | Contexto estrito: cama, escuridão, solidão e quarto; contexto amplo: doenças virais. | |
c. | Contexto estrito: férias; contexto amplo: mãe, filha, tristeza psicológica e solidão. | |
d. | Contexto estrito: pandemia de covid-19; contexto amplo: mãe, filha, quarto, cama e rua. | |
e. | Contexto estrito: mãe, filha, tristeza psicológica e solidão; contexto amplo: férias. |
Was this helpful?
0 / 0